Saúde

Covid-19 não se espalha facilmente por objetos e superfícies, diz autoridade

Publicado


source
Compras
HomeBase.Org

Contato entre pessoas é a principal rota de contágio do novo coronavírus, avalia autoridade americana

O novo coronavírus (Sars-CoV-2) não se espalha com facilidade a partir do toque de superfícies ou objetos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

LEIA MAIS: Dois estudos apontam que anticorpos podem impedir segunda infecção

Segundo um porta-voz do CDC à rede americana NBC, a mudança no protocolo de contágio foi feita para “esclarecer os outros tipos de contágio do vírus”. As novas informações apontam que a doença é facilmente transmitida pelo contato entre pessoas, e esta é a principal rota para sua propagação.

Ainda que seja possível que uma pessoa contraia o novo coronavírus pelo toque de objetos e superfícies, esta não é a principal forma de contágio, diz o CDC. De qualquer forma, a agência continua orientando que os cidadãos americanos higienizem as compras antes de guardá-las. 

O CDC também afirma que há evidências de que o Sars-CoV-2 pode ficar em superfícies por algumas horas. “Limpar e desinfetar superfícies é uma das melhores práticas para conter a Covid-19 e outras doenças virais”, afirma o órgão. 

Leia mais:  Rio de Janeiro tem 5.277 mortes por covid-19
Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
publicidade

Saúde

Casos de covid-19 lotam UTIs em Guarulhos

Publicado


.

Os leitos municipais das unidades de tratamento intensivo (UTIs) de Guarulhos, na Grande São Paulo, estão completamente ocupados devido à pandemia de covid-19. Segundo o último boletim divulgado pela prefeitura, as UTIs estão lotadas, e as vagas em enfermaria registram 75,2% de ocupação.

Por isso, a prefeitura informou que está contratando vagas na rede privada de saúde e que pretende instalar mais leitos no hospital de campanha. Com isso, diz nota da prefeitura, a capacidade do hospital dobrará de 10 para 20 leitos de UTI “até, no máximo, terça-feira”.

A previsão é que, com a locação de vagas nos hospitais privados, sejam disponibilizados mais 28 leitos de UTI em Guarulhos. “Além disso, a prefeitura fará um pregão eletrônico para compra de mais respiradores ainda nesta semana, ao mesmo tempo em que aguarda resposta das demais esferas de governo para as solicitações de equipamentos e leitos efetuadas”, diz a nota.

Guarulhos tem, até o momento, a confirmação de 293 mortes causadas pelo coronavírus. O município, que tem 1,3 milhão de habitantes, registrou ainda 3.056 casos de covid-19.

Leia mais:  Witzel prorroga medidas restritivas no Rio até sexta-feira

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Saúde

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana