Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

sorriso

Em parceria com a Sema, Sorriso desenvolve projeto piloto para reaproveitamento de resíduos ambientais

Publicados

em

“Um avanço em políticas públicas sustentáveis”. É dessa forma que o secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) de Sorriso, Clóvis Picolo Filho, resume um projeto piloto que será desenvolvido entre a pasta sorrisense e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Assinado ontem, 17 de novembro, o termo de cooperação 001/2025 prevê a mútua cooperação entre Estado e Município no aproveitamento de resíduos florestais oriundos de podas de árvores e de resíduos da Construção Civil (RCC) no perímetro urbano. O aproveitamento possibilitará a geração de créditos no Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (SISFLORA).

Picolo pontua que esse é um importante passo na gestão ambiental e no fortalecimento de boas práticas ambientais. “Somos o primeiro Município a firmar esse projeto piloto”, enfatiza. O gestor destaca que dentre as várias funções do processo, caberá à equipe técnica da Sama a análise do protocolo de pedido de geração de créditos a partir de resíduos de podas urbanas e de construção civil; além da realização do cálculo da volumetria que deve seguir os critérios da Resolução CONAMA nº 411, de 06 de maio de 2009. Outras observações também devem ser seguidas e organizadas pela Sama.

Leia mais:  Sorriso vive crescimento no fluxo turístico e se prepara para receber mais visitantes

Após todos os procedimentos necessários o material poderá ser encaminhado à picadores e à empreendimentos da área podendo transformar o resíduo em cavaco. “Dessa forma todo o resíduo ambiental urbano poderá ser rastreado, descartado de forma correta e com segurança jurídica”, salienta o secretário.

No documento autorizativo deverão constar as informações do empreendimento detentor dos créditos e a quantificação dos produtos a serem lançados, devidamente separados como resíduos de podas urbanas e/ou resíduos de construção civil, até mesmo para que a Sema possa lançar os créditos.

Para o prefeito Alei Fernandes, a assinatura do termo reafirma a confiança depositada pela Sema no Município e a competência e capacidade técnica da equipe local. “Agradecemos a confiança da Sema em nosso trabalho”, pontua.

O projeto, inicialmente, terá um prazo de seis meses de duração a contar de ontem. “Até mesmo para que possamos avaliar como funcionará na prática e nos adequarmos às necessidades que forem surgindo na execução do projeto”, explica Picolo.

Além do prefeito Alei Fernandes assinam o termo a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e a promotora de justiça de Sorriso, Carina Sfredo Dalmolin. “Vale salientar o apoio do Ministério Público do Estado que acompanhou toda a elaboração desse projeto piloto”, finaliza Picolo.

Leia mais:  Médicos participam de palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata

 

Comentários Facebook
Propaganda

sorriso

Sorriso vive crescimento no fluxo turístico e se prepara para receber mais visitantes

Meios de hospedagem registraram ocupação mínima de 78% neste fim de semana

Publicados

em

A movimentação turística em Sorriso teve um salto significativo neste fim de semana. Proprietários de meios de hospedagem registraram, no mínimo, 78% de ocupação, o que representa mais de 1.000 turistas hospedados apenas na rede formal, número que não inclui as hospedagens alternativas, como casas de amigos e familiares.

Segundo o secretário adjunto de Turismo, Nelson Eduardo Pereira da Costa, o aumento é reflexo direto do calendário esportivo local, especialmente com a realização do Final Four 2025 da Liga Nacional de Handebol, que reuniu delegações das categorias masculina e feminina. “Eventos esportivos desse porte fortalecem a economia, movimentam hotéis, restaurantes e todo o trade turístico”, disse.

Nelson Eduardo reforça que o cenário positivo deve se intensificar nos próximos meses, com a chegada do fim de ano, período marcado por maior fluxo de visitantes e pela procura por atividades de lazer, clubes aquáticos, eventos e comércio local. Ele faz um alerta importante ao setor empresarial.

“Os empresários do trade turístico precisam se antecipar nos preparativos. Não podemos deixar tudo para a última hora. Precisamos impressionar os turistas com atendimento qualificado e estrutura adequada, para que fiquem satisfeitos e queiram voltar ao nosso município”, orientou o secretário.

Leia mais:  Sorriso marca presença no maior programa de fortalecimento da agricultura familiar de MT

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo ressalta que continuará monitorando os indicadores turísticos e adianta que a partir de 2026, Sorriso contará com o Observatório do Turismo de Sorriso ligado a Rede Brasileira de Observatório de Turismo (RBOT).

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana