Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Cuiabá terá investimento de R$ 44 milhões para combater alagamentos

Publicados

em

Nos próximos dias, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) debaterá com empresários estratégias para o início das obras da Águas Cuiabá em bairros da região central e do Porto. A concessionária começa ainda em fevereiro a executar o projeto “Bacia da Prainha”, que ampliará a rede de esgoto em 18 km – diminuindo o risco de alagamento em importantes vias da cidade. 

 Trata-se do maior investimento da concessionária de saneamento da capital no ano de 2025. A projeção é aplicar cerca de R$ 44 milhões e o plano de ação foi apresentado nesta terça (11) à diretoria da CDL Cuiabá. O principal alvo das intervenções será o córrego da Prainha, que foi canalizado na década de 1980.

 “Nossa intenção é replicar a parceria de sucesso com a CDL Cuiabá que fizemos no ano passado, durante as obras na região da Praça Popular”, explicou o diretor geral da Águas Cuiabá, Leonardo Menna. Na época, a entidade levantou junto aos lojistas quais seriam os melhores horários para que as obras não afetassem o fluxo de clientes. 

“Assim que soubemos das obras, ouvimos nossos associados para identificar os melhores horários. Deu certo, e agora vamos repetir essa abordagem”, explicou o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam. Em 2024, a entidade se reuniu com o empresariado, manteve um canal direto de comunicação com a concessionária e criou grupos no WhatsApp para troca de informação. Visitas in loco foram feitas por técnicos da Águas Cuiabá para orientar população e lojistas. 

 Plano de ação. O projeto da Águas Cuiabá tem objetivo de ampliar o acesso dos cuiabanos à coleta e ao tratamento de esgoto. Mas as obras também vão reduzir o risco de alagamento em uma grande área urbana de Cuiabá. Esse perímetro vai do bairro do Porto até o bairro Consil, englobando a Avenida Ten. Cel. Duarte (da Prainha), a região central da cidade e a Avenida Rubens de Mendonça (do CPA). 

 As obras começarão pelas regiões mais suscetíveis a alagamentos, como é o caso da área do Shopping Popular, na Avenida XV de Novembro, no Porto. O projeto prevê a construção de 18 km de rede de esgoto, de 5 km para reforçar a rede de drenagem pluvial e a implantação e/ou revitalização de cerca de 700 bocas de lobo. A limpeza dessas estruturas também está prevista.

 “Durante a etapa de diagnóstico, chegamos a retirar mais de cinco toneladas de detritos e lixo da rede. Constatamos que a galeria tem disponibilidade para absorver a água da chuva, pois não está sendo usada em sua totalidade. Com a reforma de bocas de lobos e a instalação de filtros (grades), vamos reduzir significativamente o risco de alagamento”, explicou o gerente de Engenharia da empresa, Elson Yudi Yamamoto.

 Desde 2024, o projeto “Bacia da Prainha” está sendo discutido tanto com a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), informou o diretor geral da Águas Cuiabá.



Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Abilio e Shoppings discutem ações para impulsionar turismo e atrair eventos

Publicados

em

Prefeito de Cuiabá Abilio Brunini em reunião com representantes da Associação Brasileira de Shoppings Centers

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini se reuniu na tarde de segunda-feira (17) com representantes da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) para debater melhorias que beneficiem tanto os cuiabanos que frequentam os centros comerciais quanto os trabalhadores do setor. Durante o encontro, foram discutidas diversas pautas e sugeridas parcerias para fomentar eventos e potencializar o turismo na capital.

“Queremos criar condições melhores para quem trabalha nos shoppings e também para quem os frequenta apenas para fazer lazer. Além disso, vamos buscar parcerias para incentivar eventos e fortalecer o turismo local, tornando Cuiabá ainda mais atrativa para visitantes e investidores”, destacou o prefeito.

Entre os principais pontos abordados na reunião, esteve a realização de um censo para avaliar a necessidade de novas linhas de ônibus que atendam os trabalhadores dos shoppings, em conjunto com os gestores dos estabelecimentos. O prefeito sugeriu criar linhas de transporte flexíveis para otimizar a logística dos trabalhadores cuiabanos. Além disso, discutiu-se a instalação de câmeras de segurança, melhoria na iluminação dos pontos de ônibus e a construção de espaços de recreação em parceria com o setor privado.

Outro tema em pauta foi a disponibilidade de espaços nos shoppings para serviços públicos da prefeitura e atendimento à população. A isenção do alvará dentro dos shoppings também entrou na lista de propostas, com o objetivo de desburocratizar processos e incentivar o comércio.

A gerente de Assuntos Institucionais da Abrasce, Lorrayne Rosa, ressaltou a importância do diálogo entre o poder público e o setor empresarial. “Essa aproximação com a prefeitura é fundamental para desenvolvermos projetos que impactam diretamente a população e os empreendedores que atuam dentro dos shoppings. Queremos fortalecer esse laço para construir um ambiente mais seguro e acessível para todos”, afirmou.

A reunião contou com a presença de Gustavo Lima, superintendente do Três Américas Shopping; Fredson Dourado, representante do Estação Cuiabá; Paulo Henrique, do Goiabeiras Shopping; e Cezar Moraes, do Pantanal Shopping.

O prefeito também destacou que o secretário municipal de Turismo, Fernando Medeiros, será o responsável por auxiliar na divulgação dos eventos dos shoppings, promovendo atrações temáticas e incentivando startups a desenvolverem soluções inovadoras para o setor. “Queremos atrair lojistas e estimular eventos que tragam mais público e renda para a cidade”, reforçou o prefeito.

A parceria entre o município e os shoppings deve avançar nas próximas semanas, com novas reuniões para definir a implementação das propostas apresentadas.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana