AGRO & NEGÓCIO

Embrapa Pecuária Sul participa da Exposição Nacional Hereford e Braford

Publicados

em

A Embrapa Pecuária participa da Exposição Nacional Hereford e Braford contribuindo com aporte técnicos em palestras e também na divulgação das provas de desempenho com animais das raças que são realizadas no centro de pesquisa. A exposição está sendo realizada entre os dias 15 e 22 de maio, na Associação Rural, em Bagé (RS), e nesse ano contará com a participação de 53 expositores de 25 municípios, de quatro estados (RS, SC, PR, MT) do Brasil, que irão apresentar genética de alta qualidade das raças Hereford e Braford.  

Dentro da programação do evento, no dia 18 acontece o Ciclo do Crescimento, um momento dedicado à troca de conhecimento e debates de temas importantes sobre as raças e produção de carne. O ciclo começa às 8 horas e a primeira palestra será do Chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, que vai apresentar “Genômica: uma ferramenta para melhoramento genético”. Já às 11 horas, o pesquisador Marcos Yokoo vai proferir a palestra “Avanço Genético na Seleção de Fêmeas”. As palestras podem ser acompanhadas presencialmente ou por meio virtual, através do youtube.com/herefordebraford.

Ainda dentro da exposição, no dia 18, às 17h30min, serão concedidas as premiações para os vencedores da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e da Prova de Eficiência Alimentar (PEA), esta última feita tanto com reprodutores machos como fêmeas, das raças, realizadas em parceria entre a Embrapa Pecuária Sul e a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). As provas avaliam reprodutores jovens oriundos de diferentes criatórios do país, buscando identificar animais superiores para a produção em sistemas a pasto, com características produtivas de interesse econômico e que atendam aos requisitos do mercado consumidor. Também durante o evento será realizado um remate de animais que participaram da PAC e da PEA, que disponibilizará 30 reprodutores jovens Hereford e Braford testados e aprovados pela ABHB e Embrapa Pecuária Sul.

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Propaganda

AGRO & NEGÓCIO

A Embrapa Pantanal disponibiliza o livro “Plantas do Pantanal” com informações sobre as plantas encontradas no bioma Pantanal

Publicados

em

A Embrapa Pantanal disponibiliza o livro “Plantas do Pantanal”, na versão online. É um compêndio obrigatório na biblioteca de todos aqueles que se dedicam ao estudo e ao manejo das plantas que ocorrem no Pantanal. A relíquia pantaneira foi publicada em 1994.

O presente Guia reúne informações básicas e fotografias de 520 espécies, entre as quais estão as plantas mais importantes para o homem e a fauna. Apresenta nomes científicos e vulgares, em linguagem acessível, sobre a utilização regional (Etnobotânica) e potencial dos vegetais, por exemplo, apícolas, forrageiras, frutíferas, isca de peixe, madeireiras, medicinais, ornamentais, etc. Além da etimologia científica e comum, são apresentados hábito, épocas de floração e frutificação, ocorrência (tipos de vegetação e de solo) e distribuição geográfica das espécies, bem como breves observações sobre ecologia e, eventualmente, cultivo.

O Pantanal é um bioma fantástico e atrai a atenção de ambientalistas, curiosos, estudiosos, investidores, pecuaristas e turistas, graças à pujança e ao estado de conservação de seus recursos bióticos. As fotografias, além de expressarem a beleza das espécies, falam mais do que as palavras e facilitam o trabalho de identificação de maneira comparativa. A simplicidade da linguagem leva ao entendimento rápido e não exige a sabedoria do botânico ou do iniciado em ciências biológicas para apreender e usufruir dos conhecimentos apresentados.

“Plantas do Pantanal” pode ser apontada como uma das obras mais marcantes e inesquecíveis da bibliografia pantaneira.A coleta das plantas, a identificação, as fotografias, a secagem e montagem das exsicatas, a preservação do material herborizado, a pesquisa bibliográfica, a coleta de informações locais transmitidas na linguagem pantaneira e as observações e experiências pessoais foram os caminhos sabiamente trilhados pelos autores para a elaboração do presente Guia.

Para acessar o documento, clique aqui

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana