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Dirigentes de entidades apontaram alternativas durante a apresentação do diagnóstico da economia de Mato Grosso

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Durante o lançamento do estudo do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio, onde investir em Mato Grosso, com a palestra de um dos economistas mais renomados do país, Paulo Gala, com o tema ‘complexidade econômica, como entender esse cenário, os representantes de algumas entidades de classes, responderam questionamentos do público sobre a variedade econômica do estado.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, destacou o crescimento da região metropolitana com municípios menores que precisam se desenvolver. Ele lembrou que se criou o projeto da região metropolitana e não foi para frente. Na ocasião, ele defendeu o desenvolvimento regional e a necessidade de se investir em tecnologia, para industrializar parte de produção local, ao invés de importar. “Temos uma gama de produtos aqui, que precisam ser industrializados nos municípios. Quando fui prefeito de Nortelândia, investimos em um projeto que deu certo, que gerou emprego e renda para muitas famílias. Oferecemos a capacitação em costura industrial e a produção atendeu uma grande demanda de  confecções da Capital. Um trabalho de empreendedorismo desenvolvido com parcerias”, disse ele. Mato Grosso é rico em produção de algodão, por que não investir na indústria têxtil em Mato Grosso? Indagou, destacando que Mato Grosso é um estado com enormes potenciais e iniciativas, que contribuem para gerar oportunidades.

O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, respondeu o questionamento sobre de que forma a integração por meio de ferrovias em Mato Grosso. Ele assegurou que o modal contribuirá para o desenvolvimento do estado e destacou que Mato Grosso está no centro do Brasil, concentrando os grandes produtores de grãos, além de indústria e comércio. “A  logística onera muito o custo dentro do estado. Com a construção de três ferrovias, o preço do frete vai diminuir. Com isso, os produtos vão circular no estado inteiro e contribuir para a economia regional”, garantiu, frisando que as ferrovias serão muito bem vindas, e que são esperados os investimentos que tragam mais desenvolvimento para as regiões de Mato Grosso.

Ele destacou que o estudo foi realizado pela Fecomércio, visando contribuir para o desenvolvimento de Mato Grosso. Segundo ele, com as informações, os investidores que pretendem aplicar ou expandir seus negócios poderão utilizar os recursos em regiões específicas, que tenham maior interesse. “Podemos adiantar que o material é bastante completo, contendo informações estratégicas, que vão mostrar as potencialidades de cada região do estado e suas cidades-polo”, explicou Wenceslau.

O presidente Central do Sicredi Centro Norte, João Carlos Spenthof, abordou a participação da agricultura familiar em Mato Grosso e de que forma a instituição financeira vem atendendo o segmento rural. Na sua opinião, a agricultura familiar é muito importante, pois fixa o homem no campo. “Temos mais de 100 mil pequenas propriedades rurais espalhadas pelo estado. Apesar da pujança dos grãos,  a agricultura familiar tem um papel sócio econômico essencial junto a população que usufrui dos produtos do campo. O Sicredi já liberou mais de um milhão para os  pequenos produtores. Além de indústria e comércio, a instituição também apoia o agronegócio. Queremos ser protagonistas da agricultura familiar em Mato Grosso”, destacou o dirigente do Sicredi.

O secretário estadual de Fazenda, Rogério Gallo, ressaltou  a perspectiva do governo em relação ao gás natural para Mato Grosso. Ele afirmou que tem quase cinco milhões de metros cúbicos de gás chegando ao estado. “Nós utilizamos pouco mais de dois milhões e meio. A agora com a escassez de chuva, a geração de energia com gás natural é uma alternativa mais econômica e representa uma fonte energética importante. O gás trará muita economicidade e  garantiu que aqueles que utilizam os veículos movido á gás terão mais economia, como também as indústrias. Estamos expandindo nossas relações e vamos buscar mais ferramentas que possamos usufruir deste produto”, informou Gallo.

Já o representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Celso Banazeski, destacou a importância do novo ciclo das commodities para Mato Grosso. Ele chamou atenção para o fato de que Mato Grosso tem um grande crescimento econômico, mas convive com uma enorme  desigualdade regional. “Estamos percebemos esta grande desigualdade entre municípios por várias questões. Consideramos que um dos caminhos, será verticalizar a produção agrícola, temos que instruir a qualificar essa mão de obras no campo, dar assistência técnica em todas as áreas rurais, temos que pensar na desigualdade econômica entre as regiões. Eu vejo como o estado de oportunidade, mas temos que saber aproveitar isto e fazer com que as pessoas aqui aproveitem também”, assinalou.

Fonte: AMM

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Realizadores da Campanha Natal Solidário anunciam ganhadores da oitava edição

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Os prêmios da campanha Natal Solidário foram sorteados nesta quarta-feira (8), durante live realizada pelos organizadores e apoiadores, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios  – AMM. A edição de 2021 contou com a adesão de 116 municípios e arrecadou cerca de 800 toneladas de alimentos que vão beneficiar aproximadamente 38 mil famílias em Mato Grosso. A campanha foi realizada pelo Instituto Cometa de Cáceres, em parceria com a AMM, Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios-APDM e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social-Coegemas.

O sorteio foi realizado pela loteria federal e contemplou moradores de cinco municípios. O ganhador do carro HB20 Hyundai foi José Dias Oliveira, de Rondonópolis – (Cupom Nº 0/75393). A Motocicleta Honda CG 160 foi para Giovani, de Marcelândia – (Cupom Nº 0/25068). A geladeira foi sorteada para Emanuel Cassian, de Tangará da Serra  – (Cupom Nº 0/97399). A ganhadora do fogão foi Gislene, de Alta Floresta –  (Cupom Nº 0/95711). A TV Smart de 50 polegadas foi para a Casa da Amizade, de Juína – (Cupom Nº 0/20651).

A coordenadora geral da AMM, Juliana Ferrari, que representou o presidente Neurilan Fraga,  ressaltou a importância da iniciativa para ajudar milhares de famílias nos municípios de Mato Grosso. “A campanha foi muito especial e gerou ótimos resultados. Este ano a AMM abraçou a iniciativa e com a ajuda de todos os colaboradores conseguimos arrecadar quase cinco toneladas de alimentos. Temos um sentimento de muita gratidão por todos que os que participaram ativamente, mobilizando, arrecadando e contribuindo para transformar a mesa de muitas famílias”, assinalou.

A presidente do Instituto Cometa, Rosimari Ribeiro, que representou o ex-prefeito Francis Maris, idealizador da iniciativa, disse que mesmo com todas as dificuldades, a oitava edição da campanha foi um sucesso. “A pandemia paralisou a maioria dos projetos sociais, mas não paralisou nossa solidariedade. Aos ganhadores, parabéns e obrigada por terem participado. Que em 2022 possamos estar juntos e continuar com nossa jornada solidária e fazer muito mais do que fizemos esse ano”, salientou.  

A presidente da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios-APDM, Scheila Pedroso, também destacou o alcance social da campanha e parabenizou as instituições realizadoras e parceiras que se mobilizaram para o sucesso da iniciativa.  “Os municípios estão participando e vamos fazer a entrega dos alimentos para o Natal. A campanha fará a diferença para muitas famílias”, frisou.  

Com o tema ‘Ajude a Construir um Natal Mais Solidário’, a campanha avançou dentro de um cronograma cumprido pelos municípios, desde o seu lançamento em abril em Cuiabá. O projeto recebeu a adesão de 116 municípios de diferentes regiões do Estado que realizaram parcerias com os estabelecimentos comerciais e instituições locais, visando a arrecadação dos alimentos para atender as comunidades em situação de vulnerabilidade.

A participação dos municípios ocorreu por meio de um termo de parceria, assinado pelos prefeitos e o Instituto Cometa. As prefeituras tiveram um longo período de arrecadação dos alimentos nos municípios e as Secretarias de Assistência Social ficaram responsáveis pela organização e a distribuição dos alimentos em cada município.

A campanha chegou a sua 8ª edição com o objetivo de arrecadar alimentos para serem distribuídos. A cada ano, a iniciativa promovida pelo Instituto Cometa vem evoluindo, com as parcerias de entidades, clubes de serviços e empresas. Conforme o calendário, após o sorteio, a distribuição das cestas básicas será realizada até o dia 22 de dezembro em cada município.

Fonte: AMM

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