MULHER

Covid-19: Vacinação pode afetar ciclo menstrual?

Publicados

em


source

BBC News Brasil

Covid-19: vacinação pode afetar ciclo menstrual?
Olga Robinson e Rachel Schraer – BBC Reality Check

Covid-19: vacinação pode afetar ciclo menstrual?

A vacina contra a covid (assim como outras vacinas) pode gerar efeitos comuns e esperados, como febre, dor de cabeça, dor no braço por um ou dois dias depois. Alterações no ciclo menstrual não aparecem nas listas de possíveis efeitos.

No entanto, algumas mulheres têm se perguntado se menstruação antecipada, intensa ou repleta de cólica poderia ser uma reação ao imunizante.

A especialista em Antropologia Médica Kate Clancy compartilhou no Twitter sua experiência de uma menstruação mais intensa que o usual após ter tomado a vacina da Moderna e recebeu dezenas de relatos semelhantes em resposta. Com a ex-colega Katharine Lee, ela lançou uma pesquisa para coletar relatos das experiências menstruais após mulheres terem sido vacinadas contra a covid .

Ainda não sabemos se a vacina está realmente causando essas alterações – isso não foi estudado. É possível que as mulheres, depois da vacina, tenham maior probabilidade de notar essas mudanças ou atribuí-las à vacinação, principalmente depois de ouvir sobre experiências de outras pessoas.

No entanto, Victoria Male, imunologista reprodutiva do Imperial College London, no Reino Unido, disse que algumas mulheres que já passaram pela menopausa e pessoas que tomam hormônios que interrompem a menstruação relataram sangramento. Por isso, ela suspeita que poderia ser uma reação física.

Vários homens trans e mulheres pós-menopausa que normalmente não menstruam entraram em contato com Clancy e Lee dizendo que tiveram sangramento após a imunização.

E, embora hoje não exista ligação comprovada, haveria razões lógicas para a vacina estar causando alterações nos ciclos menstruais – mas essas alterações não são motivo de preocupação, dizem os especialistas em reprodução. Embora menstruações dolorosas ou inesperadas possam ser angustiantes, elas não são um sinal de qualquer dano a longo prazo.

Ligação plausível

O revestimento do útero faz parte do sistema imunológico – na verdade, existem células imunológicas em quase todas as partes do corpo.

As células do sistema imunológico têm um papel na construção, manutenção e rompimento do revestimento do útero – que se torna mais espesso para se preparar para a gravidez e, em seguida, se desprende na forma de menstruação se o óvulo não for fertilizado.

Após a vacinação, muitos sinais químicos com potencial para afetar as células do sistema imunológico estão circulando pelo corpo. Isso pode causar esse desprendimento do revestimento do útero e menstruação precoce, explicou Male.

ilustração coronavirus

Getty Images
Países com vacinação avançada como Israel e Reino Unido têm visto os bons resultados: grande queda no número de casos e de mortes por covid

Sem ligação com aborto

Isso não significa que haja qualquer ligação com abortos espontâneos – durante a gravidez, diferentes processos mantêm o revestimento do útero, incluindo a presença da placenta, órgão que liga o feto ao suprimento de sua mãe.

Male disse que agora há muitas evidências de mulheres que receberam vacina que indicam que elas não correm maior risco de perder a gravidez . No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomendou paralisar uso da vacina AZD1222, da AstraZeneca e Universidade Oxford, para grávidas.

Na verdade, o que se sabe é que infecções estão relacionadas a aborto espontâneo e ter covid durante a gravidez está relacionado ao parto prematuro , de acordo com Alexandra Alvergne, da Universidade Oxford.

Ela disse que há uma ligação plausível entre a vacina e as mudanças menstruais, já que o momento da ovulação pode ser afetado por inflamação. Pode ser o caso quando as pessoas estão doentes e com febre, mas as vacinas também causam uma resposta inflamatória no corpo – faz parte do seu sistema imunológico reagir e começar a produzir os anticorpos e outras células que lutam contra doenças.

Também há evidências de estudo anterior de que pessoas com sinais de inflamação por infecção tiveram menstruações mais dolorosas .

Vacinas contra a covid-19

Getty Images
Ainda não sabemos se a vacina está realmente causando alterações no ciclo menstrual

Os efeitos são temporários

Há evidências, tanto da vacina contra a gripe quanto contra o HPV, de que podem afetar o ciclo menstrual temporariamente – mas não há efeitos colaterais duradouros.

E há “inúmeras evidências” de que não afetam a fertilidade, disse Male.

Embora essas mudanças não devam ser motivo de preocupação, Male e outros especialistas mencionados neste artigo enfatizam a necessidade de estudos sobre o efeito da vacina nos ciclos menstruais, para que as pessoas saibam o que esperar.

“Há um problema aqui sobre a frequência com que a saúde da mulher é ignorada”, disse ela.

Você viu?

A ginecologista Jen Gunter escreveu em seu site The Vajenda: “Imagine se você não soubesse que a febre pode ser um efeito colateral da vacina?”

“Você pode estar preocupada que algo desagradável esteja acontecendo com seu corpo, quando tudo o que você está tendo é uma típica febre pós-vacina. A mesma coisa valeria para irregularidades menstruais.”

Da mesma forma, para homens trans e mulheres na pós-menopausa, o sangramento pode ser um sinal de câncer, por isso é importante que as pessoas saibam se também é um efeito colateral inofensivo da vacina, explicou Lee.

Sue Ward, vice-presidente do Royal College of Obstetricians and Gynecologists, no Reino Unido, disse que qualquer pessoa que notar um sangramento que seja incomum para ela deve considerar entrar em contato com seu médico.

No Brasil, a Anvisa pede que as pessoas que sentiram algum evento adverso após a vacina registrem o relato no sistema VigiMed, disponível na página da agência reguladora .

Desinformação sobre vacina

Ao mesmo tempo, a ideia de que vacinas podem afetar ciclos menstruais foi retomada por pessoas que espalham desinformação nas redes sociais.

Grupos anti-vacina e de teoria da conspiração têm usado relatos de experiências pessoais genuínas das pessoas (como a postagem de Clancy) como suposta evidência de vacinas causando danos ou sendo parte de um plano de esterilização por elites globais.

Afirmações falsas de que os ciclos ou mesmo a gravidez das mulheres podem ser afetados apenas por estarem perto de pessoas vacinadas ganharam força significativa nas redes sociais no primeiro semestre deste ano.

Um desses vídeos, visto mais de 300 mil vezes, mostra um “médico reprodutivo holístico” alertando as mulheres de que “menstruação e ciclos menstruais estão sendo significativamente afetados, mesmo que elas não tenham recebido (a vacina)” .

Outras postagens que obtiveram centenas de milhares de visualizações em plataformas afirmam que as pessoas vacinadas podem “espalhar” a proteína spike do vírus para outras.

Isso é fisicamente impossível.

A maioria das vacinas contra a covid-19 funcionam dando ao corpo instruções para que ele possa aprender como combater o vírus.

Nas vacinas de mRNA contra covid-19 (Pfizer e Moderna), as instruções do mRNA são usadas para fazer a proteína spike, que o corpo reconhece como estranha, e isso evoca uma resposta imunológica. Depois de lidas, essas moléculas de vacina de mRNA se degradam rapidamente por meio de processos celulares normais.

A proteína spike, que não pode se reproduzir, se desintegra ou é destruída.

O mRNA – a instrução para fazer a proteína spike – também é extremamente frágil. É por isso que vacinas com essa tecnologia são tão difíceis de armazenar e transportar – porque a informação genética se desintegra e se torna inútil com muita facilidade.

Nenhuma das vacinas permite que qualquer parte do vírus se replique, muito menos se espalhe – a única coisa que se replica são as células do sistema imunológico, que produzem anticorpos para combater os vírus.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 6 de agosto de 2021

Publicados

em


source
O horóscopo do dia apresenta as previsões para você aproveitar melhor o seu dia
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta as previsões para você aproveitar melhor o seu dia


ÁRIES

Família, intimidade, tranquilidade e acolhimento continuam em destaque com a Lua minguante em Câncer. Vale finalizar pendências, com mais recolhimento e introspecção.  É importante cuidar de seu equilíbrio emocional e energético, desacelerar para ouvir a intuição. Hoje a Lua desafia Plutão: maturidade, flexibilidade e perseverança também são importantes. Para ajudar, a Lua se combina com Netuno, favorecendo a sensibilidade, a intuição e a conexão com sentimentos mais compassivos e elevados.


TOURO 

Período de cunho mais introspectivo, com a Lua minguante em Câncer. Recolhimento e afeto ganham destaque. Procure ponderar assuntos com mais objetividade e generosidade. Atividades e programas mais seguros, intimistas e amenos estão favorecidos. Bom período para atividades de cunho artístico e transcendental também. Fica mais fácil confiar, cultivar receptividade e deixar a vida fluir. Porém, atenção no período da tarde: a Lua desafia Plutão, melhor resguardar-se, dar espaço para si mesmo e os outros.

GÊMEOS

Bom período para estudar, conversar e aprender, sempre aberto para a boa comunicação. Mas Mercúrio desafia Urano, é importante desacelerar. Pode haver imprevistos ou alterações na agenda, procure deixar tudo fluir com mais flexibilidade. Evite alimentar discussões, procure cultivar um clima intimista para mais segurança emocional. Enquanto isso, a Lua minguante segue em Câncer, em harmonia com Netuno: é bom também cultivar momentos de introspecção, para soltar a imaginação. 

CÂNCER 

Período ideal para recolhimento, conclusões e interiorização. A Lua minguante segue em seu signo e pela manhã sorri para Netuno. Bom período para cultivar a fé, a tranquilidade emocional, a solidariedade e fortalecer os laços de afeto com quem ama. Aproveite para adotar uma atitude mais acolhedora. A preferência vai para o que é mais seguro, simples e intimista. Principalmente no período da tarde, quando a Lua desafia Plutão: evite cobranças e disputas. O período é de instabilidade emocional. Melhor resguardar-se de fortes emoções. 

LEÃO  

Com a Lua minguante em Câncer, procure equilibrar seu tempo com a família, compartilhando momentos agradáveis com quem ama. Vale caminhar, passear ou fazer alongamentos para aliviar as tensões. Período ideal para finalizar questões pendentes com mais sensibilidade. Já à tarde, Lua e Plutão pedem que se resguarde de situações tensas e arriscadas. Todos estão mais sensíveis, as emoções podem ficar exacerbadas. Procure compreender e ceder, com mais receptividade, meditação e recolhimento.

VIRGEM

Você viu?

Aproveite para trocar e atualizar informações, elucidar pontos confusos, encaminhar o que estava parado. Porém, evite acumular muitas tarefas. Imprevistos podem ser encarados com leveza e bom humor. Atenção para não alimentar posturas negativas, exigentes ou conflituosas. A Lua segue minguante em Câncer, pedindo um pouco de recolhimento também. É bom descansar mais, cultivar momentos de introspecção, para soltar a imaginação. Vale também expressar-se através das artes.

LIBRA 

É importante que descanse mais. Procure organizar-se para ter mais tempo para cuidar de você. A Lua está em plena fase minguante, pedindo que simplifique a vida com praticidade e objetividade. Você pode organizar a rotina com espaço para o prazer e a qualidade de vida. Procure interpretar os fatos com benevolência, basta predisposição para tal. Vênus se combina com Urano, tudo o que possa trazer sabor de liberdade e renovação fica favorecido. Vale programar algo inusitado para fazer.

ESCORPIÃO  

Procure cultivar uma atitude madura e responsável. Evite perder energia com críticas e discussões inúteis. É tempo de colocar a vida em ordem e equilibrar as emoções, ao invés de alimentar disputas de poder. Procure passar mais tempo sozinho, para atividades de cunho mais introspectivo. Todos ficam mais sensíveis, inclusive você.  É melhor investir em leituras, atividades criativas e prazerosas e mais amenas, sem grandes expectativas, discussões ou cobranças. Principalmente no período da tarde, quando a Lua desafia Plutão.

SAGITÁRIO  

O período de fechamento e conclusões continua, com a Lua minguante em Câncer. Não dê margem para o pessimismo, as reclamações e as preocupações. Cultive a predisposição para ouvir, compreender, perdoar e fazer algumas concessões, caso seja preciso. Evite perder energia com assuntos pesados. Melhor mesmo é passar mais tempo sozinho, refletir sobre a vida, perceber o quanto avançou e elaborar novos planos. Hoje a Lua se combina com Netuno, favorecendo a fé, as práticas espirituais, os temas transcendentais da vida.

CAPRICÓRNIO 

A palavra deve ser usada para solucionar, não para ferir. A Lua segue minguante em Câncer, pedindo mais sensibilidade e abertura para fortalecer os laços de afeto com quem ama. É importante também que procure adaptar-se às circunstâncias, sem querer controlar tudo e todos. Hoje a Lua desafia Plutão, pedindo cuidado com confrontos, disputas e atitudes agressivas. Quanto mais recolhimento e receptividade, melhor. Invista em tudo o que possa elevar os sentimentos e proporcionar inspiração.

AQUÁRIO

Bom período para passeios diferentes, atividades criativas e inusitadas. A Lua segue em Câncer e se combina com Netuno: aproveite para ampliar o pensamento, conectar-se com o coração e com a intuição, rever velhos comportamentos, padrões ou hábitos que já não condizem com sua consciência e seu crescimento. O cuidado deve ser com críticas, posturas egoístas, exigentes e agressivas.  Deixe a vida fluir por seu curso natural, aproveite para passar mais tempo sozinho, cuidando de si mesmo. 

PEIXES 

Bom período para concluir assuntos e também cultivar momentos de introspecção. A Lua segue minguante no sensível Câncer e se combina com Netuno: é tempo de relaxar, cultivar momentos de introspecção, avaliar o que deve ser deixado para trás para que possa viver de forma mais livre. Com mais sensibilidade invista nos sentimentos mais elevados. Conte com mais inspiração e intuição também. Vale reservar momentos para refletir, meditar, entrar em contato com a natureza, ou para passar bons momentos em casa.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana