AGRO & NEGÓCIO
Embrapa promove o cultivo de tomate cereja e uso do selo “Produzido Por Mulheres Rurais”

Os empregados da Embrapa Roraima conheceram na última semana duas cultivares de tomate BRS Zamir e BRS Iracema, tipo Grape e Cereja, que está sendo cultivado na propriedade da Dona Nazilda Paz, que é produtora da Região do Água Boa, município de Boa Vista.
A produtora conheceu os trabalhos com tomates da Embrapa por meio do pesquisador da Embrapa Roraima, Daniel Schurt, que indicou as variedades de tomate e fez o acompanhamento de sua produção. Os tomates BRS Zamir e BRS Iracema foram desenvolvidos pela Embrapa Hortaliças (CNPH) e são comercializadas pela Empresa AgroCinco Ltda, parceira da Embrapa, que doou as sementes para a produtora do projeto “Produzido Por Mulheres Rurais”.
Atualmente a produtora passou a integrar o projeto e usar o selo “Produzido Por Mulheres Rurais” conduzido pela Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima e coordenado pela Pesquisadora Hyanameyka Lima, Chefe Adjunta de transferência de tecnologia da Embrapa Roraima.
O projeto tem o objetivo de fortalecer a produção de hortaliças e frutas de agricultores familiares de áreas periurbana e rural do município de Boa Vista. A produtora recebe acompanhamento na produção de tomate e na utilização do selo “Produzido Por Mulheres Rurais” nos produtos que são comercializados na feira municipal ou pontos de vendas. Com o sucesso do cultivo dos tomates em Boa Vista, a Embrapa pretende promover o cultivo destas cultivares em outros municípios, bem como capacitar mais mulheres rurais para o cultivo dos mesmos.
Características dos Tomates
Tomate BRS Zamir: Tomate Integrante de uma geração de híbridos enriquecidos e faz parte do segmento “grape”, que alcança até 144 mg/g de licopeno, enquanto os teores de outros híbridos comerciais disponíveis no mercado brasileiro atingem cerca de 40 mg/g. Por apresentar altos teores de licopeno, um pigmento antioxidante eficiente no combate aos radicais livres no organismo, possui frutos alongados com sabor adocicado e teor sólido solúveis de até 11° brix.
Outra característica de destaque dessa cultivar é o gene que estimula o grau de bifurcação dos cachos, aumentando o número de frutos por penca. A cultivar é indicada para todas as regiões produtoras em cultivo protegido ou em campo aberto no período seco. O tomate BRS Zamir apresenta potencial produtivo na faixa de 6 a 8 kg de frutos por planta, quando cultivado em ambiente protegido.
Tomate BRS Iracema: nome adotado em referência ao sabor adocicado dos seus frutos, o tomate é uma cultivar híbrida, isto é, foi desenvolvida com sementes produzidas a partir da polinização cruzada de plantas e, além da doçura, apresenta boa durabilidade pós-colheita e resistência a doenças.
A BRS Iracema tem frutos arredondados, coloração vermelha intensa e brilhante, o que indica a forte presença de licopeno, substância que dá a cor avermelhada ao tomate e é antioxidante, o híbrido pode ser plantado tanto em campo aberto como em cultivo protegido.

AGRO & NEGÓCIO
A Embrapa Pantanal disponibiliza o livro “Plantas do Pantanal” com informações sobre as plantas encontradas no bioma Pantanal

A Embrapa Pantanal disponibiliza o livro “Plantas do Pantanal”, na versão online. É um compêndio obrigatório na biblioteca de todos aqueles que se dedicam ao estudo e ao manejo das plantas que ocorrem no Pantanal. A relíquia pantaneira foi publicada em 1994.
O presente Guia reúne informações básicas e fotografias de 520 espécies, entre as quais estão as plantas mais importantes para o homem e a fauna. Apresenta nomes científicos e vulgares, em linguagem acessível, sobre a utilização regional (Etnobotânica) e potencial dos vegetais, por exemplo, apícolas, forrageiras, frutíferas, isca de peixe, madeireiras, medicinais, ornamentais, etc. Além da etimologia científica e comum, são apresentados hábito, épocas de floração e frutificação, ocorrência (tipos de vegetação e de solo) e distribuição geográfica das espécies, bem como breves observações sobre ecologia e, eventualmente, cultivo.
O Pantanal é um bioma fantástico e atrai a atenção de ambientalistas, curiosos, estudiosos, investidores, pecuaristas e turistas, graças à pujança e ao estado de conservação de seus recursos bióticos. As fotografias, além de expressarem a beleza das espécies, falam mais do que as palavras e facilitam o trabalho de identificação de maneira comparativa. A simplicidade da linguagem leva ao entendimento rápido e não exige a sabedoria do botânico ou do iniciado em ciências biológicas para apreender e usufruir dos conhecimentos apresentados.
“Plantas do Pantanal” pode ser apontada como uma das obras mais marcantes e inesquecíveis da bibliografia pantaneira.A coleta das plantas, a identificação, as fotografias, a secagem e montagem das exsicatas, a preservação do material herborizado, a pesquisa bibliográfica, a coleta de informações locais transmitidas na linguagem pantaneira e as observações e experiências pessoais foram os caminhos sabiamente trilhados pelos autores para a elaboração do presente Guia.
Para acessar o documento, clique aqui
-
Cuiabá6 dias atrás
Após dois anos suspensa, Festa de São João Batista retorna à Cuiabá
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Tiroteio em festival mata jovem e deixa feridos; veja vídeos
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Pabllo Vittar é atingida no rosto durante show da Parada LGBT+; veja vídeo
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Ao ser preso pela PF, pastor afirmou que iria ‘destruir todo mundo’
-
artigos3 dias atrás
Caminhos para a prosperidade
-
mato grosso4 dias atrás
Politec identifica uma das vítima fatais de acidente entre caminhões
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrás
Menino de 5 anos morre ao ser deixado pela mãe no carro em dia de 38ºC
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Tebet afirma que Bolsonaro não estará no segundo turno das eleições