TECNOLOGIA

Cuidado com o amor falso: golpes românticos crescem 50% em 2020; se proteja

Publicados

em


source
Golpes em apps de relacionamento crescem
Unsplash/Alexander Sinn

Golpes em apps de relacionamento crescem

O dinheiro perdido em golpes  envolvendo relacionamentos românticos na internet subiu 50% em 2020, revela o Federal Trade Commission (FTC) dos Estados Unidos. No país, US$ 304 milhões foram roubados com esse tipo de golpe, o equivalente a cerca de R$ 1,6 bilhão.

Entre 2016 e 2020, o número de reclamações triplicou, enquanto a quantidade de dinheiro roubada aumentou mais de quatro vezes. As pessoas que tiveram maiores prejuízos financeiros têm 70 anos ou mais. Já o grupo que mais reportou fraudes do tipo em 2020 foi o de 40 a 69 anos.

De acordo com a empresa de cibersegurança ESET, os golpes românticos acontecem tanto em aplicativos de relacionamento quanto em redes sociais . Os criminosos estabelecem um relacionamento falso com as vítimas e o mantêm por um tempo.

Depois de conquistar a confiança, o golpista inventa uma história triste e pede ajuda financeira urgente. Quando a vítima transfere o dinheiro, o golpe está concluído.

Você viu?

“Para se proteger de golpistas que assombram esses sites e aplicativos de namoro online, bem como as mídias sociais, é importante estar sempre vigilante e atento a fotos falsas, promessas rápidas de amor eterno ou desculpas que você não pode cumprir, bem como a outros sinais reveladores de uma fraude em potencial”, alerta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina.

Abaixo, confira dicas dos especialistas da ESET para não cair nesse tipo de golpe :

  • Tenha cuidado com qualquer novo pedido de relacionamento. Antes de confiar na pessoa, evite compartilhar dados pessoais seus;
  • Reveja os dados da pessoa que entrou em contato com você;
  • Comapra as imagens da pessoa com pesquisas no Google , para descobrir se não se tratam de fotos falsas;
  • Não inclua sua localização nas conversas;
  • Não transfira dinheiro sem ter certeza de que conhece a pessoa e de que a situação é real. Emergências e contextos urgentes costumam ser utilizados em golpes;
  • Denuncie ao aplicativo ao à rede social comportamentos suspeitos ou ofensivos de outros usuários.

Comentários Facebook
Propaganda

TECNOLOGIA

iPhone tem ‘vilão’ que acaba com sua franquia de internet; saiba desativar

Publicados

em


source
Veja como economizar internet no iPhone
Unsplash/Mihai Moisa

Veja como economizar internet no iPhone

Além da pouca durabilidade de bateria já observada pelos usuários de iPhone, o consumo exacerbado de dados de internet também chama atenção nos aparelhos da Apple. Nesse último caso, a explicação pode ser bem simples: o uso da “Assistência Wi-Fi” pode ser a grande vilã. A ferramenta de otimização está disponível nos aparelhos desde a versão 9 do iOS e vem ativada de forma padrão.

Como o nome sugere, o recurso presta uma assistência ao Wi-Fi, ativando automaticamente o consumo de dados móveis sempre que a sua conexão Wi-Fi apresentar alguma instabilidade ou falhas. Dessa forma você permanece conectado até que a conexão Wi-Fi retome.

No geral, o recurso é bastante útil e pode ajudar muito nos casos em que você está em uma videochamada e o seu Wi-Fi desconectar por algum motivo no meio de uma reunião, por exemplo. Nessa situação, o assistente entra em ação ativando seus dados e permite que você continue o papo normalmente, sem interferências ou interrupções.

Você viu?

Por outro lado, também existem situações não tão urgentes e que podem acabar consumindo seus dados sem necessidade e, assim, você pode acabar com o pacote contratado da sua franquia sem nem perceber.

A escolha por ativar ou não a Assistência Wi-Fi vai da necessidade e preferência de cada usuário. O controle da ferramenta pode ser feito por meio da barra de status do celular, que mostra de onde está vindo a sua conexão naquele instante. Em todo caso, preparamos um tutorial para você saber o caminho para ativar e desativar a função sempre que desejar.

Como desativar ou ativar a Assistência Wi-Fi do iPhone?

  1. Clique em Ajustes e depois em “Celular”;
  2. Role a tela até o final e desative – ou ative – a chave seletora de “Assistência Wi-Fi”.

Prontinho! Você também pode realizar o mesmo procedimento em iPads.

Importante : vale ressaltar que, de acordo com a Apple, existem situações em que a Assistência Wi-Fi não interfere, são elas:

  • A Assistência Wi-Fi não alternará automaticamente para dados celulares se você estiver usando o roaming de dados;
  • Ela funciona somente quando há apps em execução em primeiro plano e não é ativada para download de conteúdo em segundo plano;
  • Ela não é ativada com alguns apps de terceiros de streaming de áudio ou vídeo ou de download de anexos, como apps de e-mail, pois utilizam grandes quantidades de dados.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana