AGRO & NEGÓCIO
Embrapa Solos comemora 45 anos com live no YouTube
Publicados
8 meses atrásem
Por
Da Redação
Você sabe qual a importância do solo para a sua vida? Com essa indagação, a live no YouTube que comemorou os 45 anos da Embrapa Solos (RJ), na quinta-feira (28/5), reuniu especialistas para abordar de forma leve e didática a influência que esse recurso natural exerce sobre a vida. Em pauta, aspectos ligados à agropecuária, responsável pela produção de alimentos, fibras e energia, e temas como mudanças climáticas, produção de água, escassez hídrica nas cidades, zoneamento urbano e saúde humana.
O papo na quarentena, que teve duração de 90 minutos e gerou boa interação com os espectadores, foi mediado pelo consultor criativo Fabrício de Martino e reuniu a chefe-geral da Embrapa Solos, Petula Nascimento, o pesquisador da Unidade José Carlos Polidoro e o comunicador José Luiz Tejon, uma das maiores autoridades brasileiras em marketing do agronegócio. O ilustrador Dudu Rosa e a artista plástica Milena Pagliacci participaram com a realização de ilustrações e de um mapa mental sobre o bate-papo, respctivamente – baixe os desenhos ao final da matéria.
Assista vídeo completo
Polidoro introduziu dessa maneira o assunto: “O solo é um recurso natural renovável, porém não indestrutível. Ele precisa ser muito bem cuidado. Metade de sua composição é de minerais provenientes de rochas, outros cerca de 45% de água e ar e até 5% de matéria orgânica, onde está a atividade microbiana tão importante para nós. E a nossa relação com o solo vai além muito da produção de alimentos. O chão em que pisamos é o solo, sem o conhecimento dele as cidades e suas edificações não poderiam ser construídas. E pode-se dizer que a nossa saúde foi salva pelo solo! Alexander Fleming, um dos primeiros microbiologistas do mundo, descobriu que um fungo do solo, o Penicillium [notatum], produzia uma substância que combatia bactérias, chamada por ele de penicilina, de grande importância no combate a infecções”, disse, acrescentando que o solo é também o grande filtro e reservatório da água que consumimos.
Tejon ressaltou a importância da preservação dos solos, não apenas para a produtividade do agronegócio, como também para garantir o abastecimento de água para a população. “Nós sabemos, pelos estudos que vocês realizam, da importância que é para o produtor ser um gestor do seu micro-bioma. E para isso ele precisa gerenciar essas duas coisas sagradas. Se não houver solo, não haverá água.”
“Muitos produtores ainda não dão a devida importância para a análise de solo. É preciso conhecer bem o seu solo, para que tudo isso aconteça”, acrescentou Petula. “Essa contribuição da ciência precisa ser cada vez mais divulgada e utilizada, pois somente assim é possível fazer uma boa gestão da propriedade.”
Saúde humana
Os impactos do solo na saúde humana também foram discutidos durante a live. Polidoro destacou que a crise provocada pela pandemia da Covid-19 pode ser uma oportunidade para que a população reveja seus hábitos alimentares, dando mais importância aos alimentos minimamente processados ou mais próximos da sua condição natural. “Se estamos relacionando o solo e a água com a qualidade do alimento, é preciso entender que nossa saúde está ligada ao consumo de um alimento mais próximo do natural. Isso vai se refletir, como aconteceu em outros países, na pressão sobre o setor médico, por que teremos menos pessoas doentes.”
Para Tejon, após a pandemia da Covid-19 haverá uma ênfase maior da produção agropecuária como sinônimo de saúde. “Creio que o agrônomo será visto como um agente da saúde humana, por que haverá uma grande conscientização de que a saúde que usufruímos na cidade é oriunda e originada no campo. E teremos muito mais consciência de que a saúde do solo obviamente impacta na qualidade do vegetal, e a partir daí impacta na qualidade dos alimentos dos animais, do leite, dos ovos. Teremos uma compreensão maior de saúde humana vinculada à originação de tudo o que a gente come e veste”, opinou.
Centros urbanos
O zoneamento é um instrumento utilizado para o planejar o ordenamento urbano de uso e ocupação do solo, que leva em consideração as potencialidades e vulnerabilidades ambientais de determinada região, especialmente do comportamento e das características do clima, do solo, da vegetação e da geomorfologia.
Para José Carlos Polidoro, trata-se da melhor ferramenta existente para ordenamento de ocupação de territórios. “Nos centros urbanos ele é muito importante. Vemos muitas tragédias em grandes e pequenas cidades, como enchentes e deslizamentos, que acabam custando muitas vidas. Isso acontece por que não se segue o zoneamento para realizar o ordenamento urbano”, disse Polidoro.
Ele citou como exemplo positivo a cidade de Goiânia (GO), que possui uma lei baseada em seu zoneamento urbano. “São coisas simples que já fazem a diferença, como o limite de impermeabilização de áreas dos terrenos de casas e condomínios, para garantir uma área de recarga, como gramados.”
PronaSolos
Um dos destaque da live foi o Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos no Brasil (PronaSolos), que vai gerar, pelos próximos 30 anos, um enorme conjunto de dados e informações de solos, com diferentes graus de detalhamento, para elevar o conhecimento sobre a terra do Brasil. Com ele, pretende-se subsidiar políticas públicas e gestão territorial, promover a agricultura de precisão e apoiar decisões de concessão de crédito agrícola, por exemplo.
“O PronaSolos é uma decisão que o Brasil tomou para cuidar do seu solo e da sua água. E vamos começar por conhecer melhor os nossos solos. Nós conhecemos adequadamente só 5% do território nacional. Isso significa que podemos melhorar muito a nossa eficiência na produção agropecuária. E ele irá impactar positivamente para além da agropecuária, como na construção de estradas e rodovias, projetos de telecomunicações, produção de água, produção de fármacos a partir da biodiversidade dos solos”, explicou Polidoro.
“O PronaSolos é um dos grandes desafios para o Brasil nos próximos anos e deve ter um impacto muito significativo na infraestrutura e na economia do País”, concluiu Petula.
Conservação
Os especialistas também debateram sobre boas práticas conservacionistas de solo e água, como o sistema de plantio direto e os sistemas integrados, e sobre o Plano ABC, que tem por finalidade promover a adoção de tecnologias sustentáveis que reduzam a emissão de gases de efeito estufa. Ações que fazem da agropecuária brasileira uma das mais sustentáveis do Planeta e que são muito eficazes, quando adotadas adequadamente, para a conservação do solo e da água.
É claro que o maior problema mundial em relação ao solo também foi tema do debate. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), a erosão é uma ameaça global à produção de alimentos, à disponibilidade futura de terras para a agricultura e à qualidade da água.
De acordo com Polidoro, estudos recentes apontam que o Brasil perde 1,2 bilhão de toneladas de solo por ano por causa dos efeitos da erosão, com prejuízos na ordem de U$ 16 bilhões considerando toda a cadeia produtiva. “Por causa principalmente do plantio direto, nós estamos melhores que a maioria dos países em relação aos problemas com a erosão. Mas os números ainda estão muito altos”, ponderou.
Clique nas ilustrações para baixar
Mapa mental de Milena Pagliacci
Ilustrações de Dudu Rosa

AGRO & NEGÓCIO
Auditório da Embrapa Amapá ganha novo nome em homenagem a Silas Mochiutti
Publicados
2 horas atrásem
23 de janeiro de 2021, 14:17Por
Da Redação
A partir deste sábado, 23/1, o auditório instalado no prédio de Transferência de Tecnologias da Embrapa Amapá, em Macapá (AP), passa a denominar-se Auditório Silas Mochiutti, em homenagem ao pesquisador falecido em 9 de março de 2020. Mochiutti dedicou-se a esta Unidade da Embrapa durante quase 33 anos e foi chefe-geral de 2008 a 2013, deixando um legado de comprometimento e inspiração na área da pesquisa agropecuária.
O ato da Chefia Geral acata sugestão encaminhada pelo Pesquisador Emanuel da Silva Cavalcante. Em cumprimento aos protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus, o ato de fixação do letreiro foi restrito. Participaram o chefe-geral Nagib Melém; o técnico Izaque Pinheiro que assumirá a chefia adjunta de Administração no próximo dia 1º de fevereiro, e no ato representou o próximo chefe geral, Antonio Claudio Almeida de Carvalho; a viúva do homenageado, Marilene Mochiutti; o pesquisador Emanuel Cavalcante; a bolsista Danielle Rodrigues; a supervisora do Núcleo de Comunicação, Aline Furtado; e a assessora de comunicação, Dulcivânia Freitas.
Biografia
Silas Mochiutti recebe essa homenagem póstuma como forma de eternizar seu nome, importância e protagonismo na própria história de crescimento da Embrapa Amapá, justamente no prédio símbolo da expansão desta Unidade durante sua gestão de chefe-geral.
Ele ingressou na Embrapa em 1º de abril de 1987, no primeiro concurso público deste centro de pesquisa. Era o jovem Silas Mochiutti, recém-graduado em Engenharia Agronômica pela Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (Fcap), atual Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Posteriormente cursou o mestrado em Sistemas Agroflorestais, no Centro Agronômico Tropical de Ingestigacíon y Enseñaz (Catie), na Costa Rica; e em 2006 obteve o título de doutor em Sistemas Florestais pela Universidade Federal do Paraná, com uma tese sobre produtividade e sustentabilidade de sistemas florestais.
Em todo o tempo na Embrapa dedicou-se, sobretudo, a pesquisas e transferência de tecnologias de manejo e de cultivo de açaizais para agroextrativistas do Amapá e Estuário Amazônico, atuando como líder de projetos, articulador de parcerias e instrutor de cursos práticos nas próprias comunidades. Sempre foi o pesquisador dos campos das florestas alagadas e de terra firme, somando conhecimento com ribeirinhos e assentados; e dos campos do cerrado, agregando tecnologias com produtores para o desenvolvimento da agricultura comercial sustentável.
Sua produção científica está registrada em dezenas de artigos em periódicos, capítulos de livros, comunicados técnicos, entre outras publicações técnico-científicas, além de orientar e integrar diversas bancas de TCCs, dissertações de mestrado, e teses de doutorado.
Quando chefe-geral, Silas Mochiutti ampliou o número de pesquisadores de 16 para 31, criou a linha de pesquisa em aquicultura e pesca, o que ocasionou a contratação de uma equipe de pesquisadores específica para esta área, e a construção do prédio do laboratório de Aquicultura e Pesca. Também foi viabilizada a construção do laboratório de Proteção de Plantas, e implementados os setores Chefia de Transferência de Tecnologias e Núcleo de Comunicação Organizacional. Nos três campos experimentais da Embrapa Amapá, a gestão de Silas Mochiutti foi responsável pela construção de escritórios e galpões, aquisição de veículos, e instalação de sistema de internet, tendo como impacto melhorias na infraestrutura e na agilidade de comunicação com a sede da Embrapa Amapá.
Entre os atributos da trajetória de Mochiutti destacava-se a habilidade para liderar equipes técnicas em parcerias estratégicas e operacionais. Em 1998 liderou uma equipe da Embrapa Amapá e do IEPA no “Projeto Açaí”, financiado pelo PPG7/Ministério da Ciência e Tecnologia, o qual viabilizou a cartilha “Guia Prático de Manejo de Açaizais para Produção de Frutos”.
Em novembro de 2012, Mochiutti liderou equipes à frente do Amazontech, o maior evento de exposições e capacitações em ciência, tecnologia e negócios para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, realizado em parceria com o Sebrae e Unifap, em Macapá.
Em 2014, por ocasião dos 40 anos de fundação da Embrapa, a Assembléia Legislativa do Estado do Amapá realizou uma sessão solene, e durante o evento Silas Mochiutti foi o empregado homenageado representando os demais funcionários, em reconhecimento a importância e impactos das pesquisas que resultaram na tecnologia do manejo de mínimo impacto do açaizal de floresta de várzea. Na sessão solene, recebeu do então chefe-geral da Embrapa Amapá, Jorge Yared, uma placa alusiva ao reconhecimento de sua dedicação à Embrapa.
Aos 56 anos de idade, Silas Mochiutti faleceu em 09 de março de 2020 por volta das 12h30, no Hospital Adventista de Belém, onde encontrava-se internado desde 22 de fevereiro daquele ano.

Há um ano, Wuhan determinava seu primeiro lockdown; relembre

79% dos brasileiros pretendem se vacinar contra a Covid-19, diz Datafolha

Brasil de Pelotas e CSA empatam em 1 a 1 pela 37ª rodada da Série B

Furacão terá 23 jogadores à disposição para a partida contra o Flamengo

Galinho tem domingo de decisão em Curitiba
Polícia


Trabalho integrado identifica motoristas embriagados, poluição sonora e trafico de droga em Sinop
A operação Quintum Praecptum envolveu várias unidades do 11º BPM de Sinop (a 500 km de Cuiabá) e equipes da...


Rotam prende suspeitos e recupera dois veículos roubados em Primavera do Leste
Uma equipe da Rotam prendeu na noite desta sexta-feira (22.01), quatro homens por receptação, no bairro 1º de Março, na...


Foragidos por homicídio são capturados em Várzea Grande e Nobres
Policiais da Rotam e da 15ª Companhia de Força Tática capturaram na sexta-feira (22.01), dois procurados da justiça por crime...
ENTRETENIMENTO


Dado Dolabella critica Caio Castro por ter postado foto com peixe
Divulgação Dado Dolabella critica Caio Castro em seus stories Na tarde deste sábado, 23, Dado Dolabella usou os stories do...


Em parceria com Butantan, MC Fioti lança funk em apoio à vacina; confira
Reprodução/Youtube “Vacina Butantan”, “Remix Bum Bum Tam Tam”, do MC Fioti “Bum Bum Tam Tam”, gravada por MC Fioti em 2017,...


Discussão sobre feminismo teria causado briga entre Rodriguinho e Nanah
Reprodução/Instagram Natália Damasceno acusa Rodriguinho de agressão Após Nanah Damansceno, ex-mulher do cantor Rodriguinho, vir a público, na noite da...
MATO GROSSO


Secel convoca contemplados em editais da Lei Aldir Blanc para capacitação
A partir da próxima terça-feira (26.01), a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) inicia o projeto continuado...


Profissionais da linha de frente do combate à Covid-19 são vacinados no interior
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) iniciou a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos profissionais que atuam na linha de...


Blairo Maggi recebe alta após se recuperar da Covid-19
O ex-governador, senador e Ministro da Agricultura e Abastecimento, Blairo Maggi, teve alta médica, neste sábado (23.01). Ele estava internado...
Política Nacional


Cacique Raoni denuncia Bolsonaro por crimes contra a humanidade; entenda
Divulgação Cacique Raoni denunciou Bolsonaro em corte internacional por crimes contra a humanidade O avanço do desmatamento e das queimadas...


Cidadania recorre de decisão que impediu a expulsão de deputado por assédio
Divulgação/Alesp Deputado Estadual Fernando Cury (Cidadania) O partido Cidadania recorreu, na última quinta-feira (21), da decisão da juíza Thaissa Guimarães, da...


Segue para o Senado projeto da Lei de Eficiência Pública
Aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2020, segue para apreciação do Senado o projeto de lei que cria...
CIDADES


Ziulkoski reforça conquistas do movimento municipalista no regime previdenciário
Crédito: Ag CNM A Previdência Social foi o tema da abertura deste segundo dia de Seminários Novos Gestores. Na oportunidade,...


Municípios devem incluir profissionais de educação física na primeira fase da vacinação contra Covid
Crédito: Prefeitura de Campo Verde Os profissionais de educação física serão atendidos na primeira fase do programa de vacinação contra...


Prefeitos devem ficar atentos a medidas a serem adotadas no início da gestão
Crédito: Agência CNM Para orientar os prefeitos sobre as atividades indispensáveis neste início de mandato, a Associação Mato-grossense dos Municípios...
Mais Lidas da Semana
-
mato grosso7 dias atrás
Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas morre vítima da Covid-19
-
Cuiabá6 dias atrás
Professor da UFMT é mais uma vítima da Covid-19 em Mato Grosso
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrás
Filho de Luciano Camargo é acusado de racismo e se defende: “Calúnia, difamação”
-
POLÍCIA4 dias atrás
Dono de cervejaria é suspeito de matar morador de rua com tiro na cabeça em Cuiabá
-
economia5 dias atrás
Caixa libera saque do auxílio emergencial hoje (18.01)
-
POLÍCIA5 dias atrás
Pai investigado por abuso sexual contra filhas é preso em Lucas do Rio Verde
-
BRASIL E MUNDO2 dias atrás
incêndio atinge laboratório na Índia que negocia vacinas com o Brasil; assista vídeo
-
Saúde6 dias atrás
Primeira indígena a ser vacinada no Brasil: “Sou defensora da vida”