POLÍTICA NACIONAL

Encontro Nacional de Procuradorias da Mulher no Legislativo continua nesta terça

Publicados

em


Ilustração Thiago Fagundes/Agência Câmara
Ilustração mulheres candidatas; candidaturas femininas; eleições mulheres; voto feminino; votos mulheres
Entre outras ações, procuradorias buscam ampliar participação feminina na política

Continua nesta terça-feira (31) o 1º Encontro Nacional de Procuradorias da Mulher, promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, por meio da Procuradoria da Mulher.

O evento será realizado a partir das 10 horas, no plenário 4, e contará com a participação de representantes de procuradorias da Mulher estaduais e municipais. Atualmente, 16 unidades federativas já instalaram ou estão prestes a criar esses colegiados em suas assembleias ou câmaras legislativas. Em âmbito municipal, 170 câmaras de vereadores instalaram procuradorias ou têm projetos em tramitação.

A coordenadora da bancada feminina na Câmara Federal, deputada Celina Leão (PP-DF), afirma que “é essencial ampliar e dar maior visibilidade às estratégias de empoderamento feminino e de defesa dos direitos das mulheres, unindo esforços para que esse trabalho alcance cada vez mais pessoas em todo o País”.

Por isso, a Procuradoria da Mulher da Câmara estimula a implantação desses colegiados nos estados e municípios. “Os resultados das inúmeras ações que temos desenvolvido mostram que o caminho é este: incentivar que sejam implantadas essas iniciativas em todo o Brasil para, assim, ampliar e acompanhar mais de perto medidas voltadas ao enfrentamento da violência contra as mulheres e direcionadas à ampliação da participação feminina na política”, afirma a procuradora da Mulher da Câmara, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL).

As procuradorias da Mulher são, primordialmente, órgãos de fiscalização e monitoramento de políticas públicas voltadas a combater a violência e a discriminação contra mulheres, além de atuarem na qualificação dos debates de gênero nos parlamentos, recebendo e encaminhando denúncias de agressão e discriminação aos órgãos competentes e incentivando a participação da mulher na política.

Programação
Na programação desta terça estão previstos:
– 10 horas: apresentação do Observatório Nacional da Mulher na Política, com o professor Gerson Scheid:
14 horas – reunião com o secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, José Vicente Santini;
16 horas – lançamento da nova edição da Cartilha da Procuradoria da Mulher “Como criar uma Procuradoria da Mulher nos Estados e Municípios” e lançamento da Rede Nacional de Procuradorias da Mulher.

As atividades poderão ser acompanhadas pelo canal da Secretaria da Mulher no YouTube e pelo portal e-Democracia (link das atividades da manhã; e link das atividades da tarde).

Da Redação – MB
Com informações da Secretaria da Mulher da Câmara

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Saruê deixa cartucho de fuzil em gabinete de senador em Brasília

Publicados

em


source
Gambá levou cartucho na boca até o Congresso Nacional
Luiz Wolff/ Divulgação

Gambá levou cartucho na boca até o Congresso Nacional


Após um cartucho de fuzil ser encontrado próximo ao gabinete do senador Álvaro Dias (Podemos-PR), se descobriu que o objeto foi deixado no local por um saruê, que o carregou na boca até o Congresso. O fato aconteceu na tarde desta quarta-feira (27), no Senado Federal .

Segundo o portal G1 DF, a Polícia Legislativa confirmou que o animal era o culpado após analisar as imagens das câmeras de segurança. A polícia explicou que se tratava de um cartucho não disparado.


Para os agentes, o saruê pode ter encontrado a bala no esgoto. O animal é uma espécie de gambá que costuma se reproduzir durante a primavera, por isso é mais comum vê-lo na cidade nesse período do ano .

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana