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EBC divulga Relatório da Administração e Demonstrações Financeiras

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O Relatório da Administração e Demonstrações Financeiras de 2021 da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi divulgado nesta terça-feira (19) no Diário Oficial da União. O documento contém informações sobre o desempenho da estatal e reafirma o compromisso com a transparência, boas práticas de gestão e governança, cumprindo os objetivos de sua lei de criação.

O relatório consolida a atuação de cada área, os objetivos estratégicos, as metas, os indicadores e as demonstrações financeiras da empresa. Para o presidente da EBC, Glen Valente, foi cumprido o papel de demonstrar de forma clara e concisa os resultados do trabalho ao longo de um ano. “Agir com transparência é uma das metas da EBC. Também temos o foco de apresentar relevância e qualidade para nosso público – os brasileiros.”

Um dos principais destaques da gestão é a racionalização de custos com foco na redução de gastos e maior incremento na área-fim, ou seja, investimentos na Agência Brasil, TV Brasil, rádios Nacional e MEC, Rede Nacional de Comunicação Pública e Rede Nacional de Rádio.

Em 2021, foram economizados R$ 1,6 milhão com imóveis. As despesas referentes ao funcionamento administrativo tiveram queda de 10%. As despesas com pessoal também tiveram reduções significativas, com diminuição de cerca de 50 milhões de reais desde 2018. “Com a melhor alocação de recursos, os investimentos renderam frutos”, disse o presidente.

A Empresa Brasil de Comunicação conquistou o primeiro lugar no Ranking de Desempenho na Qualidade da Informação de Custos na categoria Empresas Estatais Dependentes do Tesouro e também no Ranking de Transparência do Tribunal de Contas da União (TCU) dentre as 56 estatais avaliadas. Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), a empresa ocupou o quarto lugar em elogios do cidadão no Ranking de Ouvidorias da Administração Pública Federal. Ainda de acordo com o relatório, a EBC conquistou mais 16 premiações e reconhecimentos no ano.

TV Brasil

Segundo dados da Kantar Ibope Media, a TV Brasil melhorou seu posicionamento no mercado entre as TVs abertas e fechadas.  A emissora saltou da nona posição, em dezembro de 2020, para o quinto lugar, em dezembro de 2021.  Com a modernização do parque tecnológico, o sinal foi 100% disponibilizado no Brasil via satélite.

A TV Brasil está presente em 23 capitais brasileiras e mantém parceria com 50 emissoras. Mais de 74 milhões de pessoas foram alcançadas com uma programação de qualidade, contendo jornalismo, atrações infantis, séries, filmes, teledramaturgias, musicais e entretenimento. Também fizeram parte da grade transmissões de grandes eventos esportivos, como as Paralimpíadas, Série D do Brasileirão, Liga Nacional de Futsal e Liga Nacional de Basquete (DF).

Rádios EBC

Com a instalação de novos transmissores em 2021 e a inauguração da banda estendida FM, o sinal FM das Rádios EBC está presente em 16 capitais brasileiras, alcançando 42,9 milhões de ouvintes.

As transmissões esportivas para o sistema de Rádio EBC das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022, dos campeonatos estaduais e Brasileiro, além da radionovela Direito de Ser Feliz, na Rádio Nacional da Amazônia – em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – também foram destaque.  

No ano em que a Rede Nacional de Rádio completou cinco anos de site, os acessos ultrapassaram a marca de 10 milhões e os downloads de conteúdo somaram cerca de 3 milhões.

Agência Brasil e digital

A Agência Brasil teve 127,3 milhões de visualizações de página, 78,4 milhões de usuários únicos e 71,5 mil downloads de fotografias de forma acessível e gratuita no ano passado. Já a Radioagência Nacional registrou 7,8 milhões de visualizações, 7,9 mil publicações e mais de 452 mil downloads de material.

O aplicativo TV Brasil Play apresentou em 2021 um crescimento de 1.048% no tempo de consumo de vídeos e alcançou 431 mil usuários. A ampliação da presença digital também se deu com o lançamento de novos perfis em redes sociais e o desenvolvimento de conteúdos próprios, resultando em 77 mil publicações e mais de 220 milhões de visualizações no YouTube da TV Brasil e TV Brasil Gov.

Fonte: EBC Geral

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Show de Roberto Carlos é cancelado por falta de segurança no Pacaembu

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Após vistoria, a prefeitura de São Paulo decidiu nesta sexta-feira (19) cancelar um show do cantor Roberto Carlos que estava programado para esta noite na Arena Pacaembu, ainda em obras. O show marcaria o aniversário de Roberto Carlos, que hoje completa 83 anos. Este também seria o primeiro evento que ocorreria no Mercado Livre Arena Pacaembu, desde que foi concedido à iniciativa privada.

A apresentação do cantor estava prevista para ser realizada no segundo subsolo da arena.

Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada após equipes dos bombeiros e do Departamento de Controle e Uso de Imóveis (Contru), órgão associado à Secretaria de Habitação, constatarem irregularidades no local, como falta de saídas de emergência, inexistência de sinalização de rotas de fuga, portas de saídas de emergência sem barras antipânico, piso irregular e inacabado devido a obras e sistema de detecção de incêndio inoperante.

No laudo, o Corpo de Bombeiros afirmou ainda que nem “sequer foi apresentado Projeto Técnico para Ocupação Temporária em Edificação Permanente (PTOTEP), contendo as devidas medidas de segurança contra incêndio”.

“Precisamos ter a segurança, sempre, como prioridade. Diante dos laudos emitidos pelos bombeiros e pelo próprio Contru, seria uma irresponsabilidade manter o show de hoje. Infelizmente, o evento teve de ser cancelado em razão do risco apontado nas vistorias. Torcemos para que o espetáculo possa ser realizado em breve, depois de a concessionária sanar as irregularidades”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

O antigo estádio do Pacaembu foi concedido à Allegra Pacaembu, que assumiu a gestão do complexo pelo prazo de 35 anos. Desde junho de 2021, o local está em obras.

A previsão inicial era de que, em janeiro deste ano, a nova arena já pudesse receber a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A Federação Paulista de Futebol (FPF), que organiza o torneio, chegou a confirmar que o jogo seria disputado no Mercado Livre Arena Pacaembu, mas como as obras ainda não terminaram e, alegando “falta de segurança”, a federação decidiu transferir a final do campeonato para a Neo Química Arena, do Corinthians.

No início da tarde de hoje, a concessionária da Arena Pacaembu chegou a divulgar uma nota informando que o show de Roberto Carlos seria mantido, afirmando que “todas as normas vigentes na cidade estão sendo cumpridas” e que não havia “razão para que o evento não seja realizado”. Mas depois a empresa voltou atrás.

“A Concessionária Allegra Pacaembu e a Four Even, no intuito de cumprir as determinações da prefeitura de São Paulo, informam que o show que seria realizado na data de hoje, 19 de abril de 2024, com o cantor Roberto Carlos, não será realizado”, escreveu a empresa no final da tarde de hoje.

De acordo com a empresa, as pessoas que adquiriram ingressos online para o show deverão entrar em contato com o canal de atendimento pelo WhatsApp 0800-232-0800. Já quem comprou ingressos físicos, terá de esperar por um comunicado da empresa de como será feita a devolução dos valores.

Fonte: EBC GERAL

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