Cuiabá
Cuiabá se destaca na emissão de alvarás on-line e tempo de elaboração é de apenas 11 minutos

O aprimoramento e investimentos maciços realizados pela gestão Emanuel Pinheiro para o melhor aproveitamento e funcionamento da máquina pública possibilitam a Cuiabá ocupar posição de destaque quanto ao processo de desburocratização e a emissão de alvarás on-line. A capital mato-grossense ocupa o primeiro lugar do ranking mato-grossense referente na emissão de processos de licenciamentos e viabilidade, o chamado alvará, de acordo com os critérios elencados pelo Estado.
Anteriormente, esses procedimentos demoravam dias para serem efetivados, mas graças aos investimentos e qualificação da mão-de-obra e métodos de operacionalização dos sistemas atuantes, o tempo de espera foi reduzido a aproximadamente 11 minutos, impulsionando os segmentos econômicos.
O prefeito Emanuel Pinheiro compartilhou a conquista com os empresários, bem como a população, preparando Cuiabá para o futuro, caminhando de mãos dadas com a modernidade. “Os servidores são os grandes responsáveis e possibilitam que os serviços da Prefeitura cheguem de forma célere ao cidadão, mas para isso é preciso oportunizar melhores chances de trabalho, com equipamentos e um quadro efetivo. Hoje, somos referência e vamos continuar de braços abertos para receber todos os que escolhem aqui para se viver e prosperar”, comentou o gestor.
O gerente-técnico da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Rede Sim), coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), Dioclides Macedo, afirmou que a agência é a principal intermediadora entre a classe comercial e o Executivo Municipal. Segundo eles, as conquistas só foram viáveis graças à mudança de cultura interna alcançada recentemente.
“Acabou a lentidão e demora aqui. Hoje trabalhamos e avançamos muito com a desburocratização do sistema, seguindo as diretrizes legais e simplificando o funcionamento e liberação de alvarás. Cuiabá hoje tem boa visibilidade o que possibilita um futuro promissor aos cuiabanos”, completou.
O titular da SMADESS, Renivaldo Nascimento, salientou que os ganhos que a capital terá daqui para frente são imensuráveis, despertando cada vez mais os interesses nacionais e internacionais também. “Temos muito a crescer ainda, é apenas o começo do que a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro ainda vai contribuir com todos, atraindo empresários de todos os cantos do mundo”, acrescentou.
O programa ‘Balcão Único’, de iniciativa do Governo Federal, atribuído exclusivamente aos empreendedores, já encontra-se em fase final de estudos de implementação pela Prefeitura de Cuiabá, garantindo o preenchimento dos formulários e envio das documentações exigidas em único sistema, de maneira remota, totalmente online. A nova ferramenta trará ainda mais avanços à administração pública, reduzindo esse tempo para aproximadamente cinco minutos.

Cuiabá
Nota oficial sobre a questão envolvendo convênios entre a Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado

Nota à Imprensa
– A Prefeitura de Cuiabá vem a público esclarecer que o governador do Estado de Mato Grosso atua de maneira irresponsável ao propagar inverdades que servem a finalidade eleitoreira.
– A gestão atua em observância à legislação e cumpre ritos e prazos devidamente constituídos, tendo como premissa o bem-estar coletivo, verdadeiro sentido de uma administração pública.
– A tentativa de macular a gestão e induzir a população ao erro, somente evidenciam o desrespeito aos mais de 600 mil cidadãos que aqui residem, trabalham e são personagens fundamentais na construção de um Estado cada vez melhor.
– Diferentemente do que foi propagado, a Prefeitura enfatiza que as certidões exigidas pelo sistema SIGCom-MT para celebração de convênios entre o Estado e Municípios estão todas dentro do prazo de validade.
– Destaca que dentro do próprio sistema é possível constatar a validade de todos esses documentos.
– O que existe atualmente é um impeditivo à habilitação plena por pendências na prestação de contas em convênios firmados em 2012 e 2015, esse último ano em que o atual governador do Estado ocupava o cargo de prefeito de Cuiabá.
– Importante ressaltar que o vice-prefeito José Roberto Stopa entregou todos os projetos, atendendo também dessa forma os requisitos que são estabelecidos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
-
mato grosso2 dias atrás
UTIs de Mato Grosso voltam a lotar; 91% dos pacientes não tomaram todas as doses da vacina
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrás
Ao ser preso pela PF, pastor afirmou que iria ‘destruir todo mundo’
-
artigos6 dias atrás
Caminhos para a prosperidade
-
BRASIL E MUNDO3 dias atrás
Ministério da Educação corta R$ 619 milhões de colégios e universidades federais
-
cultura5 dias atrás
Cavalhada de Poconé acontece neste domingo após dois anos
-
BRASIL E MUNDO2 dias atrás
O que se sabe sobre a morte de 46 pessoas dentro de caminhão
-
mato grosso5 dias atrás
Indígenas cultivam café em Mato Grosso visando mercado de alto padrão
-
caceres2 dias atrás
Ministro do STF recua e mantém despejo de 23 famílias na região da Serra do Moquém