Cuiabá

Eduardo Magalhães defende que igrejas e templos sejam incluídas como atividades essenciais

Publicados

em


Carol Siqueira | Secom Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), protocolou na Câmara de Cuiabá, o Projeto de Lei para que durante o período de pandemia causado pela Covid-19, as igrejas e templos de qualquer denominação religiosa no município, sejam incluídos como atividades essenciais.&nbsp

O PL vai de encontro ao último decreto nº 836/2021, do Governo de Mato Grosso, onde é estabelecido o fechamento de todos os estabelecimentos, incluindo as igrejas aos domingos, já que a maioria abre para a Escola Bíblica no período matutino, e a celebração dos cultos no período noturno.&nbspDesta forma, os locais podem permanecer abertos todos os dias da semana.&nbsp

Na justificativa, o parlamentar afirma que, os trabalhos prestados pelas igrejas e templos nos quesitos de serviço social, cunho espiritual, além do amparo psicológico e físico são primordiais para a sociedade.&nbsp

“As igrejas e templos realizam trabalhos de voluntariado na comunidade dando amparo a pessoas normalmente de baixa renda, incluindo aí população carcerária e indivíduos em situação de vulnerabilidade. Além da evangelização, as denominações religiosas mobilizam-se para auxílio de pessoas atingidas pela crise econômica ora em curso em função da pandemia da Covid 19”, afirma Eduardo Magalhães.&nbsp

Em outro trecho do documento, “salientamos ainda a promulgação da Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto em 2020. O Decreto 10.282/2020, no art. 3º, §1º regulamenta a definição de atividades essenciais em virtude da pandemia. São serviços públicos e atividades essenciais aqueles indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim considerados aqueles que, se não atendidos, colocam em risco a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população”.&nbsp &nbsp &nbsp&nbsp
A medida reforça que as igrejas e templos devem seguir as regulamentações dos órgãos de saúde competentes quanto às medidas de proteção à população.

Stephanie Romero | Assessoria de Imprensa Vereador Eduardo Magalhães

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Em evento online emocionante, Secretarias da Mulher e de Cultura homenageiam “Mulheres que mudam Cuiabá”

Publicados

em


Divulgação

Clique para ampliar

 noite da última quarta-feira (14) foi de agradecimento as “Mulheres que mudam Cuiabá”. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria da Mulher e da Cultura, Esporte e Lazer, com apoio da primeira-dama Márcia Pinheiro homenageou 90 personalidades locais que contribuem na construção, fomento e perpetuação da arte e cultura na capital de Mato Grosso. O encontro foi realizado por videoconferência em decorrência da pandemia de COVID-19 e é uma das ações executadas pela gestão Emanuel Pinheiro em comemoração ao aniversário de 302 anos de Cuiabá.

“A primeira-dama Márcia Pinheiro esteve presente no projeto e acredita muito na cultura cuiabana. Esse evento é a leveza, esperança e fé que necessitamos e que nós possamos estar juntas no pós pandemia. Eu acredito que a Carlina na gestão, na Secretaria de Cultura, vai fazer a diferença. Essa é nossa homenagem a vocês, nesses 302 anos de Cuiabá que escrevem a história dessa cidade”, disse a secretária da Mulher, Luciana Zamproni.

Cerca de 70 mulheres estavam presentes no encontro virtual, que contou com manifestações artísticas, palavras de afeto, agradecimento, incentivo, sempre carregadas de muita arte e sensibilidade.

“Quero agradecer a essa iniciativa, que é muito importante para nós. Estamos vivendo um momento de dificuldades, mas estou muito feliz com esse reconhecimento e com as bênçãos do senhor São Gonçalo em breve voltaremos a fazer nosso trabalho com amor”, disse a artesã e produtora cultural, responsável pelo grupo de siriri Flor Ribeirinha, Domingas Leonor.

As 90 homenageadas, pertencentes aos segmentos que possuem cadeira no Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá receberam um diploma simbólico por suas contribuições a arte e cultura em Cuiabá.

“Quero dar parabéns a Secretaria da Mulher, Luciana Zamproni, a primeira-dama Márcia Pinheiro e ao prefeito Emanuel Pinheiro, esse casal que tem colocado as mulheres em destaque na gestão Municipal. Muito obrigada por me dar essa chance de contribuir com a indicação de algumas mulheres que estão sendo homenageadas hoje. Meu respeito e admiração por vocês, sintam-se abraçadas. Nós sabemos o quanto é difícil ser mulher forte e ser mulher na Cultura”, disse a secretária de Cultura, Carlina Jacob.

Em um cenário nacional onde as mulheres ocupam apenas 25% dos cargos de chefia em órgãos públicos de outros estados, a gestão Emanuel Pinheiro apresenta a inédita nomeação de 50% de seu secretariado ocupado por mulheres, além de ser a gestão com maior promoção de políticas públicas para mulher da história de Cuiabá, o que demonstra o respeito e o comprometimento dos gestores com a causa.

Confira lista das “Mulheres que mudam Cuiabá”, homenageadas pela Prefeitura de Cuiabá: 

Mulheres que mudam Cuiabá - homenageadas .jpg

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana