mato grosso

Detran-MT realiza plantio de 800 mudas de árvores em toda a sede

Publicados

em


Cerca de 800 espécies de árvores nativas e frutíferas estão sendo plantadas em todo o complexo da sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), em Cuiabá. A arborização faz parte da reforma para acessibilidade e sinalização viária da sede da Autarquia.  

Uma diversidade de mudas de árvores frutíferas tais como abacate, limão, acerola, pitanga, goiaba, açaí, figo, caju, coco anão, tamarindo, pitomba, ata e romã, além de mudas de mini ixora vermelha estão sendo plantadas nos canteiros do entorno das calçadas e nas áreas verdes da parte interna entre os blocos do Detran.

Ao redor da pista de prova prática de direção e nas calçadas externas da sede serão plantadas mudas de árvores nativas como Ipê branco, Ipê amarelo, Ipê roxo e Ipezinho de jardim e também mudas de algumas árvores frutíferas.

Para o plantio das mudas na área externa da sede do Detran-MT, a Coordenadoria de Obras e Engenharia da Autarquia está seguindo as normas estabelecidas pelo decreto municipal n° 5.144 de 15/02/2012, da Prefeitura de Cuiabá, que dispõe sobre a arborização pública na área urbana, especialmente no que tange ao plantio de novas mudas em calçadas e as espécies que podem ser utilizadas na arborização viária.

Acessibilidade e sinalização

As obras para acessibilidade e sinalização viária da sede do Detran-MT já estão quase 70% executadas. Estão prontas as calçadas do entorno do complexo que foram readequadas com sinalização tátil e rampas de acesso, de acordo com normas técnicas e legislações vigentes de acessibilidade. Também já está executada parte das pistas nas vias de acesso aos blocos, que agora são de concreto.

Serão readequadas ainda as vagas de estacionamento de uso exclusivo, construída faixas elevadas com sinalização tátil para travessia de pedestres, além da instalação de guarda-corpos em locais próximos à desníveis existentes, readequação de escadas e corrimãos de acesso aos blocos, adequação de acessibilidade nos sanitários de todos os blocos e no interior de todos os setores, entre outros.

O objetivo é adaptar a sede do Detran e acesso aos blocos para utilização de maneira autônoma, independente e segura.  

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Mato Grosso registra 342.243 casos e 9.031 óbitos por Covid-19

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (17.04), 342.243 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 9.031 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 1.169 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos  342.243 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 11.631 estão em isolamento domiciliar e 319.484 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 513 internações em UTIs públicas e 475 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 96,61% para UTIs adulto e em 59% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (72.681), Rondonópolis (25.516), Várzea Grande (22.409), Sinop (17.959), Sorriso (12.304), Tangará da Serra (11.393), Lucas do Rio Verde (11.005), Primavera do Leste (9.771), Cáceres (7.351) e Alta Floresta (6.498).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link. 

O documento ainda aponta que um total de 303.006 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 1.273 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na sexta-feira (16), o Governo Federal confirmou o total de 13.832.455 casos da Covid-19 no Brasil e 368.749 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 13.746.681 casos da Covid-19 no Brasil e 365.444 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste sábado (17).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana