Cuiabá
Cuiabá vai reforçar segurança com chegada de 4,7 mil câmeras do Vigia Mais MT
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) anunciou parceria com a Prefeitura de Cuiabá para fortalecer a segurança pública na capital mato-grossense. O acordo prevê a disponibilização de mais de 4,7 mil câmeras de alta tecnologia, pertencentes ao programa Vigia Mais MT, para monitoramento 24 horas de vias e espaços públicos.
A entrega dos equipamentos será realizada de forma gradativa, acompanhando a conclusão das instalações dos lotes pela prefeitura. Em um primeiro momento, foram encaminhadas 60 câmeras para a Secretaria Municipal de Ordem Pública. Essas unidades iniciais serão instaladas nos parques Tia Nair e das Águas, pontos estratégicos escolhidos para ampliar a sensação de segurança durante momentos de lazer.
A secretária de Ordem Pública de Cuiabá, delegada Juliana Palhares, ressaltou a importância rápida da implementação, afirmando:
“A gestão passada resistiu em aderir o Vigia Mais MT, mas já temos todo o planejamento e estrutura para receber os equipamentos. Estamos providenciando de forma imediata a instalação nesses parques para que as pessoas possam se sentir mais seguras em seu momento de lazer.”
Impacto na prevenção e solução de crimes
O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, destacou o impacto positivo que a iniciativa trará para a segurança dos cuiabanos. Segundo ele, a tecnologia permitirá que casos complexos, que normalmente levariam meses para serem solucionados, possam ter respostas mais rápidas, reduzindo significativamente o tempo de investigação e resolução dos ocorridos.
“Cuiabá é o município mais populoso do Estado e a sociedade cuiabana tem muito a ganhar com as câmeras do Vigia Mais MT. Além da prevenção de crimes, os casos, que levariam meses, podem ser solucionados em dias ou semanas com essa tecnologia. Para a Sesp, esse programa representa o fortalecimento de toda uma rede de segurança focada em levar o melhor serviço de segurança pública, levando mais tranquilidade e paz à população”, esclareceu o coronel.
Tecnologia de ponta
A adesão ao programa Vigia Mais MT trouxe três tipos de câmeras de alta tecnologia para o monitoramento contínuo dos espaços públicos:
Modelo OCR: Equipado com recursos de reconhecimento de placas de veículos, auxiliando na identificação de veículos suspeitos.
Speed Dome: Possui capacidade de movimento em 360 graus, permitindo uma ampla cobertura e flexibilidade no monitoramento.
Bullet: Ideal para vigilância 24 horas, com recursos de gravação noturna e alcance que chega até 60 metros.
Essa variedade de equipamentos garante que tanto vias urbanas quanto espaços de grande circulação sejam monitorados com eficácia, contribuindo para a prevenção de crimes e aumentando a sensação de segurança da população.
Cuiabá
Polícia desarticula “rolezinho” e prende suspeitos de racha
Uma operação rápida e eficaz da Polícia Militar, através do 10º Batalhão, frustrou na madrugada desta sexta-feira um “rolezinho” e racha de motociclistas na Avenida José Afonso Porto Carreiro, popularmente conhecida como Avenida Dubai, no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá. A ação resultou na prisão de cinco suspeitos, todos sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e na apreensão de motocicletas, incluindo uma com registro de furto.
A ocorrência teve início após o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) receber diversas denúncias indicando que cerca de 20 motociclistas estavam realizando manobras perigosas e promovendo racha na movimentada via. Diante da gravidade da situação, que colocava em risco a segurança pública, guarnições da Polícia Militar foram prontamente acionadas para realizar um cerco na região e conter os infratores.
Durante a intervenção policial, vários condutores desobedeceram às ordens de parada e tentaram fugir em alta velocidade. Contudo, a coordenação das equipes permitiu a abordagem e a detenção dos envolvidos. Em uma das abordagens, os militares constataram que uma das motocicletas utilizadas pelos suspeitos possuía registro de furto. O condutor da moto foi autuado por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, além das infrações de trânsito.
Todos os cinco indivíduos detidos foram encaminhados à delegacia para as providências cabíveis. As motocicletas apreendidas foram removidas para o pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), com exceção da moto furtada, que foi entregue à Polícia Judiciária Civil para os procedimentos investigativos. Além das prisões, foram lavrados os autos de infração de trânsito pertinentes às condutas irregulares observadas.
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásMauro Mendes nomeia Ricardo Almeida com novo desembargador do TJ-MT
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrásConfira os percursos de 5 km e 10 km da 7ª Corrida do Judiciário
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrásLula envia Projeto de Lei Antifacção ao Congresso com pedido de urgência
-
esportes6 dias atrásFlamengo goleia Sport no Maracanã e assume liderança provisória do Brasileirão
-
esportes5 dias atrásSão Paulo quebra sequência do Vasco e vence em São Januário, sonhando com G6
-
Educação4 dias atrásSeduc reforça papel do Assistente de Educação Especial no atendimento a estudantes com deficiência
-
cultura4 dias atrásFlor Ribeirinha encanta Times Square e leva o Siriri de Mato Grosso ao coração de Nova York
-
cultura4 dias atrásProjeto Piano Gente encanta escolas rurais de Cuiabá com arte e memórias afetivas




