diamantino

Diamantino resgata patrimônio imaterial em comemoração à semana de Mato Grosso

Publicados

em


Durante toda a semana, o Governo de Diamantino por meio da assessoria e cultura, em comemoração alusiva aos 273 anos de Mato Grosso, promove o resgate do patrimônio cultural e imaterial do município com a mostra de artistas, lives e sarais de poesia. A programação teve início nesta segunda (10) e segue até o próximo sábado 15 de maio.

Parte da tradição regional, o “Tchá co Bôlo” ganhou destaque nesta manhã na Fundação Cultural e contou com a participação dos secretários de gestão, de vereadores e do prefeito Dr. Manoel Loureiro Neto (MDB) que falou sobre a importância da riqueza cultural de Diamantino para a construção identitária cultural de Mato Grosso.

“Diamantino é um dos maiores expoentes culturais do país, são raros os locais a exceção dos grandes centros que possuem acervos como os expostos em nossos dois museus, aqui preservamos a memória do Brasil e até da Coroa Portuguesa, temos registros jesuíticos e de expedições realizadas por Rondon, Roosevelt e Langsdorf”, disse.

“Entretanto, o maior patrimônio a ser preservado é o imaterial, aquele intangível, a dança, as manifestações religiosas como a percorrida da bandeira do Divino, as manifestações artísticas pela dança e até através das peculiaridades culinárias”, conclui o prefeito.

Ainda nesta segunda-feira, foi realizada uma Live no perfil da Prefeitura de Diamantino no Facebook sob a temática “Pintura em tela livre” com a artesã Maria do Carmo Martins de Oliveira e apresentação do “Rasqueado” com o casal Antônio e Helena.

Amanhã, terça-feira (11.05) serão apresentados pelos senhores Claudio Guimarães, Antônio Mesquita e Edith Barros, depoimentos acerca das lendas urbanas, crendices e contos populares de Diamantino.

Na quarta-feira (12.05) haverá Live às 16 horas no perfil da Prefeitura de Diamantino no Facebook, sobre artesanatos com as artesãs Lenice e Valquíria além da apresentação da velha guarda e de Siriri com Viviane Cristina.

Quinta-feira (13.05), acontece Live com transmissão pelo perfil da Prefeitura de Diamantino no Facebook sobre música com Raquel Lachman dos Santos, linguajar cuiabano com Suzana Dias, sobre o “Cururu” com Senhor Geraldo e a declamação de poesias do escritor Sérgio Rosman por Nivaldo Gomes.

Sexta-feira (14.05), também com transmissão pela fanpage da Prefeitura de Diamantino no Facebook, ocorre a Live sobre a dança do “Siriri” com apresentação artística.

Finalizando, no sábado (15.05) haverá a apresentação da gravação com Edileuza Macedo sobre as manifestações religiosas, vivências em Mato Grosso, dança do Siriri e sobre o manejo e confecção da viola de chocho.

Comentários Facebook
Propaganda

diamantino

Esperança chega através de donativos para vítimas de incêndio no Novo Diamantino

Publicados

em


No dia seguinte ao incêndio que destruiu duas casas na Rua Jacarandá no bairro Novo Diamantino os agentes do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS realizaram o atendimento ao casal afetado pela destruição das chamas. A partir de agora a esperança é reconstruída com a ajuda da população e da prefeitura que recebe doações e as redistribuí através do “Programa Mãos que Doam, Mãos que Agradecem”.

No mesmo terreno além da existência do imóvel residencial, também funcionava um comércio de móveis e eletrodomésticos usados, sendo constatada a perda de todos os bens móveis, alimentícios e vestuário de ambas edificações.

Como atendimento emergencial, foram entregues as vítimas cestas de alimentos e higiene pessoal, e realizado o cadastro no “Programa Mãos que Doam, Mãos que Agradecem”, para que a obtenção de donativos aos moradores.

De acordo com a assistente social Ana Cristina, estão disponíveis para a entrega as vítimas uma ‘pack’ contendo camas, colchões, roupas de cama, vestuário, cômoda e fogão, que devem proporcionar uma retomada na vida do senhor e da senhora que habitavam a residência. Outra medida adotada pela Secretaria de Assistência Social é a verificação de apoio com o auxílio aluguel pelo período de 3 meses.

O que é o Programa Mãos que doam, Mãos que Agradecem?

O programa consiste no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social acometidas por eventos indesejados como vítimas de enchentes, incêndios ou simplesmente pela falta de oportunidade, preferencialmente que não possuam nenhum tipo de renda ou se enquadram em até 3 salários mínimos. Essas pessoas poderão que podem fazer a diferença na reconstrução da dignidade, sendo o primeiro passo para o recomeço.

O que pode ser doado?

Podem ser doadas, as sobras de materiais de construção, móveis usados, colchões, eletrodomésticos, produtos de higiene, higiene pessoal, limpeza, dentre outros itens em boas condições que não tenham mais utilidade ou já realizaram a troca.

Como participar?

Para ser uma mão que doa ou a mão que agradece, o interessado deverá procurar a Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Quintino Bocaíuva S/N, no Centro de Diamantino, ou entrar em contato através do telefone (065) 3336-2843, ou na Avenida Edgar Smit S/N, no Novo Diamantino, que também atende pelo número telefone (065) 3337-1823.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana