mato grosso

Curso de Policiamento Ambiental da PM tem início com palestra do desembargador do TJ

Publicados

em

 

O Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental realizou, na tarde de segunda-feira (18.10), a aula inaugural do 4º Curso de Policiamento Ambiental. A abertura contou com uma palestra do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, José Zuquim Nogueira, e foi realizada no auditório da Controladoria-Geral do Estado (CGE), no Centro Político Administrativo, na Capital.

A aula magna do curso contou com a presença do comandante-geral adjunto da Polícia Militar, Daniel Lipi Alvarenga, entre outras autoridades civis e militares. Ao todo, 36 policiais do Estado de Mato Grosso e da Paraíba vão participar da capacitação, que terá duração de oito semanas e será ministrada pelo Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental.

“É uma oportunidade ímpar poder capacitar nossos agentes e prestar um serviço de qualidade cada vez melhor para a sociedade. Com o 4º curso, a instituição espera potencializar ainda mais as suas ações voltadas à preservação da fauna e da flora”, destacou o comandante-geral adjunto da PM, Daniel Lipi Alvarenga.

Ministrada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, José Zuquim Nogueira, a palestra inaugural abordou o tema “A Importância da razoabilidade na atuação da Polícia nas questões ambientais: uma visão jurisdicional”, pauta destacada na ordem do dia pelo comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, o tenente-coronel Fagner Augusto, que enalteceu a integração dos poderes civis e militares na viabilização do curso: “Ressalto que a integração é a chave mestra para a viabilização do 4º curso de policiamento ambiental. Destaco o apoio incondicional da polícia militar por meio de toda a sua estrutura organizacional, a Secretaria de Estado de Segurança Pública, o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria de Estado e Meio Ambiente, o Ministério Público e o Poder Judiciário de MT, dentre outros parceiros”, disse o comandante, que concluiu:

“Os alunos participantes terão acesso a conteúdos como legislação ambiental, técnicas e táticas voltadas para o policiamento ambiental, com isso, temos o desafio de capacitar qualitativamente e unir os militares com aptidões e conhecimentos, indispensáveis para a realização das atividades de policiamento e fiscalização ambiental com qualidade técnica e operacional”.

No final da solenidade, o desembargador José Zuquim Nogueira recebeu a medalha de Mérito Protetor Ambiental, destinada a homenagear aqueles que contribuem significadamente para a evolução e o fortalecimento do policiamento ambiental.

Também estiveram presentes na solenidade o subchefe do Estado-Maior Geral, Carlos Eduardo Pinheiro da Silva e o comandante do comando especializado de policiamento, coronel José Nildo Silva de Oliveira.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Governo do Estado e FGV assinam contrato de Sistema Estruturado para reforçar qualidade do ensino em 727 escolas

Publicados

em


O governador Mauro Mendes e o secretário estadual de Educação, Alan Porto, assinam nesta quinta-feira (09.12) o contrato do Sistema Estruturado de Ensino, com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A assinatura será às 17h, no Palácio Paiaguás (salão Cloves Vettorato). O material didático possui a metodologia já aplicada na rede particular e será entregue pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) a partir de fevereiro de 2022.

Também participam da assinatura o ex-ministro da Educação Henrique Paim, o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, e o secretário executivo da Seduc, Amauri Fernandes. O sistema estruturado é composto por apostila, plataforma digital, aplicativo, avaliações, exercícios complementares, banco de perguntas e formação continuada dos professores com duração de 120 horas por ano.

A iniciativa visa propor um conjunto de ações voltadas ao reforço da qualidade do ensino, melhoria do desempenho, interatividade, feedback e soluções pedagógicas, beneficiando professores e alunos de 727 escolas da rede estadual. As apostilas são bimestrais e toda a implementação do sistema terá custo de R$192 por aluno/ano.

Cada aluno terá acesso a uma apostila de componentes curriculares diferentes e poderá levá-las para casa, sem a necessidade de devolução para a unidade escolar. O contrato terá duração de cinco anos. Neste primeiro ano de adesão ao sistema serão investidos R$ 75 milhões.

Mato Grosso é o primeiro estado a assinar o Contrato de Impacto Social (CIS), que implica em cumprimento de metas de melhoria de nível de aprendizagem dos alunos para o recebimento do valor contratado. O conteúdo programático será regionalizado, seguindo os padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT). Os programas contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e deverão estar organizados de acordo com as necessidades de cada ano, considerando a progressão da aprendizagem.

SERVIÇO

Assunto: Governo de Mato Grosso e FGV assinam contrato de Sistema Estruturado para reforçar qualidade do ensino em 727 escolas

Data e Hora: Quinta-feira (09.12), às 17h

Local: Palácio Paiaguás (salão Cloves Vettorato)

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana