Pesquisar
Close this search box.

ultimas

Em duas semanas, Detran realiza mais de 20 mil exames de CNH

Publicados

em


As bancas examinadoras do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) aplicaram, em duas semanas, 20.695 exames teóricos e práticos, que são pré-requisitos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Deste total, 15.496 foram realizados em 83 cidades do interior do estado, 4.001 em Cuiabá e 1.198 em Várzea Grande. A média mensal de provas aplicadas pela gerência de exames é 21 mil.

 

De acordo com o gerente de Exames Teóricos e Práticos da autarquia, Loester Siqueira, foi montada uma força tarefa para reduzir o acúmulo de exames, ocorrido devido à greve dos servidores estaduais, o que possibilitou que a meta fosse atingida no período de duas semanas. “A medida foi para compensar o número de avaliações acumuladas, no mês de junho, devido à greve, e colocar em dia o calendário da banca examinadora”, ressalta.

 

O diretor de Habilitação do Detran, Fernando Lopes, explica que essa força tarefa só foi possível em função do aumento do número de examinadores capacitados este ano pela Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito (CEPT). 

 

“Foi um reforço de 38 servidores capacitados para atuar nas bancas examinadoras. Com este acréscimo, foi possível aumentar o número das equipes e alcançar este resultado em duas semanas. Hoje temos a banca fixa em Rondonópolis e foi possível organizar sete bancas itinerantes para atender todo o estado”, diz Fernando.

 

Segundo o diretor, a meta é implantar bancas examinadoras fixas em todos os polos da autarquia. Para isso, é preciso capacitar os servidores de carreira por meio do Curso de Formação de Instrutores e Examinadores de Trânsito, com carga horária de 212 horas/aula, que é oferecido pela CEPT.

 

Só este ano ocorreram duas capacitações, uma em Cuiabá, que formou 18 servidores e outra em Rondonópolis, com 20 servidores. O próximo polo a ter uma banca fixa implantada será o de Sinop. Além disso, será formada mais uma turma de novos examinadores, em Cuiabá, até dezembro.

 

Comentários Facebook
Propaganda

ultimas

Morre a menina baleada por engano por agentes da PRF

Publicados

em

Morreu, na manhã deste sábado (16.09), a menina Heloísa dos Santos Silva, de 3 anos, baleada na coluna e na cabeça durante uma ação equivocada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Na última quinta-feira (14.09), Heloísa sofreu uma parada cardiorrespiratória, que foi revertida pela equipe de saúde após seis minutos. Ela estava internada no Hospital Adão Pereira Nunes.

A família da criança fazia uma viagem em um carro de passeio, que começou a ser perseguido por uma equipe da PRF. Dentro do veículo estavam Heloísa, os pais dela, a tia e uma irmã. O carro foi perseguido e alvejado por disparos feitos por policiais.

Os policiais envolvidos na abordagem foram afastados da corporação, que iniciou uma investigação interna. O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça a prisão preventiva dos três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) envolvidos.

Também é investigada a atuação de um dos policiais que chegou a visitar a vítima no CTI do hospital. O procurador Eduardo Benones representou pela prisão dos agentes Fabiano Menacho Ferreira — que admitiu ter feito os disparos —, Matheus Domicioli Soares Viegas Pinheiro e Wesley Santos da Silva.

Na peça, Benones afirma que 28 agentes da PRF foram até o hospital logo após o incidente “numa tentativa inequívoca de intimidar” a família e lembra que um deles, à paisana, conseguiu chegar até a emergência pediátrica e falar com o pai da menina.

“A presença de 28 inspetores no hospital, no dia do ocorrido, em contato visual e às vezes verbal, com as vítimas demonstra uso indevido da força corporativa”, escreveu Benones na justificativa.

Segundo a polícia, o carro em que a família estava era roubado. O pai de Heloísa disse que tinha adquirido o veículo recentemente e não sabia da situação irregular.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que a PRF terá que acelerar a “revisão da doutrina policial e manuais de procedimentos”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana