TECNOLOGIA

Drone alemão pode encontrar pessoas por seus gritos

Publicados

em


source
Drone procura vítimas
Unsplash/Josh Sorenson

Drone procura vítimas

Um drone que procura humanos pelos seus gritos parece algo saído de algum filme de terror independente com orçamento duvidoso, mas neste caso é um projeto real conduzido por pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Comunicação, Ergonomia e Processamento da Informação (FKIE), na Alemanha .

A premissa, felizmente, só assusta no nome – “ Ninho do Corvo ” é o apelido do projeto -, já que sua aplicação pretende ser bem mais altruísta: a ideia é criar um drone capaz de procurar vítimas de desastres e outros episódios pelos gritos, já que, por qualquer razão, acabaram presas em escombros ou não foram percebidas por times de resgate no solo.

“O nosso projeto é continuado, então ainda estamos fazendo muitos testes. Nós já tivemos sucesso em detectar e localizar sons impulsivos [gritos] com e sem inclinação e dentro da abrangência do drone”, disse a líder do projeto, Macarena Varela, em um comunicado à imprensa. “Nós vamos testar o sistema em um drone ativo para medir sons impulsivos, e processar os dados por meio de diferentes métodos para também estimar a posição geográfica de cada som”.

Você viu?

Em 2020, tivemos cinco terremotos de magnitude 6 ou superior, resultando na morte de aproximadamente 180 pessoas. Embora não seja possível afirmar quantos destes óbitos tenham sido de vítimas não encontradas, é de se esperar que sobreviventes presos em escombros busquem ajuda. Entretanto, como o som da voz tende a ricochetear de paredes e outras superfícies, há grandes chances de que ele pareça vir de outra direção – isso quando são ouvidos.

A pesquisa liderada por Varela tem potencial para salvar vidas . Dentro da complexidade sonora de um desastre, um dispositivo capaz de isolar sons específicos para buscar vítimas certamente seria de grande ajuda – especialmente considerando que drones têm a capacidade de chegar em lugares que humanos não podem, ou levariam tempo demais.

O projeto “Ninho do Corvo” ainda não foi testado em voo , mas seus progressos atuais devem ser apresentados no encontro da Sociedade Acústica da América, nesta semana.

Comentários Facebook
Propaganda

TECNOLOGIA

Google, Gmail e YouTube vão barrar login em celulares Android muito antigos

Publicados

em


source

Tecnoblog

Google bloqueia apps de Android antigo
Unsplash/Kai Wenzel

Google bloqueia apps de Android antigo

O Google vai barrar o login em serviços como Gmail e YouTube em celulares com versões muito antigas do Android. Um comunicado da empresa aos usuários diz que as proibições vão começar a partir de 27 de setembro, e valem para quem usa Android 2.3.7 Gingerbread ou inferior.

Segundo a companhia, o motivo para o encerramento do login nestes aparelhos é a falta de segurança. “Como parte de nossos esforços contínuos para manter nossos usuários seguros, o Google não permitirá mais login em dispositivos Android que executam Android 2.3.7 ou inferior a partir de 27 de setembro de 2021”, disse Zak Pollack, gerente da comunidade de ajuda do Android.

A proibição afeta todos os apps do Google — usuários que deslogarem de suas contas não poderão mais checar e-mails, obter histórico de navegação do Google Maps e muito mais. O fim do suporte a contas Google no Android 2.3.7 pode resultar em erros de nome de usuário ou senha ao tentar acessar produtos do Google.

Você viu?

A companhia afirma ainda que a criação de novas contas Google não poderá ser realizada nestes dispositivos. Caso o usuário tente redefinir as configurações de fábrica do aparelho, não será possível realizar um novo login. Redefinições de senha também irão interromper o uso da conta nos celulares com sistema defasado.

Google fornecerá solução alternativa via web

Sabemos que quem ainda utiliza o Android 2.3.7, lançado em dezembro de 2010, dificilmente faz isso porque quer — provavelmente o aparelho não suporta uma versão superior do sistema. O Google incentiva o uso do Android 3.0 ou superior, mas caso isso não seja possível, há uma forma alternativa de usar alguns serviços.

“Se você não pode atualizar seu dispositivo para uma versão mais recente do Android (3.0+), você pode tentar fazer login em sua conta do Google no navegador da web do seu dispositivo. Você ainda pode usar alguns serviços do Google quando conectado ao Google no navegador do seu dispositivo”.

Para acessar sua Conta do Google e e-mail em seu dispositivo usando um navegador da web, siga os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo do navegador do seu telefone.
  2. Acesse sua conta em myaccount.google.com.

Você também poderá acessar o Gmail em mail.google.com, pelo navegador.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana