POLÍTICA NACIONAL
Eduardo Bolsonaro compartilha vídeo antigo ao citar Pelosi em Taiwan


O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) compartilhou nas redes sociais um vídeo que, segundo ele, seria da chegada da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a deputada democrata Nancy Pelosi, a Taiwan. No entanto, o registro não se trata da ocasião, mas, sim, de uma ação realizada em 25 de setembro de 2020, no Mar das Filipinas, em evento que fazia parte do encerramento do Exercício Valiant Shield, feito pela Marinha americana.
Na publicação, o deputado fala em “clima tenso” e afirma que “EUA e China demonstram poderio bélico”. Na legenda do vídeo ainda é possível ler uma descrição apontando que se trata da “Escolta americana para a chegada da presidente da Câmara dos EUA Nancy Pelosi a taiwan no Air Force One”.
Segundo o portal Aeroflap, no entanto, pela posição do vídeo, é possível apontar que o registro foi feito por alguém a bordo do USS Shiloh, um cruzador da Marinha americana, durante o exercício realizado há dois anos. Além disso, “Air Force One” se refere a qualquer avião em que esteja, necessariamente, o presidente dos Estados Unidos, o que não era o caso do voo de Pelosi a Taiwan.
Pelosi chegou na última terça-feira a Taiwan , na primeira visita de um integrante do alto escalão americano à ilha desde 1997, acirrando a tensão já elevada nas relações entre Pequim e Washington. A China, que considera a ilha autogovernada parte do seu território, informou que a visita representa uma violação de sua soberania e realizou manobras militares na região, incluindo nos arredores de Taiwan.
No Twitter, a publicação de Eduardo Bolsonaro já tem mais de mil curtidas. O deputado também divulgou o vídeo em sua conta no Instagram, por meio de um story.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política

POLÍTICA NACIONAL
Entenda as regras do debate da Band para governador de São Paulo


Neste domingo (7), a Band realizará o primeiro debate eleitoral para governador de São Paulo, reunindo os candidatos Elvis Cezar (PDT), Fernando Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Vinicius Poit (Novo). O encontro, que terá a mediação de Rodolfo Schneider, teve suas regras definidas no dia 21 de julho, quando as equipes de campanha se encontraram com a produção da emissora.
O debate terá três blocos, permitindo que os postulantes ao cargo discutam e apresentem propostas para que os eleitores do estado escolham aquela que se identificam mais para resolver os problemas do estado paulista. Será a primeira vez que os cinco primeiros colocados nas pesquisas de intenções de votos concorrerão ao Palácio dos Bandeirantes como cabeça de chapa.
Elvis, candidato apoiado por Ciro Gomes (PDT), comandou a cidade de Santana de Parnaíba de 2014 a 2020, enquanto Haddad, que é apadrinhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi ministro da Educação de 2004 a 2012 e foi prefeito de São Paulo entre 2013 até 2016.
O carioca Tarcísio de Freitas fez parte do governo Bolsonaro como ministro da Infraestrutura (2019 a 2022) e agora busca ser o governador do estado paulista. Rodrigo Garcia venceu a eleição de 2018 como vice de João Doria (PSDB) e virou chefe do executivo estadual em abril, após o empresário renunciar para se lançar pré-candidato à presidência e, consequentemente, a fastando-se da política tempos depois . Por fim, Poit se tornou deputado federal em 2019 e tentará surpreender na eleição deste ano.
Saiba como serão as regras de cada bloco:
Primeiro bloco
Perguntas programáticas escolhidas pela produção da Band serão feitas para cada candidato. Eles terão um minuto para responder, seguindo essa ordem, conforme sorteio feito pelo canal: Rodrigo Garcia, Tarcísio de Freitas, Vinicius Poit, Elvis Cezar e Fernando Haddad.
Na sequência, cada candidato poderá fazer uma pergunta para um adversário da sua escolha. Dessa vez, a ordem será a seguinte: Fernando Haddad, Rodrigo Garcia, Tarcísio de Freitas, Vinicius Poit e Elvis Cezar.
O questionamento terá, no máximo, um minuto. Já quem for responder terá, no mínimo, um minuto e, no máximo, quatro minutos para se posicionar sobre o tema. A réplica será de um minuto e a tréplica será o tempo que o candidato deixar guardado da sua primeira resposta.
Segundo bloco
A Band convidou jornalistas para fazer perguntas aos candidatos. Cada profissional escolherá um nome para indagar e, na sequência, uma outra pessoa para comentar a resposta. No fim, todos precisam responder e comentar.
Cada pergunta terá um minuto, a resposta não poderá passar de dois minutos, o limite do comentário é de um minuto e a réplica também vai ter, no máximo, 60 segundos.
Terceiro bloco
A rodada voltará ao esquema em que um candidato pergunta ao outro. Haddad será o primeiro a perguntar, seguido por Rodrigo Garcia, Tarcísio de Freitas, Vinicius Poit e Elvis Cezar. Todos perguntam e todos respondem.
O candidato terá um minuto para perguntar, enquanto seu adversário terá um minuto, no mínimo, para responder e, no máximo, quatro. O tempo que sobrar, poderá ser usado na tréplica. A réplica será de um minuto.
No fim da rodada, os candidatos farão as considerações finais. O sorteio definiu a seguinte ordem: Fernando Haddad, Elvis Cezar, Vinícius Poit, Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia.
Direito de resposta
O candidato que se sentir ofendido, seja moral ou pessoal, poderá solicitar ao mediador o direito de resposta. Um comitê formado por dois jornalistas e advogado fará a avaliação do pedido. Caso o direito de resposta seja autorizado, o candidato terá 45 segundos para se defender.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
-
POLÍCIA7 dias atrás
Proprietário e funcionário de distribuidora de bebidas são assassinados
-
SUA SAÚDE AQUI4 dias atrás
Quem disse que sua temperatura corporal é 37 graus??
-
SUA SAÚDE AQUI6 dias atrás
Cigarro eletrônico também leva ao vício e ao câncer de pulmão: mata uma pessoa a cada 2 minutos
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Chico Daltro lança pré-candidatura nesta segunda
-
mato grosso6 dias atrás
Simulação sobre casos de aftosa mobiliza técnicos de todos os estados em Mato Grosso
-
POLÍCIA6 dias atrás
Polícia Militar prende cinco pessoas tentando roubar banco em Mato Grosso
-
SUA SAÚDE AQUI5 dias atrás
Toxoplasmose não é doença (só) de gatos
-
POLÍCIA6 dias atrás
Polícia apreende veículo com 52 quilos de cocaína no interior de Mato Grosso