Saúde
Distrito Federal volta a proibir público em competições esportivas

O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, assinou, nesta quinta-feira (27), decreto que retoma a proibição de público em competições esportivas na capital. A medida foi tomada por causa do aumento de casos de covid-19 na capital federal.
Na semana passada, o governo tinha voltado a exigir o uso de máscaras em espaços ao ar livre, como parques, vias públicas e áreas de uso comum em condomínios residenciais e comerciais. Também foi proibida a realização de eventos mediante cobrança de ingressos.
De acordo com Ibaneis, o fechamento total do comércio e das demais atividades, como ocorreu em março de 2020, não será necessário, mas é preciso tomar medidas para evitar aglomerações.
“Ter um jogo de futebol com 40 mil pessoas, 50 mil pessoas, não é recomendável em um momento como este”, declarou.
No DF, as regras sanitárias para conter o avanço da covid-19 começaram a ser flexibilizadas em novembro do ano passado, quando a taxa de transmissão era de 0.7. Nesta quinta-feira, o índice está em 1,71. Isso significa que 100 infectados passam covid para 171 pessoas.
*Com informações do governo do Distrito Federal
Edição: Nádia Franco

Saúde
Surto de varíola pode ter origem em raves na Europa, diz médico da OMS


Segundo o David Heymann, conselheiro da Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto de varíola do macaco na Europa pode ter sido causado por hábitos sexuais de risco em raves na Espanha e na Bélgica.
Em entrevista à Associated Press (AP), o médico afirmou que que a principal teoria para explicar a propagação da doença é a transmissão sexual entre homens gays e bissexuais em duas raves e pode ser encarado como um “evento aleatório”.
“É muito possível que alguém tenha se infectado, desenvolvido lesões nos genitais, nas mãos ou em outro lugar, e depois tenha espalhado para outras pessoas quando houve contato físico ou sexual próximo”, disse.
Um relatório do governo alemão obtido pela AP, disse que o risco de pegar a varíola do macaco “parece estar principalmente em contatos sexuais entre homens”. Os casos do país estariam relacionados a exposição à doença em “eventos de festa, incluindo nas Ilhas Canarias e em Berlim, onde ocorreram atividades sexuais”.
Heymann participou de uma reunião com o grupo consultivo da OMS sobre ameaças de doenças infecciosas na última sexta-feira (20) para avaliar a epidemia.
Ele afirmou que não há evidências de que a varíola possa ter se transformado em uma doença mais infecciosa. Nos últimos anos, ela foi fatal em até 6% das infecções.
Heymann reforçou que a varíola não é como a Covid-19: “Precisamos desacelerá-lo, mas ele não se espalha no ar e temos vacinas para protegê-lo”.
-
POLÍCIA6 dias atrás
Agonia da Rota do Oeste continua matando. Em Sorriso foram identificadas 8 das 11 vítimas; veja novos vídeos
-
artigos5 dias atrás
Concentração de renda e pobreza no Brasil
-
POLÍCIA6 dias atrás
Acidente entre ônibus e carreta mata pelo menos 11 pessoas em Sorriso; veja vídeo
-
cultura5 dias atrás
Secel prorroga para dia 31 o prazo de inscrições dos editais da Cultura
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrás
Lula e Janja se casam em São Paulo; uso do celular foi vetado aos convidados
-
Mato Grosso4 dias atrás
Frio intenso faz gear em Mato Grosso; veja vídeo
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
“Não sou papagaio de pirata. Minha candidatura será pautada pelo meu trabalho”, defende Neri Geller
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
Santa Catarina registra chuva congelada e mínima chega a -2,4ºC; veja vídeo