AGRO & NEGÓCIO
Embrapa Solos comemora 45 anos com live no YouTube
Publicados
8 meses atrásem
Por
Da Redação
Você sabe qual a importância do solo para a sua vida? Com essa indagação, a live no YouTube que comemorou os 45 anos da Embrapa Solos (RJ), na quinta-feira (28/5), reuniu especialistas para abordar de forma leve e didática a influência que esse recurso natural exerce sobre a vida. Em pauta, aspectos ligados à agropecuária, responsável pela produção de alimentos, fibras e energia, e temas como mudanças climáticas, produção de água, escassez hídrica nas cidades, zoneamento urbano e saúde humana.
O papo na quarentena, que teve duração de 90 minutos e gerou boa interação com os espectadores, foi mediado pelo consultor criativo Fabrício de Martino e reuniu a chefe-geral da Embrapa Solos, Petula Nascimento, o pesquisador da Unidade José Carlos Polidoro e o comunicador José Luiz Tejon, uma das maiores autoridades brasileiras em marketing do agronegócio. O ilustrador Dudu Rosa e a artista plástica Milena Pagliacci participaram com a realização de ilustrações e de um mapa mental sobre o bate-papo, respctivamente – baixe os desenhos ao final da matéria.
Assista vídeo completo
Polidoro introduziu dessa maneira o assunto: “O solo é um recurso natural renovável, porém não indestrutível. Ele precisa ser muito bem cuidado. Metade de sua composição é de minerais provenientes de rochas, outros cerca de 45% de água e ar e até 5% de matéria orgânica, onde está a atividade microbiana tão importante para nós. E a nossa relação com o solo vai além muito da produção de alimentos. O chão em que pisamos é o solo, sem o conhecimento dele as cidades e suas edificações não poderiam ser construídas. E pode-se dizer que a nossa saúde foi salva pelo solo! Alexander Fleming, um dos primeiros microbiologistas do mundo, descobriu que um fungo do solo, o Penicillium [notatum], produzia uma substância que combatia bactérias, chamada por ele de penicilina, de grande importância no combate a infecções”, disse, acrescentando que o solo é também o grande filtro e reservatório da água que consumimos.
Tejon ressaltou a importância da preservação dos solos, não apenas para a produtividade do agronegócio, como também para garantir o abastecimento de água para a população. “Nós sabemos, pelos estudos que vocês realizam, da importância que é para o produtor ser um gestor do seu micro-bioma. E para isso ele precisa gerenciar essas duas coisas sagradas. Se não houver solo, não haverá água.”
“Muitos produtores ainda não dão a devida importância para a análise de solo. É preciso conhecer bem o seu solo, para que tudo isso aconteça”, acrescentou Petula. “Essa contribuição da ciência precisa ser cada vez mais divulgada e utilizada, pois somente assim é possível fazer uma boa gestão da propriedade.”
Saúde humana
Os impactos do solo na saúde humana também foram discutidos durante a live. Polidoro destacou que a crise provocada pela pandemia da Covid-19 pode ser uma oportunidade para que a população reveja seus hábitos alimentares, dando mais importância aos alimentos minimamente processados ou mais próximos da sua condição natural. “Se estamos relacionando o solo e a água com a qualidade do alimento, é preciso entender que nossa saúde está ligada ao consumo de um alimento mais próximo do natural. Isso vai se refletir, como aconteceu em outros países, na pressão sobre o setor médico, por que teremos menos pessoas doentes.”
Para Tejon, após a pandemia da Covid-19 haverá uma ênfase maior da produção agropecuária como sinônimo de saúde. “Creio que o agrônomo será visto como um agente da saúde humana, por que haverá uma grande conscientização de que a saúde que usufruímos na cidade é oriunda e originada no campo. E teremos muito mais consciência de que a saúde do solo obviamente impacta na qualidade do vegetal, e a partir daí impacta na qualidade dos alimentos dos animais, do leite, dos ovos. Teremos uma compreensão maior de saúde humana vinculada à originação de tudo o que a gente come e veste”, opinou.
Centros urbanos
O zoneamento é um instrumento utilizado para o planejar o ordenamento urbano de uso e ocupação do solo, que leva em consideração as potencialidades e vulnerabilidades ambientais de determinada região, especialmente do comportamento e das características do clima, do solo, da vegetação e da geomorfologia.
Para José Carlos Polidoro, trata-se da melhor ferramenta existente para ordenamento de ocupação de territórios. “Nos centros urbanos ele é muito importante. Vemos muitas tragédias em grandes e pequenas cidades, como enchentes e deslizamentos, que acabam custando muitas vidas. Isso acontece por que não se segue o zoneamento para realizar o ordenamento urbano”, disse Polidoro.
Ele citou como exemplo positivo a cidade de Goiânia (GO), que possui uma lei baseada em seu zoneamento urbano. “São coisas simples que já fazem a diferença, como o limite de impermeabilização de áreas dos terrenos de casas e condomínios, para garantir uma área de recarga, como gramados.”
PronaSolos
Um dos destaque da live foi o Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos no Brasil (PronaSolos), que vai gerar, pelos próximos 30 anos, um enorme conjunto de dados e informações de solos, com diferentes graus de detalhamento, para elevar o conhecimento sobre a terra do Brasil. Com ele, pretende-se subsidiar políticas públicas e gestão territorial, promover a agricultura de precisão e apoiar decisões de concessão de crédito agrícola, por exemplo.
“O PronaSolos é uma decisão que o Brasil tomou para cuidar do seu solo e da sua água. E vamos começar por conhecer melhor os nossos solos. Nós conhecemos adequadamente só 5% do território nacional. Isso significa que podemos melhorar muito a nossa eficiência na produção agropecuária. E ele irá impactar positivamente para além da agropecuária, como na construção de estradas e rodovias, projetos de telecomunicações, produção de água, produção de fármacos a partir da biodiversidade dos solos”, explicou Polidoro.
“O PronaSolos é um dos grandes desafios para o Brasil nos próximos anos e deve ter um impacto muito significativo na infraestrutura e na economia do País”, concluiu Petula.
Conservação
Os especialistas também debateram sobre boas práticas conservacionistas de solo e água, como o sistema de plantio direto e os sistemas integrados, e sobre o Plano ABC, que tem por finalidade promover a adoção de tecnologias sustentáveis que reduzam a emissão de gases de efeito estufa. Ações que fazem da agropecuária brasileira uma das mais sustentáveis do Planeta e que são muito eficazes, quando adotadas adequadamente, para a conservação do solo e da água.
É claro que o maior problema mundial em relação ao solo também foi tema do debate. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), a erosão é uma ameaça global à produção de alimentos, à disponibilidade futura de terras para a agricultura e à qualidade da água.
De acordo com Polidoro, estudos recentes apontam que o Brasil perde 1,2 bilhão de toneladas de solo por ano por causa dos efeitos da erosão, com prejuízos na ordem de U$ 16 bilhões considerando toda a cadeia produtiva. “Por causa principalmente do plantio direto, nós estamos melhores que a maioria dos países em relação aos problemas com a erosão. Mas os números ainda estão muito altos”, ponderou.
Clique nas ilustrações para baixar
Mapa mental de Milena Pagliacci
Ilustrações de Dudu Rosa

AGRO & NEGÓCIO
Embrapa Soja seleciona bolsista de pós-doutorado em Biologia Molecular
Publicados
8 minutos atrásem
22 de janeiro de 2021, 14:10Por
Da Redação
A Embrapa Soja está selecionando bolsista de pós-doutorado em Biologia Molecular ou áreas afins para atuar em projeto de pesquisa com edição gênica, via tecnologia CRISPR. O profissional selecionado irá atuar no Laboratório de Biotecnologia Vegetal da Embrapa Soja, sediada em Londrina (PR) . A bolsa, no valor de R$ 5.000,00, terá duração de 12 meses, a partir de março 2021, mas poderá ser estendida, dependendo do desempenho do bolsista e do projeto. São pré-requisitos: experiência comprovada com trabalhos envolvendo biologia molecular, transformação genética de plantas e cultura de tecidos, além de boa capacidade para trabalho em equipe e fluência em inglês.
Inscrições somente por e-mail, até 01/02/2021 – com linha de assunto: “INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA PÓS-DOUTORADO”.
É preciso enviar e-mail com cópia para:
Liliane Henning ([email protected])
Silvana Marin ([email protected])
O e-mail deverá incluir os anexos:
a) Currículo atualizado resumido (máximo de três páginas);
b) Carta de recomendação de pelo menos um profissional vinculado a instituição de pesquisa ou empresa.

TCE visita instalações do Centro de Vacinação contra a Covid-19 em Cuiabá

ALMT apoiará compra direta de vacina contra a Covid-19

À beira do colapso, São Paulo está prestes a esgotar capacidade de leitos de UTI

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020; entenda

STF nega liminar e mantém votação presencial para presidência da Câmara
Polícia


Polícia Civil e Sema flagram exploração de garimpo em desacordo com licença ambiental
Raquel Teixeira/Polícia Civli-MT A Polícia Civil de Peixoto de Azevedo (691 km ao norte de Cuiabá) e a regional da...


Depois de furtar hotel, dupla é pega vendendo leitoa em Itiquira
Policiais de Itiquira (a 357 km de Cuiabá) prenderam nesta quinta-feira (21.01), dois homens por furto e arrombamento, no bairro...


Polícia Civil prende em flagrante por posse ilegal de arma de foto homem que atirou em animal
Assessoria/Polícia Civil-MT A equipe da Polícia Civil de Nova Monte Verde (968 km ao norte de Cuiabá) prendeu em flagrante...
ENTRETENIMENTO


Atriz de ‘Lost’ morre e deixa mensagem de despedida; causa não foi divulgada
Instagram/Reprodução Atriz croata morreu aos 65 anos A atriz croata Mira Furlan morreu, aos 65 anos. A informação foi confirmada...


Daniela Mercury anuncia carnaval virtual e Ivete Sangalo responde
Redação Daniela Mercury anuncia carnaval virtual e Ivete Sangalo responde cantora A cantora Daniela Mercury apresentará seu carnaval virtual no...


Zé Felipe entrega que Gusttavo Lima e Andressa Suita estão juntos novamente
Reprodução/Instagram Zé Felipe entrega reconciliação de Gusttavo Lima e Andressa Suita Língua solta, o cantor Zé Felipe não segurou e...
MATO GROSSO


Michele Bolsonaro destaca atuação da primeira-dama Virginia Mendes em prol da inclusão social
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi homenageada nesta sexta-feira (22.01), pela primeira-dama do Brasil, Michele Bolsonaro, em uma...


Primeira-dama realiza reunião para discutir políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência auditiva
A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, recebeu na tarde de quinta-feira (21.01), no Palácio Paiaguás, 30 representantes municipais de movimentos...


Bombeiros iniciam planejamento para Temporada de Incêndios Florestais
O Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), recebeu, na tarde desta quinta-feira (21.01), representantes de...
Política Nacional


Caso Flordelis: filha admite participação em crime e revela assédios do pastor
Reprodução Filha biológica de Flordelis disse ter flagrado pastor se masturbando perto de sua cama: “ia no meu quarto noite...


Bolsonaro despenca em aprovação: de 37% para 26%, maior queda desde que assumiu
Presidente Jair Bolsonaro A pesquisa exclusiva EXAME/IDEIA, desenvolvida pelo projeto Exame Research da revista de negócios em parceria com...


Mourão diz que quem fura fila da vacinação da Covid-19 não tem ‘caráter’
Pozzebom/Agência Brasil Mourão diz que quem fura fila da vacinação não tem caráter O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira...
CIDADES


Gestores conhecem oportunidades de captação de recursos pelas plataformas Êxitos e + Brasil
Crédito: Ag CNM Os gestores das regiões Norte e Centro-Oeste conheceram na manhã desta sexta-feira, 22 de janeiro, as oportunidades...


Seminário Novos Gestores terá continuidade nesta sexta-feira
Crédito: Agência CNM A programação do Seminário Novos Gestores desta sexta-feira (22) vai abordar vários temas importantes para a administração...


ImunizaSUS capacitará profissionais de saúde para vacinação
Crédito: Freepik Após a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) das vacinas da Fiocruz e do Instituto Butantan...
Mais Lidas da Semana
-
mato grosso6 dias atrás
Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas morre vítima da Covid-19
-
Cuiabá5 dias atrás
Professor da UFMT é mais uma vítima da Covid-19 em Mato Grosso
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrás
Filho de Luciano Camargo é acusado de racismo e se defende: “Calúnia, difamação”
-
POLÍCIA6 dias atrás
Investigado por crime bárbaro em Mato Grosso é preso cinco anos depois
-
mato grosso7 dias atrás
Universidade abre vestibular com 1.000 vagas para Educação a Distância
-
POLÍCIA3 dias atrás
Dono de cervejaria é suspeito de matar morador de rua com tiro na cabeça em Cuiabá
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Gusttavo Lima freta avião para enviar oxigênio a Manaus: “Vai salvar vidas”
-
economia4 dias atrás
Caixa libera saque do auxílio emergencial hoje (18.01)