Saúde
Covid-19: governo brasileiro se reúne com cinco laboratórios
Publicado
22 de novembro de 2020, 21:15
O governo brasileiro informou hoje (22) que se reuniu, na última semana, com cinco laboratórios que desenvolvem vacinas contra a covid-19. Foram recebidos representantes da Pfizer, Janssen, Bharat Biotech, Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) e Moderna. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que coletou informações sobre os detalhes técnicos das vacinas, bem como sua segurança e eficácia.
A pasta informou ainda que deverá assinar cartas de intenção não-vinculantes com as empresas para permitir uma futura aquisição de doses. Mas qualquer compra de vacina só poderá ocorrer após o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Outros requisitos também precisam ser cumpridos antes da compra de uma vacina: a segurança; a eficácia; a capacidade de produção em escala; a oferta em tempo oportuno para inserir as vacinas no Programa Nacional de Imunizações (PNI); o preço proposto para a incorporação e as condições logísticas oferecidas.
“Os encontros desta semana complementam os acordos contratuais feitos pelo Governo Federal. Até o momento, o Ministério da Saúde tem acordos contratuais para o possível acesso a 142,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, que poderão imunizar pelo menos um terço da população brasileira, assim que concluídas as etapas de segurança, eficácia e registro”, afirmou o ministério, em nota.
Segundo a pasta, a previsão é produzir na Fiocruz, de forma autônoma, mais 110 milhões de vacinas em 2021, “se tudo ocorrer da maneira planejada”. O Ministério da Saúde afirmou que acompanha 270 estudos de vacinas em todo o mundo e quer adquirir uma vacina segura “com a maior brevidade”.
Edição: Denise Griesinger

Saúde
MP vai investigar mortes por falta de oxigênio no Amazonas
Publicado
18 de janeiro de 2021, 12:15
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) vai apurar as causas e as consequências da falta de oxigênio medicinal em hospitais públicos e privados do estado. O procedimento foi instaurado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Segundo o MP, promotores vão coletar “possíveis evidências de atuação criminosa organizada” e apontar soluções para a situação – que, em nota, o órgão classificou como “caótica”. Além do Gaeco, a ação contará com a colaboração de membros de outras promotorias que lidam com aspectos como direito à saúde, à vida e à dignidade humana.
Em um despacho conjunto, promotores do Gaeco citam reportagens publicadas pela imprensa que, entre outros aspectos, informam que pacientes internados em hospitais de Manaus devido à covid-19 morreram pela falta de oxigênio.
Alegando que as medidas adotadas para fazer frente ao problema deveriam ter sido tomadas antes, os promotores afirmam ser necessário apurar quem, “entre pessoas físicas, jurídicas, servidores e entidades”, deixou de observar as “medidas de precaução necessárias”, permitindo que, “por motivos de desídia [negligência] ou interesses econômicos”, o “caos” se instalasse no sistema de saúde amazonense.
Desde a semana passada, o Amazonas, sobretudo a capital, Manaus, está às voltas com o desabastecimento de oxigênio medicinal. Já na terça-feira (12), o governador Wilson Lima afirmou que, só nos estabelecimentos públicos de saúde, a demanda pelo produto tinha aumentado mais de 11 vezes além da média diária de consumo em virtude do crescimento do número de casos da covid-19.
“Consumimos, na rede pública estadual de saúde, uma média de 5 mil metros cúbicos diários. Só nessa terça-feira foram consumidos 58 mil metros cúbicos”, disse Lima na terça-feira.
Principal fornecedora do insumo para o estado, a empresa White Martins afirma enfrentar um “cenário de crise sem precedentes”. A companhia, que até recentemente utilizava apenas metade da capacidade de produção da fábrica de Manaus para atender à demanda regional, elevou de 25 mil m3/dia para 28 mil m3/dia o limite máximo de produção da unidade fabril – o que, segundo a empresa e autoridades, ainda é pouco para atender a demanda que, na quinta-feira (14), já chegava a 70 mil m3/dia.
Para mitigar a situação, a White Martins está adotando uma série de medidas, entre elas a importação de parte do oxigênio que produz em suas fábricas da Venezuela e a compra do produto de outros fornecedores locais. O produto também está sendo transportado de outras cidades onde a White Martins tem fábricas para Belém, de onde é levado para Manaus em balsas, de onde a quantidade necessária é redistribuída para o interior do estado.
Força-tarefa
Até o momento, a situação só não foi pior devido a uma operação de guerra montada com o apoio de órgãos públicos, sobretudo das Forças Armadas. Nos últimos dias, aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram até o estado 36 tanques de oxigênio líquido, 1.510 cilindros de oxigênio gasoso, 40 respiradores e 12 usinas de oxigênio, entre outros equipamentos que, até este fim de semana, já totalizavam mais de 168 toneladas de carga. Em média, o estado tem recebido quatro voos diários de aeronaves militares cargueiras (KC-390 e C-130) transportando oxigênio líquido e gasoso, produto altamente inflamável.
Além disso, com o adiamento da entrega, pelo governo da Índia, de 2 milhões de doses de vacina que o Ministério da Saúde comprou do laboratório indiano Serum Institute, o avião comercial que o governo federal fretou para buscar os imunizantes foi usado para transportar sete usinas de oxigênio do Rio de Janeiro para Manaus. Segundo o governo estadual, os equipamentos doados pelo Ministério da Saúde chegaram à capital amazonense na tarde de ontem (17) e vão contribuir para a geração de oxigênio para uma parte dos hospitais locais a partir desta semana.
Juntas, as usinas têm capacidade para gerar o oxigênio necessário para abastecer a 100 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Inicialmente, duas usinas vão abastecer a enfermaria de campanha do Hospital Delphina Aziz. Três atenderão os hospitais Platão Araújo, Francisca Mendes e o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam). Outras duas usinas restantes serão destinadas a outros hospitais que ainda serão definidos.
Outras cinco usinas de oxigênio foram doadas ao estado pelo Hospital Sírio-Libanês. O governo de Pernambuco e a prefeitura de Recife doaram 200 concentradores de oxigênio que serão destinados a 49 cidades amazonenses com maiores dificuldades de acesso à capital e poucos cilindros de oxigênio disponíveis. Os equipamentos pernambucanos vieram de hospitais de campanha desativados no estado e ajudarão os pacientes que necessitarem de máscaras de ventilação não invasiva, sem a necessidade de respiradores.
Parte dos cilindros de oxigênio doados já foram distribuídos no último fim de semana, com o apoio da Polícia Civil, que usou helicópteros para transportar os equipamentos até hospitais de cidades do interior do estado.
Venezuela
De acordo com o governo estadual, o governo do estado de Bolívar, na Venezuela, também doou oxigênio hospitalar ao estado. A iniciativa, segundo a própria White Martins, não tem qualquer relação com a importação do produto disponível nas fábricas venezuelanas da empresa.
Ainda de acordo com o governo do Amazonas, carretas vindas da Venezuela devem chegar ainda hoje a Manaus, transportando 107 mil metros cúbicos de oxigênio doados pelo governo de Bolívar. “Isso vai contribuir significativamente para que haja uma estabilidade na nossa rede hospitalar, tanto na capital quanto no interior”, afirmou o governador Wilson Lima, em nota.
Também em nota, a White Martins esclareceu que está atuando para viabilizar a importação do oxigênio que identificou estar disponível em suas operações no país vizinho. Esta sim será, segundo a multinacional, “uma operação entre as empresas do grupo, sem envolvimento do governo”.
Edição: Valéria Aguiar

Câmara aprova Projeto de Lei que declara Associação Piano Gente entidade de utilidade pública

Azul inicia hoje transporte de vacinas contra a Covid-19

Com pautas de apoio ao servidor público e à saúde, Paulo Henrique assume cadeira na Câmara

OAB anula quesito do espelho de correção da prova de Direito Civil do XXXI Exame de Ordem

MP vai investigar mortes por falta de oxigênio no Amazonas
Polícia


Policiais militares e civis cumprem mandado de busca e apreensão e encontram armas e 207 munições
Trabalho integrado entre policiais militares e civis em Paranatinga (a 373 km de Cuiabá) realizado na manhã desta segunda-feira (18.01),...


Policiais fecham duas bocas de fumo e prendem traficantes em Barra do Bugres
Militares da 12ª Companhia de Barra do Bugres (a 168 km de Cuiabá) prenderam na noite de sábado e madrugada...


Força Tática prende casal com droga e revólver em Poconé
Uma equipe da 15ª Companhia de Força Tática em Poconé prendeu na noite deste domingo (17.01), um casal por tráfico...
ENTRETENIMENTO


Fãs citam Raissa em redação do ENEM sobre o preconceito com doenças mentais
Reprodução/Instagram Fãs citam Raissa Barbosa na redação do ENEM O primeiro dia de provas do Enem aconteceu nesse domingo (17)...


Ricky Martin posa com o filho caçula e se declara: “Faça o que quiser comigo”
Reprodução Instagram Ricky Martin e seu filho, Renn Ricky Martins atualizou seu perfil no Instagram , no domingo (17), com...


“Você é bonitão, fica sossegado”, diz Bruno Gagliasso a marido ciumento de fã
Reprodução/Instagram Bruno Gagliasso responde fã ciumento Bruno Gagliasso também recorreu às redes sociais para protestar contra a situação sanitária da...
MATO GROSSO


Vacina chega a Mato Grosso às 16h35; Logística para distribuição já está preparada
O primeiro lote da vacina Coronavac chegará no Estado às 16h35, em um voo da empresa Latam. Serão 65,7 mil...


Sefaz doou e incorporou R$ 2,76 milhões em mercadorias apreendidas no ano passado
A Secretaria de Fazenda doou para vários órgãos públicos e incorporou ao seu patrimônio em 2020, bens e mercadorias no...


Fiscal de contratos em afastamento não pode atestar notas
Na hipótese de afastamento simultâneo do fiscal de contratos e do substituto, a administração pública deve nomear outro servidor público...
Agronegocio
Política Nacional


Na “mira” do Planalto, Doria pretende organizar evento para vacinar Lula e FHC
Reprodução Governador de São Paulo mira agora evento com ex-presidentes para alavancar vacinação A “batalha das vacinas” entre o governo...


General Peternelli anuncia candidatura à Presidência da Câmara após racha no PSL
Agência Câmara/Divulgação Deputado federal General Peternelli anuncia candidatura após PSL divergir sobre apoio a Arthur Lira ou Baleia Rossi O...


Bolsonaro ressurge na web e é atacado por falar de recapeamento: “cadê vacina?”
Marcos Corrêa/PR Após “sumir” das redes sociais, presidente reapareceu para falar de asfalto Nesta segunda-feira (18), após passar o domingo...
CIDADES


Guia do FNDE orienta novos prefeitos sobre a área da educação
Crédito: Prefeitura de Rondonópolis O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou o Guia do FNDE para Novos Prefeitos,...


Seminário Novos Gestores terá início nesta quinta-feira
Crédito: Agência CNM Prefeitos de Mato Grosso vão participar esta semana do Seminário Novos Gestores, que vai debater os principais desafios das administrações...


Mato Grosso registra 199.006 casos e 4.793 óbitos por Covid-19
Crédito: Prefeitura de Campo Verde A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (17.01), 199.006...
Mais Lidas da Semana
-
Cuiabá12 de janeiro de 2021, 16:40
Valdomiro é mais uma vez eleito como presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual
-
BRASIL E MUNDO12 de janeiro de 2021, 16:50
Caixa completa 160 anos e reforça compromisso com a população brasileira
-
cultura12 de janeiro de 2021, 09:30
Mulher quilombola mantém tradições e memórias através da cultura alimentar
-
mato grosso14 de janeiro de 2021, 15:01
Nota MT premia 1.002 consumidores; confira lista dos ganhadores
-
CURIOSIDADES12 de janeiro de 2021, 11:56
Idoso de 76 anos engravida mulher, sogra e cunhada ao mesmo tempo
-
Cuiabá14 de janeiro de 2021, 13:21
Vacinação contra Covid-19 em Cuiabá começa no próximo dia 20; veja vídeo
-
mato grosso16 de janeiro de 2021, 20:07
Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas morre vítima da Covid-19
-
AGRO & NEGÓCIO12 de janeiro de 2021, 11:20
Exportações do agronegócio ultrapassam barreira dos US$ 100 bilhões