POLÍTICA MT

Deputado articula mais leitos de UTI e respiradores para região do Araguaia

Publicado

*Por Joelma Pontes

Mesmo com o nível de contágio baixo em Mato Grosso, mostrando que a proliferação da Covid-19, o coronavírus, está reduzindo, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi está preocupado com o município de Barra do Garças, que possui seis dos oito leitos exclusivos para pacientes contaminados, ocupados. Isso porque, Barra do Garças que é o polo do Araguaia, atende municípios de Mato Grosso e Goiás, algo em torno de 40 cidades, se somados os dois estados.

Pensando nisso, o parlamentar encaminhou uma indicação ao governo do estado, com cópia à Secretaria de Estado de Saúde (SES), solicitando mais leitos hospitalares e respiradores mecânicos à cidade de Barra do Garças, que atualmente trabalha com oito leitos exclusivos para pacientes acometidos pela Covid-19.

No documento, Max Russi destaca que a cidade precisa urgentemente de mais leitos hospitalares e de respiradores mecânicos para auxiliar o tratamento das pessoas contaminadas pela doença. “Barra não conta com tal estrutura e a falta desses itens coloca a população local em risco. Além disso, o município tem atendido pacientes de municípios vizinhos o que dificulta ainda mais o trabalho das equipes médicas”, explicou Max Russi.

O último boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (19) pela SES, a secretaria mostra que das oito UTIs pactuadas para atender pacientes contaminados pelo coronavírus, existem apenas duas vagas disponíveis.

Já o boletim emitido na segunda-feira (17) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Barra do Garças, registrou 345 contaminados pela Covid-19, destes 324 são monitorados pela vigilância epidemiológica e outras 21 estão internados.  O documento também mostra que já foram contabilizados 79 óbitos em decorrência do coronavírus.

Mais demandas – O deputado Max Russi (PSB), preocupado com a população barra-garcense e os profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento da Covid-19, pediu ao estado a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual e kit covid (Azitromicina, Ivermectina, vitaminas C e D, e Zinco).

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
publicidade

POLÍTICA MT

Silvio Fávero defende construção de Hospital Regional em Confresa

Publicado


Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Em defesa da região Norte do Araguaia, que concentra mais de 120 mil habitantes sem estrutura hospitalar estadual, o deputado estadual Silvio Fávero (PSL) apresentou, na terça-feira (20), a Indicação nº 4982/2020 e já articula junto ao governo do estado, a construção de um hospital regional no município de Confresa (localizado a 1.165 km de Cuiabá).

 “Muitas vezes, os pacientes, para não ter que percorrer mais de mil quilômetros até a capital do Estado em busca de atendimento médico, acabam recorrendo a outros estados, seguindo até os municípios de Goiânia (GO) ou Palmas (TO), sendo que é dever do governo de Mato Grosso ofertar saúde com qualidade para todas as regiões”, cobrou Silvio Fávero, reivindicando também mais investimentos nas áreas de infraestrutura e segurança pública.

Em diálogo com o vice-governador Otaviano Pivetta e com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o parlamentar defendeu a população desta região que hoje recorre aos estados de Goiás e de Tocantins para buscar tratamentos de saúde. Fávero também ressaltou a doação de um terreno por parte do empresário Ricardo Babinsk para início das obras do mais que aguardado Hospital Regional.

Atualmente, Confresa conta com um hospital municipal com leitos insuficientes para atender as demandas da região. Para o prefeito de Confresa, Ronio Condão (PSDB), que esteve recentemente reunido com o deputado Silvio Fávero, o município tem plenas condições de atuar em parceria com o estado na manutenção do hospital. “Agradecemos o empenho do deputado Silvio Fávero em solucionar esse problema de décadas para nossa região”, ressaltou o prefeito.

Com a concretização das obras do Hospital Regional em Confresa, também serão diretamente beneficiados os municípios de Vila Rica; Santa Terezinha; Santa Cruz do Xingu; São José do Xingu, Canabrava do Norte; Porto Alegre do Norte; Alto Boa Vista; Luciara; São Félix do Araguaia; Serra Nova Dourada; Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira.

Regularização Fundiária – Silvio Fávero esteve recentemente em Confresa para a entrega, juntamente com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de centenas de títulos de propriedades a pequenos produtores rurais. Essa é outra importante bandeira defendida pelo parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana