Pesquisar
Close this search box.

Saúde

Covid-19: casos aumentaram 790% de abril a junho na rede privada

Publicados

em

source
Teste positivo para Covid-19
Reprodução: commons – 06/06/2022

Teste positivo para Covid-19

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) realizou um levantamento que aponta que os casos de Covid-19 na rede particular brasileira aumentaram 780% no intervalo entre as semanas de 24 a 30 de abril e 29 de maio a 4 de junho. De acordo com o estudo, os novos diagnósticos saltaram de 5,6 mil no primeiro período para 50,5 mil na primeira semana de junho.

Se estendermos a lupa, porém, à última semana de maio — e, portanto, aos dados dos 7 dias anteriores aos dados mais recentes, a diferença é de 43%. Com o avanço dos casos, o número de testes também aumentou, passou de 102,4 mil testes da semana entre 22 a 18 de maio para 143,2 mil entre 29 de maio e 4 de junho.

A taxa de positividade desses testes oscilou pouco entre o final de maio e o começo de junho teve um ligeiro aumento: passou de 34,4% para 35,3%. O aumento, contudo, é mais intenso quando se compara ao começo de maio, época em que o índice de testes positivos era de menos de 15%.

A Abramed têm acesso a dados de laboratórios diagnósticos que processam cerca de 65% do volume de exames no país. As taxas correspondem ao cenário brasileiro como um todo.

Outros aumentos Com o aumento de casos, vale dizer, é esperado que as internações também tenham um gradual incremento. No Hospital Albert Einstein em São Paulo, por exemplo, o número de internados em um mês passou de 13 para 72, um aumento de 454%.

No Hospital Sírio-Libanês, também em São Paulo, por outro lado, o aumento foi sentido por meio de movimentações no funcionamento do atendimento dos pacientes. Diante da alta de pessoas necessitando de internação, alas específicas para Covid-19 foram criadas, algo que não se via por ali desde abril deste ano.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Propaganda

Saúde

Casos de dengue caem pela metade no Rio de Janeiro

Publicados

em

O boletim Panorama da Dengue, divulgado nesta segunda-feira (15) pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, aponta para queda progressiva de casos da doença ao longo das últimas três semanas. Conforme o boletim, os casos prováveis de dengue caíram quase 50% no estado, passando de 14.782 na semana 12 (de 17/03 a 23/03) para 7.406 na semana 13 (de 24/03 a 30/03).

De acordo com o cenário epidemiológico, o estado do Rio saiu do nível 3 do plano de contingência da secretaria (quando o número de casos prováveis é dez vezes acima do limite endêmico) para o nível 2 (entre cinco e dez vezes). Quatro regiões do estado – Serrana, Metropolitana I, que engloba a Baixada Fluminense e a capital do estado, Baixadas Litorâneas e Norte Fluminense – ainda apresentam número de casos acima do esperado. 

Com base nos dados de hoje, a secretaria decidiu manter o decreto de epidemia e continuar analisando a situação por pelo menos mais duas semanas. Também prorrogou por mais 30 dias a atuação do Comitê de Emergência em Saúde específico da dengue, que reúne técnicos de vários setores da saúde estadual e também da Fundação Saúde.

“Apesar da melhora no cenário epidemiológico, os indicadores ainda nos mostram que é preciso manter toda a atenção nas medidas de controle dos focos do mosquito, assim como na observação dos sintomas e no manejo clínico desses pacientes. Ainda temos números acima do esperado para o momento, e a Região Norte, que foi a última a apresentar piora do cenário, segue com tendência de alta nos casos”, alertou a secretária de Saúde, Claudia Mello,.

Queda no atendimento

O Panorama da Dengue mostra também que os atendimentos de casos suspeitos da doença apresentaram queda de 15% nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais entre as semanas epidemiológicas 12 e 13, com 9.468 atendimentos e 8.044 respectivamente.

Até esta segunda-feira (15), foram registrados 205.187 casos prováveis de dengue e 109 óbitos confirmados em todo o estado do Rio de Janeiro. A taxa de incidência acumulada está em 1.278 casos/100 mil habitantes.

Fonte: EBC SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana