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Curso vai ajudar gestores a implementar o Sistema Municipal de Cultura

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Estão abertas até o dia 08 de março as inscrições para a capacitação online de Implementação do Sistema Municipal de Cultura. Aprovado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o curso é direcionado a gestores municipais de cultura dos municípios mato-grossenses e terá início no dia 12 de março.

Com duração de cinco semanas, composta por quatro módulos mais uma semana de consultoria, o objetivo da capacitação é orientar os gestores públicos sobre a execução e implementação dos componentes do plano de trabalho do Sistema Municipal de Cultura. Cada município terá direito a duas vagas.

A base de ensino será focada na prática com conteúdos sobre a adesão ao acordo de cooperação federativa, cadastro na plataforma do Sistema Nacional de Cultura (SNC), legislações vigentes, fundos de financiamento à cultura e elaboração do Plano Municipal de Cultura, dentre outros. A capacitação contribuirá para a evolução das políticas de cultura do estado.

Segundo os dados publicados em fevereiro, somente 66 municípios de Mato Grosso efetuaram a adesão ao Sistema Nacional de Cultura.  Isso significa que 75 municípios ainda não implementaram políticas culturais sistematizadas e alinhadas aos sistemas estadual e federal de cultura.

De acordo com a coordenadora do curso, Silvia Machado, a capacitação online se configura como uma grande oportunidade de aprendizagem para os gestores neste período de restrição à realização de eventos.

“É um momento que pode ser aproveitado para a implementação o Sistema Municipal de Cultura e assim concretizar o CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo) em todo o estado. As políticas públicas asseguradas em legislação são fundamentais para a evolução contínua os diversos segmentos culturais do município”, defende Sílvia, que foi diretora de cultura do município de Juína  e possui formação e experiência no assunto.

Capacitação online de Implementação do Sistema Municipal de Cultura

Prazo para inscrição: 08 de março de 2021

Acesso ao formulário de inscrição: AQUI

Acesso ao regulamento de participação: AQUI

Mais informações: [email protected] | (66) 99206-4192

Fonte: GOV MT

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Artesãos de Mato Grosso têm divulgação em site do Governo do Estado

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Há 30 anos, Leonice da Silva, 59 anos, procurou o artesanato como forma de se distrair e diminuir o estresse. Era funcionário de uma estatal de telecomunicações em meio a uma privatização e encontrou na cerâmica um hobby. De lá para cá, aprendeu a trabalhar o barro e, desde 2013, decidiu encarar como profissão.

“Aprendi com dona Antônia, lá no São Gonçalo, e me apaixonei. Hoje, coordeno um coletivo de artesãs para comprarmos materiais mais baratos, como argilas diferenciadas, investi em um forno elétrico e trabalho muito em minhas obras os temas indígenas”, explica.

Duílio Sampaio, 61 anos, encontrou no entalhe das violas de cocho uma profissão e, ainda mais, uma forma de ressignificar sua vida. Há 20 anos, ele trabalhava “com tudo um pouco”, mas estava cansado. Desde criança, via os vizinhos tocando a viola de cocho e gostava muito do instrumento e, quando adulto, aprendeu com seu tio-avô a técnica para construir o tradicional instrumento cuiabano.

“Comecei fazendo casinhas de bonecas e outras peças e foi como me tornei artesão. Mais tarde, chegou a oportunidade de aprender a técnica da viola de cocho, com meu tio-avô Mestre Paulino Salomé de Almeida. Hoje, me tornei também um luthier, que é um profissional especializado na construção e reparo de instrumentos com cordas”, conta.

A pandemia do novo coronavírus, obviamente, acertou em cheio as vendas dos artesãos que comercializavam seus trabalhos em feiras, exposições e locais de grande circulação no Estado e em todo o País. “Antes da pandemia, eu vendia de 15 a 20 violas de cocho por mês. Eu ia aos eventos e fazia meu trabalho ao vivo, para todo mundo ver. Agora, as vendas caíram 80%”, conta Duílio.

Para auxiliar na divulgação dos trabalhos dos artesãos mato-grossenses, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), criou um site com a história do trabalho destes profissionais e também o contato.

“O objetivo é que possamos dar visibilidade aos artesãos do Estado que fazem um belo trabalho e, neste momento, estão sendo muito prejudicados com as vendas. O site é uma ferramenta para colocar comprador e vendedor em contato”, explica César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Para a artesã Leonice, o site veio em boa hora. “A gente tem a técnica, faz o nosso trabalho, mas na hora da divulgação precisa deste apoio do Governo do Estado. O site veio para ajudar neste momento sensível”, afirma. Duílio acredita que é um grande avanço: “precisamos deste apoio, pois não temos onde comercializar e, com o site, abrimos a oportunidade de comercializar em qualquer lugar do país ou do mundo”.

O assessor técnico da Sedec, Gabriel Portão, informa ainda que está sendo estudada a possiblidade de ligar o site com o Mercado Pago, o que facilitaria ainda mais a comercialização entre artesãos e compradores.

O site artesanato.sedec.mt.gov.br está no ar e os artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Mato-grossense podem tirar dúvidas com a Coordenadora do Artesanato da Sedec pelo telefone (65) 3613-0007.

Fonte: GOV MT

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