Cuiabá

Criação da gestão Emanuel Pinheiro, programa Cata-treco deve fechar 1º semestre com 150 bairros atendidos

Publicados

em


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá prevê fechar o primeiro semestre de 2021 com pelo menos 150 bairros atendidos pelo programa Cata-treco. Um levantamento feito pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) aponta que, até o dia 17 deste mês, já alcançou 135 comunidades das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste da Capital.

O Cata-treco é uma iniciativa criada pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, ainda em 2017, e tem sido uma das principais ferramentas de limpeza pública utilizada pelos cuiabanos para dar a destinação corretas a materiais inservíveis. Por meio da ação, a população pode descartar objetos sofá, cama, porta, janela, e outros que não possuem mais utilidade.

A execução da atividade conta com equipes externas, formadas por motoristas dos caminhões e ajudantes, além da equipe interna que efetua o recolhimento das demandas no WhatsApp (65) 9 9243–6502. O cronograma de atendimento também é montado com base nas solicitações feitas por lideranças comunitárias e indicação de vereadores.

O Cata-treco é uma das criações da gestão Emanuel Pinheiro que rapidamente teve a adesão da população. Antes, o cidadão não tinha essa opção de poder descartar um objeto que não quer mais sem ter que sair de casa. É claro que isso pode melhor, estamos trabalhando para dar mais agilidade ao serviço e, ao mesmo tempo, também buscamos fomentar ainda mais a participação popular”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

De acordo com a Limpurb, a cada comunidade atendida, as equipes chegam a recolher uma média de 30 toneladas de resíduos sólidos. A partir desta etapa, todo material que pode ser reaproveitado é direcionado para as cooperativas de reciclagem e o restante encaminhado para o aterro sanitário.

“Além da facilidade ofertada à população, essa atividade ainda cumpre essa função social de contribuir com os trabalhadores que vivem da reciclagem. Esse é uma parceria positiva para todo os envolvidos. Outro ponto de importante destaque é que o Cata-treco evita o despejo irregular desses materiais, no ajudando no combate dos bolsões de lixo”

Segundo a Limpurb, Cuiabá chegou a ter mais de 300 áreas identificadas como locais de despejo ilegal de lixo. Atualmente, com a contribuição o Cata-treco, o número foi reduzido para cerca de 38. Ainda conforme o órgão municipal, todas essas áreas são monitoradas com o apoio da população e recebem constantes intervenções de limpeza.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Emanuel destaca entrega de 144 ônibus com ar-condicionado como feito inédito: “Ficará marcado na história”

Publicados

em


Assessoria

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou que a entrega dos 144 novos ônibus realizada na terça-feira (03) entrará para a história de Cuiabá. Conforme enfatizado pelo chefe do Executivo, nunca houve na Prefeitura de Cuiabá uma gestão que entregasse tamanha quantidade de veículos climatizados, com wi-fi, câmera de segurança e elevador para atendimento de pessoas com deficiência.

“Esse dia ficará marcado na história da capital. Desde as primeiras horas desta quarta-feira (04), a frota nova já está na rua, fazendo as linhas de grande movimentação e alcançando o maior número de pessoas que dependem do transporte coletivo”, disse Emanuel.

Com essa nova entrega, a frota terá  60% dos ônibus com ar-condicionado. Segundo o prefeito, a revolução no transporte público é um caminho sem volta em Cuiabá. “Meu compromisso firmado com a população é de que, no ano que vem, esse número seja de 75% e até o fim da nossa gestão chegue a 100%. Nada vai tirar a minha alegria, o prazer e a realização de estar à frente do comando da minha terra natal, que tanto amo para fazer uma entrega histórica igual a essa”, agradeceu o gestor municipal.

Sendo orientado tecnicamente, em respeito ao dinheiro público, a economicidade, a MTU colocou portas dos dois lados, prontas para atender o novo modal, seja o BRT ou VLT, o sistema está preparado. “Se der o VLT, a entrada será pela porta do lado direito. Se der BRT será a porta pelo lado esquerdo. Que seja escolhido o melhor modal para a população usuária do transporte coletivo”, acrescentou Pinheiro.

Emanuel Pinheiro lembrou a trajetória já conquistada durante esse período diferenciado de transformação da mobilidade urbana. Começou com a implantação do sistema de integração do transporte coletivo, a fim de diminuir o tempo dos trabalhadores dentro dos ônibus. Além disso, ressaltou as estações na área central, a criação da Linha Expressa, para reduzir o tempo de viagem entre os bairros mais distantes ao centro da cidade, os abrigos de ônibus que estão sendo trocados com o novo padrão estruturante da cidade, com proteção e energia solar.

“Hoje a gestão Emanuel Pinheiro e o vice José Roberto Stopa, superamos todas as expectativas, Entregamos para Cuiabá, volto a repetir, 144 ônibus com wi-fi, ar-condicionado espaço para PcD, sistema de monitoramento e portas dos dois lados para atender melhor os usuários”, disse.

“Esse é o padrão da gestão Emanuel Pinheiro, priorizar os mais carentes, os mais humildes, com respeito e sem arrogância, transformando Cuiabá numa cidade mais inclusiva e muito melhor pra se viver. Com a certeza do dever cumprido e com essa alegria incontida, concluímos mais um compromisso. Quero ver essa frota inteira nas ruas para oferecer um serviço com mais qualidade ainda. É para o povão que administramos com prioridade, na busca incessante da transformação na vida das pessoas”, finalizou. 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana