POLÍTICA NACIONAL

CPI da Covid será aberta na semana que vem; senadores pressionam por antecipação

Publicados

em


source
Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado
Pedro Gontijo/Senado Federal

Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), informou parlamentares que a instalação da CPI da Covid deve ficar para terça-feira da semana que vem, dia 27 de abril.

Por ser o membro mais velho, o senador Otto Alencar (PSD-BA) tem a prerrogativa de abrir os trabalhos do colegiado, e garantiu que vai seguir as orientações de Pacheco sobre a data, que desagradou integrantes da ala independente e de oposição.

“Marcar a instalação é uma atribuição exclusiva do presidente Pacheco. Ele acabou de me ligar dizendo que vai liberar o ambiente do Senado, a comissão, para a próxima terça-feira, às 10 horas”, disse Alencar.

Ele destacou que não tem autonomia de convocar ou mudar a data de uma sessão. “Quem autoriza a convocação é o presidente. E eu, por ser o mais velho, vou abrir no dia 10, terça-feira próxima. Eu não posso ultrapassar aquilo que é atribuição exclusiva do presidente Rodrigo Pacheco”, afirmou.

Havia possibilidade de o colegiado ser instalado já nesta quinta-feira (22), mas Rodrigo Pacheco sinalizou preferência por iniciar os trabalhos apenas na semana seguinte.

Você viu?

Entre oposicionistas e independentes, o gesto é visto com desconfiança. Eles temem que a pressão popular de bolsonaristas contra Renan Calheiros nas redes sociais aumente e dificulte sua indicação para assumir a relatoria da CPI.

Apesar do receio de alguns colegas, Otto Alencar descarta a possibilidade de Renan perder a relatoria, costurada por acordo entre a maioria dos membros da CPI no final da semana passada.

“Não existe a mínima chance de o Renan deixar de ser o relator, até o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), o apoia. Isso é fofoca”, avaliou Alencar.

No último final de semana, Bezerra procurou Renan para dizer que o Planalto não é contra a sua indicação.

“O governo apoia o princípio da proporcionalidade. A maior bancada indica o relator e a segunda maior bancada, o presidente”, afirmou Bezerra, em referência ao MDB e ao PSD, respectivamente.

Pressão de aliados de Renan Calheiros

Senadores da oposição e independentes que irão compor a comissão preparam uma reação à indicação de que os trabalhos da comissão só teriam início na próxima semana.

A antecipação irritou parte dos indicados, como Renan Calheiros (MDB-AL), que deve ser o relator da CPI, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que deve assumir o posto de vice-presidente.

Segundo informações da CNN Brasil , o grupo irá se reune virtualmente hoje às 21h para debater como pressionar Pacheco a manter a previsão de instalação para esta semana.

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Confira as propostas aprovadas nesta semana pela Câmara dos Deputados

Publicados

em


Nesta semana, foram aprovadas oito propostas no Plenário da Câmara dos Deputados. Assista ao resumo das votações.

Da TV Câmara

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana