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E-mail falso da Claro tenta roubar R$ 489,90 através de boleto

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Veja como se proteger do golpe
Bruno Gall De Blasi/Tecnolblog

Veja como se proteger do golpe

O antigo golpe do boleto falso da Claro ganhou uma nova variante. Usuários do Twitter relataram, nas últimas semanas, o recebimento de um e-mail esteticamente parecido com os informes da operadora. Além da cobrança de uma fatura atrasada no valor de R$ 489,90, o comunicado também diz o nome completo do remetente. O boleto e a mensagem, no entanto, não foram emitidos e nem mesmo enviados pela empresa.

Como funciona o golpe do boleto da Claro?

Os e-mails falsos são enviados por um endereço que não pertence à Claro. A mensagem é iniciada pelo nome do destinatário, informação que também aparece no assunto da mensagem. Em seguida, há o aviso de que existe uma fatura em atraso no valor de R$ 489,90 e que a segunda via está em anexo para a “comodidade” do cliente.

O PDF em anexo contém um código de barras e o nome da vítima. Mas, ao realizar o pagamento, o banco informa que o boleto foi emitido pelo MercadoPago . Além disso, a operadora sequer é mencionada ao confirmar a transação: no lugar, aparecem nomes de pessoas físicas que variam de acordo com o boleto gerado.

O analista sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, disse ao Tecnoblog que golpes a partir de faturas falsas de energia e internet são bastante comuns e não são novidades. Ele também explica que os fraudadores, no geral, usam fintechs devido à rapidez para abrir contas e emitir boletos e ressalta que o MercadoPago não é o único serviço utilizado para este fim.

“Porém, é importante ressaltar que essas instituições também são bastante rápidas em bloquear contas falsas. Por isso, o usuário deve procurar a instituição e fazer a denúncia assim que tiver a suspeita”, complementa.

Em relação aos nomes encontrados ao realizar o pagamento das supostas faturas, Assolini conta que os boletos falsos são emitidos em nome de laranjas. Mas nem sempre essas pessoas são coniventes com os golpistas: há, também, casos de vítimas que tiveram seus dados utilizados para abertura de contas online.

Você viu?

O Tecnoblog entrou em contato com a Claro nesta quarta-feira (10). Em nota, a operadora diz que “uma onda de golpes, por meio de boletos falsos, tem afetado vários setores de produtos e serviços no Brasil” e que “investe constantemente em políticas e procedimentos de segurança” para “identificar fraudes e proteger seus clientes”.

A operadora também explica que suas faturas são protegidas por senha e enviadas oficialmente pelo e-mail “[email protected]”. A operadora ainda orienta os clientes a confirmar o valor da conta pela Minha Claro e, em caso de dúvidas, entrar em contato através de seus canais de atendimento.

Como reconhecer e evitar golpes por e-mail?

Assolini ainda deu dicas sobre como reconhecer e evitar golpes por e-mail . Segundo o analista, as faturas falsas são sempre iniciadas com códigos de banco. Neste caso, por exemplo, os boletos começam com o código “237” (Bradesco), em vez dos números da operadora. “É importante que os usuários se familiarizem com esses códigos”, diz.

“Geralmente, as faturas de internet ou telefonia usam códigos específicos das concessionárias prestadoras de serviços, e, portanto, o código de barras da fatura legitima sempre começará com o número “8”, indicando esse tipo de empresa (como 846 ou 848 da Claro)”, explica.

Além disso, o analista sugere o uso de pagamentos em débito automático para evitar golpes e a sempre desconfiar de faturas recebidas por e-mail. Outra prática recomendada é o uso do Registrato para verificar onde seus dados estão sendo utilizados para abrir contas, solicitar cartões de crédito e empréstimos.

Em caso de pagamento de um boleto falso, o analista sênior da Kaspersky orienta a abertura de um boletim de ocorrência (BO). Também é preciso informar o golpe à instituição financeira em questão para que tomem as devidas providências a fim de evitar que outras pessoas se tornem vítimas também.

“Infelizmente, é difícil conseguir o dinheiro de volta, pois os golpistas costumam ser rápidos: assim que o dinheiro cai na conta destinatária do boleto, eles fazem a transferência ou o saque para outras contas, especialmente usando o Pix”, diz. “Por isso, é importante comunicar a fraude à fintech envolvida”.

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Compensa comprar celular na China? Veja os prós e contras

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Veja se compensa comprar um smartphone na China
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Veja se compensa comprar um smartphone na China


Com o dólar nas alturas e a alta carga tributária brasileira, além da crise global de chips , os celulares têm ficado cada vez mais caros no Brasil . Diante disso, muita gente tem optado por importar smartphones da China .

Mas será que a transação compensa? Para responder a essa pergunta, é preciso entender sobre o funcionamento dos celulares estrangeiros no Brasil, a carga tributária, o tempo de entrega e a assistência técnica depois da compra. Abaixo, confira todos os prós e contras de comprar um celular na China.

É legal comprar celular na China?

Compras internacionais são consideradas importações , e podem ser feitas por qualquer pessoa em sites estrangeiros de confiança. No caso de smartphones , porém, modelos que ainda não foram homologados no país podem ser barrados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para homologar um smartphone , a Anatel realiza diversos testes de qualidade antes de liberar sua venda no Brasil. A agência recomenda que só sejam comprados celulares verificados por ela e, por isso, na hora de escolher um modelo em um site chinês, é interessante avaliar se o mesmo já é vendido no Brasil.

Celular comprado na China funciona no Brasil?

Outro ponto de atenção são as frequências que o smartphone escolhido possui. Cada país trabalha tecnologias de comunicação em frequências diferentes e, por isso, alguns celulares estrangeiros podem não funcionar aqui ou perder alguns recursos.

“Um celular estrangeiro que possui capacidade para comunicação 4G poderá, por exemplo, ter suas funcionalidades limitadas à tecnologia 3G devido à incompatibilidade com as frequências adotadas no Brasil”, explica a Anatel .

A agência mantém uma tabela que mostra as frequências utilizadas no Brasil. Antes de escolher um celular em um site chinês, confira se essas frequências constam nas especificações do dispositivos. A tabela pode ser encontrada neste link .

Celular chinês fala português?

Antes de escolher um modelo, também vale a pena conferir com o comprador se ele conta com a opção de mudar o idioma para português. Em caso negativo, será necessário instalar uma ROM alternativa que tenha a opção PT-BR depois de receber o smartphone.

É mais barato comprar um celular na China?

Este é um dos fatores que precisam de maior análise antes de fazer uma compra. Produtos internacionais podem ser taxados na chegada ao Brasil, só sendo liberados mediante pagamento do imposto.

Você viu?

“Toda compra internacional feita em sites internacionais é uma importação, assim como o recebimento de um presente vindo do exterior. Nesses casos, são exigidos alguns procedimentos para a entrega, um deles é o ‘desembaraço aduaneiro'”, afirmam os Correios.

As importações feitas por pessoas físicas não podem exceder o limite de US$ 3 mil, e taxas podem ser cobradas sobre esse valor. É possível que um celular passe direto pela Receita Federal e não sofra nenhuma taxa? Sim. Mas também é possível que ele sofra todas as taxas possíveis e, por isso, é muito importante contar com essa possibilidade antes da compra. 

Se seu produto por taxado, os Correios  enviarão um aviso por meio do código de rastreio. Em seguida, você deverá realizar o pagamento das taxas e impostos no próprio site dos Correios em até 30 dias para liberar o produto para entrega – caso contrário, ele é devolvido ao remetente. Confira quais cobranças seu celular chinês pode enfrentar:

  • Despacho postal: não é frete nem tributo, é um valor fixo de R$ 15 pago aos Correios por seus serviços aduaneiros.
  • Imposto de importação: 60% sobre o valor aduaneiro.
  • ICMS: valor varia de acordo com o estado, e gira em torno de 20% sobre o valor aduaneiro.

Os impostos são cobrados, como mencionado, sobre o valor aduaneiro . Este valor é a soma da mercadoria, frete e seguro de transporte (quando houver). Ou seja, se você comprou um celular de US$ 300 e pagou US$ 20 pelo frente e US$ 10 pelo seguro, por exemplo, os impostos serão cobrados sobre o total, US$ 330.

Aqui, vale a pena conversar com o comprador antes de realizar os cálculos para saber se compensa importar um smartphone . Isso porque, por padrão, a maioria dos sites chineses declara o valor dos celulares bem abaixo do cobrado. Um celular de US$ 300, por exemplo, pode ter nota fiscal de US$ 100, fazendo o imposto também se tornar mais baixo.

Quanto tempo um celular demora para chegar da China?

Isso depende da forma de envio escolhida no momento da compra. Geralmente, o conhecido frete grátis  é o mais demorado, podendo chegar a 40 dias úteis. Neste link do site dos Correios , é possível encontrar todas as opções de frete internacional com prazo e preço.

Celular chinês tem direito a assistência técnica no Brasil?

Se você decidir comprar um smartphone na China e ele vier com algum problema ou quebrar ao longo do tempo, as marcas são obrigadas a darem suporte e garantia a ele no Brasil? Entramos em contato com as principais fabricantes no país, e todas elas disseram que só prestam assistência a produtos adquiridos aqui. A Apple não retornou nosso pedido até o momento desta publicação. Confira as respostas:

  • Xiaomi : A Xiaomi oferece assistência somente para os consumidores brasileiros que fazem as compras via canais oficiais da marca, lojas físicas, e-commerce e nos varejos e marketplaces parceiros, como Casas Bahia, Americanas, Operadora Vivo e Magazine Luiza.
  • Samsung : A garantia e o serviço de assistência técnica oferecidos pela Samsung Brasil contemplam apenas os smartphones fabricados e adquiridos no País, em lojas próprias da marca, revendedores autorizados ou parceiros varejistas oficiais.
  • Motorola : A Motorola oferece garantia e assistência técnica apenas a produtos fabricados e vendidos no Brasil.

Apesar das fabricantes dizerem que não realizam assistência técnica de produtos importados, o Procon-SP garante que isto está previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

De acordo com o órgão, os produtos comprados fora do Brasil que apresentarem problemas devem ser consertados pela fabricante local. “O fabricante do produto deverá consertá-lo, desde que a marca seja mundialmente conhecida, já que o fornecedor nacional beneficia-se da marca, valendo-se da maciça publicidade e credibilidade. O fornecedor brasileiro, que representa a marca internacional, deverá reparar o produto adquirido no exterior, mesmo sem a garantia mundial, no prazo máximo de trinta dias corridos, contados a partir da data da reclamação”, diz o Procon-SP.

O órgão ainda afirma que, de acordo com o CDC, se o conserto não for feito em 30 dias, o consumidor pode escolher e exigir:

  • A substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
  • A restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
  • O abatimento proporcional no preço.

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