BRASIL E MUNDO

Defesa Civil alerta para ventania e temporal em SP nesta sexta (17)

Publicados

em

Chuva deixa São Paulo em estado de atenção
Fernando Frazão/Agência Brasil – 14/03/2023

Chuva deixa São Paulo em estado de atenção

A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para possibilidade de chuva com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h entre sexta-feira (17) e domingo (19). Além disso, uma frente fria deve chegar ao estado, segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

As rajadas, de acordo com o CGE, devem variar entre 60 e 80 km/h, mas as chuvas podem chegar a 100 km/h. A Climatempo também aponta para o mesmo risco, mas com chances de raios e queda de granizo.

O fenômeno pode fazer com que haja mais transtornos no fornecimento de energia elétrica. Na última semana, moradores de diversos pontos de São Paulo chegaram a ficar sem luz por quase uma semana após uma tempestade atingir a capital paulista. Na noite dessa quarta (15), o problema voltou a se repetir em alguns bairros da cidade.

Após marcar algumas das temperaturas mais altas já registradas nesta semana, a previsão é que as máximas tenham queda nos próximos dias.

O Instituto Meteorológico Nacional (Inmet) também emitiu alerta de “grande perigo” para chuvas intensas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao longo desta sexta. Os estados devem registrar chuvas acima de 100 km/dia e ventos superiores a 100 km/h, além de descargas elétricas, queda de granizo e enxurradas, que podem ocorrer nas porções mais ao norte do RS e sul de SC.

O Inmet também citou que há “grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”,

Nos dois estados, as chuvas intensas tiveram início entre quarta (15) e quinta (16), já tendo causado estragos e pelo menos uma morte. No Rio Grande do Sul, uma mulher de 26 anos morreu após o teto de um ginásio desabar durante um temporal em Giruá. Além disso, outras 60 pessoas ficaram feridas na última quarta.

Os danos na cidade, no entanto, ainda estão sendo contabilizados, segundo a Defesa Civil do RS.

Já em Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros informou ter feito 167 atendimentos em 49 municípios devido a ocorrências relacionadas às chuvas no Alto Vale do Itajaí.

A maioria dos casos dessa quinta eram de pessoas que ficaram ilhadas com os temporais, entre elas, crianças em creches, especialmente em São Miguel do Oeste e Joaçaba.

As chuvas mais intensas, porém, ainda são esperadas entre sexta e sábado (18), de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina.

Cancelamento de contrato com a Enel

Nessa quinta, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que pediu à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que interrompa o contrato de concessão com a Enel. A empresa passou a ser responsável pela energia da capital paulista e de outros 23 municípios na região metropolitana em 2018.

“Não é só por conta dessas chuvas que aconteceram no dia 3 de novembro. A gente já vinha há muito tempo discutindo com a Enel uma série de questões”, explicou.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel também está em curso na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ela tem o objetivo de investigar irregularidades da empresa e as causas do apagão que atingiu São Paulo por quase sete dias no início do mês.

Fonte: Nacional

Comentários Facebook
Propaganda

BRASIL E MUNDO

Provão Paulista começa hoje; entenda como funciona o ‘Enem estadual’

Publicados

em

Provão Paulista será aplicado a partir desta quarta (29)
Divulgação/Seduc SP

Provão Paulista será aplicado a partir desta quarta (29)

A partir desta quarta-feira (29), acontece o primeiro dia de aplicação do Provão Paulista Seriado, uma espécie de “Enem estadual”, que será realizado por mais de 1,2 milhão de estudantes que vão concorrer a vagas no ensino superior público e gratuito paulista.

Esta é a primeira edição do exame e ela conta com mais de 15 mil vagas nas seguintes instituições:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs);
  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

O que cai e como funciona a prova?

Os itens avaliados no exame foram elaborados de acordo com o Currículo Paulista e exigem habilidades como interpretação de texto e a realização de questões contextualizadas e diretas.

No total, o caderno de prova de cada série conta com 90 questões de múltipla escolha.

Neste primeiro dia de aplicação, serão aplicadas as provas de Linguagens e suas Tecnologias — que inclui as disciplinas de língua portuguesa com 20 questões e língua inglesa com quatro questões — e de Ciências da Natureza — com questões de física, química e biologia, sendo oito de cada.

Já no segundo dia, serão aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias — com 20 questões — e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas — com sete questões de história, sete de geografia, quatro de sociologia e mais quatro de filosofia.

Para os estudantes que estiverem no 3º ano do Ensino Médio, o dia ainda vai contar com a prova de redação, que exige a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo.

Como as provas são corrigidas?

Como de praxe em concursos realizados pela Fundação Vunesp, as questões objetivas são corrigidas por um leitor óptico.

Já a redação, é corrigida por uma equipe de colaboradores treinada pela instituição que leva em conta critérios como uso da norma culta, compreensão de proposta e capacidade de interpretação das informações.

Em caso de falta em qualquer um dos dias de aplicação, o candidato terá a prova anulada e será eliminado do exame. Também são eliminados os participantes que obtiverem nota zero em qualquer uma das matérias que compõem a prova ou não alcançarem ao menos 20% do valor máximo da redação.

Como a nota é calculada?

As notas conquistados ao longo dos anos têm pesos crescentes, já que se trata de um processo seriado. Dessa forma, a prova da 3ª série tem maior peso do que a da 2ª série, que tem maior peso que a da 1ª.

Para os alunos que estiverem matriculados na 3ª série do Ensino Médio, a nota final é composta 80% pela prova de múltipla escolha (90 questões) e 20% pela prova de redação.

Em 2024, o cálculo será feito a partir da soma da pontuação de quem hoje está na 2ª série, sendo 30% a parte de múltipla escolha, mais 50% da múltipla escolha e 20% da redação realizada na 3ª série.

Em 2025 será usado o desempenho do estudante das três séries do Ensino Médio. Para quem, em 2023, está na 1ª série, as questões de múltipla escolha equivalem a 15% do total. Na 2ª série, no próximo ano, o percentual para os itens de múltipla escolha é 25% e, na 3ª série, daqui a dois anos, as questões de múltipla escolha correspondem a 40% da nota e 20% de redação.

Depois, cada instituição de ensino conveniada vai publicar as instruções sobre como será feito o processo de matrícula e o ingresso do estudante em cada faculdade.

No entanto, para a composição do resultado final, o candidato deve participar das três provas referentes às três séries do Ensino Médio. Caso o estudante não faça algumas das etapas do exame, estará automaticamente desclassificado e não poderá realizar a prova no ano seguinte.

Greve dos metroviários

Devido à paralisação dos funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp nessa terça-feira (28), os alunos da 3.ª série que fariam o exame nos dias 28 e 29 agora vão fazê-lo nos dias 29 e 30 de novembro.

Já os da 1ª e 2ª séries, que fariam a prova nos dias 30 de novembro e 1.º de dezembro, tiveram as datas trocadas para os dias 1º e 4 de dezembro.

Fonte: Nacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana