diamantino

Dor de garganta é sintoma mais comum da variante Ômicron, saiba todos

Publicados

em


A variante com maior velocidade de transmissão comunitária, desde o início da pandemia, a Ômicron, tem lotado os postos de atendimento médico e também o Centro de Triagem Covid-19 – CTC, de Diamantino com pessoas apresentando sintomas gripais, sendo a queixa mais comum a “dor de garganta”.

Perguntado sobre os efeitos da nova variante presente no município e em todo o Estado, o médico anestesiologista, Dr. Renan Loureiro, ressalta que a doença mutada não tem alteração nas condições clínicas, porém se manifestando de forma menos agressiva do que as variantes anteriores e enaltece a importância pela confirmação ao menor sinal de sintomas gripais para a contenção da disseminação do vírus.

“Tenho observado que a grande maioria dos casos de infecção pelo novo coronavírus, se manifestam de forma “leve” nos pacientes, o que via de regra leva às pessoas a não desconfiarem que possa ser a Covid-19. Contudo, se você tiver o menor sintoma respiratório, como tosse, coriza, espirros, por mais leve que seja, tem de suspeitar que possa ser o novo coronavírus”, adverte o médico. “Vale salientar que, em pessoas vacinadas, os sintomas da Ômicron parecem se concentrar no trato respiratório superior, como nariz e garganta”, acrescenta.

Sintomas da Ômicron

O período de incubação, ou seja, o intervalo entre a data de contato com o vírus, até o início dos sintomas, parece ser menor em pessoas contaminadas pela variante Ômicron em detrimento de outras variantes, sendo estimado em apenas 3 dias, mais rápido do que nas variantes Beta, Delta e Gama, que apresentavam sintomas entre o 2º e o 10º dia da exposição ao vírus.

Contudo, se a nova variante leva menos tempo para manifestar sintomas, assim também como leva menos tempo para começar a transmitir o vírus, também leva menos tempo para a se recuperar da infecção.

Há ainda um contrassenso entre os especialistas sobre essas novas condições, se por consequência da imunidade adquirida pelo ciclo vacinal, ou se é uma característica específica da Ômicron.

Veja os principais sintomas da Ômicron:

  • Febre e calafrios
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar
  • Cansaço
  • Dor muscular, ou no corpo
  • Dor de cabeça
  • Perda de olfato ou paladar
  • Dor de Garganta
  • Congestão nasal, ou coriza
  • Náusea ou vômito
  • Diarreia

A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de Diamantino, reforça as ações em resposta aos surtos de covid-19 detectados no município, sendo a principal proposta, o funcionamento do Centro de Triagem Covid-19 – CTC, entre as 07:30 e 18:30 horas, durante os 7 dias da semana, bem como o recebimento dos pacientes com sintomas gripais no período vespertino pelas unidades básicas de saúde (PSF e ESF) em toda a zona urbana.

A orientação para os pacientes do bairro Novo Diamantino e adjacências é a de que ao sentir qualquer um dos sintomas relacionados acima, procurem a unidade de saúde do seu bairro para avaliação médica e com a notificação do médico, realizar o teste de antígeno no Laboratório Municipal de Diamantino, localizado anexo ao ESF Central.

Como evitar a infecção pela Ômicron?

As medidas de prevenção da covid-19, continuam valendo: vacinar-se, lavar as mãos constantemente com água e sabão, utilizar corretamente as máscaras de proteção facial (de preferência a PFF2, mais recomendada para conter a Ômicron, ou qualquer variante) evitar contato pessoal, aglomerações e ambientes pouco ventilados, assim como não tocar olhos, nariz e boca, quando as mãos não estiverem higienizadas, além de ficar isolado em casa se estiver doente ou com sintomas gripais.

Se você não estiver doente, ou não sentir sintomas gripais, não é necessário a realização do teste de antígeno, e no caso de contato com pessoas com confirmação de infecção, observar o aparecimento dos sintomas entre o 3º e 7º dia.

Dr. Renan loureiro reforça que para mitigar a transmissão comunitária de todas as variantes do novo coronavírus, é necessário que sejam realizados esforços conjuntos, entre Poder Público e a população.

“O principal fator para vencermos o vírus é a cooperação entre todos, em uma pandemia não dá para ser cada um por si. A situação requer esforço de todos, cabendo ao Poder Público o tratamento e imunização e a população adotar as medidas de enfrentamento amplamente disseminada desde o início da pandemia”, reforça.

Comentários Facebook
Propaganda

diamantino

Semana do Meio Ambiente terá atividades e lançamento do selo “Diamantino 100% Vida”

Publicados

em

Em busca da conscientização da população, a Prefeitura de Diamantino promove, de 30 de maio a 03 de junho, a Semana Mundial do Meio Ambiente, com ampla programação e lançamento do selo “Diamantino 10% vida!”.  A abertura oficial da campanha será às 17h da próxima segunda-feira (30) na Câmara Municipal de Diamantino, com a presença de representantes das secretarias afins e parceiros, convidados e também será aberta ao público.

Na oportunidade, será lançado o selo “Diamantino 100% Vida!”, que visa, uma campanha permanente com o propósito de transformar o município em referência na luta em defesa do meio ambiente com o apoio de toda a sociedade.

William Aires de Assis Couto, coordenador de Meio Ambiente em exercício, explica que a iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com as secretarias de Saúde e Vigilância Sanitária, Educação, Cultura e Turismo, Agricultura, Administração, Esporte e Lazer, além da Empaer e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

“Pela primeira vez a Prefeitura de Diamantino promove um evento deste porte em defesa do meio ambiente. Todas as secretarias e demais parceiros convidados acolheram de pronto a proposta e contribuíram na construção da programação”, ressalta William Couto, informando que também será lançada durante a Semana Mundial do Meio Ambiente a campanha contra as queimadas.

O coordenador destaca também o ato de lançamento de sementes que será realizado no pátio da catedral com dezenas de crianças da rede municipal. Elas soltarão balões cheios de sementes que cairão sobre a cidade e poderão florescer. A Educação também está promovendo um concurso de redação sobre meio ambiente e os vencedores serão premiados no dia 1º.

Dois pit stop serão realizados em diferentes pontos com a distribuição de panfletos sobre o perigo das queimadas e orientações de como proceder e denunciar os casos.

Confira a programação:

30/-6 – ABERTURA SOLENE E LANÇAMENTO DO SELO “DIAMANTINO 100% VIDA!”
Horário: 17h
Local: Câmara Municipal de Diamantino

31/05 – ATO DE LANÇAMENTO DE SEMENTES COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Horário: 8h30
Local: Pátio da Catedral

01/06 – PREMIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Horário: 14h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação

01/06 – PIT STOP DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA QUEIMADAS
Horário: 16h
Local: Em frente a Prefeitura de Diamantino

02/06 – PIT STOP DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA QUEIMADAS
Horário: 16h
Local: Rotatória do Posto 10, Novo Diamantino

03/06 – PALESTRA SOBRE QUEIMADAS COM O CORPO DE BOMBEIROS
Horário: 8h30
Local: Escola Tiradentes

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana