BRASIL E MUNDO

Em dia de vacinação, Doria e Pazuello trocam acusações e farpas em coletivas

Publicados

em


source
sus
Alan Santos/PR

Ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello

Este domingo (17) foi o dia em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária  (Anvisa) aprovou de forme emergencial dois imunizantes contra a Covid-19, a Coronavac, do Instituto Butantan, e a vacina de Oxford. Após a aprovação dos imunizantes, o governador de São Paulo, João Doria, e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foram para coletivas de imprensa comentar sobre a aprovação e quais seriam os próximos passos. Além disso, não faltou espaço para alfinetadas entre o governo estadual e federal.

“O Ministério da Saúde tem em mãos, neste momento, as vacinas tanto do Butantan quanto da AstraZeneca. Nós poderíamos, tanto num ato simbólico quanto numa jogada de marketing, iniciar a primeira dose em uma pessoa, mas, em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso. Não faremos uma jogada de marketing”, afirmou o ministro Pazuello, em uma clara resposta ao fato do governador Doria ter usado sua coletiva para imunizar a primeira pessoa no país com uma vacina contra a Covid-19.

Pazuello ainda acrescentou: “O nosso único objetivo nesse momento tem de ser o de salvar mais vidas e não o de fazer propaganda própria”.

Você viu?

Como as coletivas aconteceram ao mesmo tempo, João Doria só ficou sabendo das críticas quando foi questionado por um jornalista quando os microfones estavam abertos para as dúvidas. Ele então respondeu: 

“O governo federal já há onze meses faz golpes de morte contra os brasileiros, com o negaconismo e recomendação para o uso da cloroquina (…) frases lamentáveis, como: ‘E daí?’, ‘pressa pra quê?’, ‘tome cloroquina que passa’, ‘já fiz tudo que podia’, ‘lavo as minhas mãos’, isto sim é golpe na vida e na saúde, na índole dos brasileiros”, disse Doria.

O governador ainda apontou para o fato do governo federal não ter tomado a iniciativa em produzir um imunizante, como, segundo o próprio governador, São Paulo fez.

“A vacina do butantan é a única do Brasil, porque São Paulo fez, porque agiu, não foi o Ministério da Saúde e nem o ministro Eduardo Pazuello, não foi Jair Bolsonaro, foi o Butantan”.

Comentários Facebook
Propaganda

BRASIL E MUNDO

Estão abertas as inscrições para a 19ª Semana Nacional de Museus

Publicados

em


“O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Esse é o tema da 19ª Semana Nacional de Museus, promovida anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em maio. Até o dia 19 de março, instituições culturais poderão cadastrar atividades que ocorrerão entre os dias 17 e 23 de maio. A programação tem o objetivo de convidar a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, reimaginar um futuro para os museus significa não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo.

As atividades cadastradas deverão ser desenvolvidas em formato on-line pela própria instituição e podem variar entre seminários, exposições, oficinas, exibições de filmes, palestras, entre outros.

A inscrição deve ser feita mesmo por aqueles que já participaram de outras edições da Semana Nacional ou da Primavera dos Museus, também promovida pelo Ibram. É recomendado que o museu ou instituição cultural imprima o comprovante de inscrição para registro do procedimento. Em caso de dúvidas, é possível enviar um e-mail para [email protected]

Museus

Segundo dados do Ibram, o Brasil possui hoje mais de 3.900 museus. As atrações culturais do país fazem parte das principais motivações de viagens de turistas brasileiros. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Turismo, publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo, em 2019, os brasileiros rodaram pelo país motivados por sol e praia (34,3%), cultura (27,2%) e natureza, ecoturismo ou aventura (25,6%).

Faça sua inscrição para a 19ª Semana Nacional de Museus

Com informações do Ministério do Turismo

Fonte: Brasil.gov

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana