agora quando

Corta e joga fora

Publicados

em


Da Assessoria

francisney liberato tce-mt

Francisney Liberato Batista Siqueira

A seleção brasileira de futebol masculina enfrentou a seleção do Peru, em um jogo no amistoso, realizado no dia 10 de setembro de 2019, nos Estados Unidos. As duas seleções tinham disputado a final da Copa América realizada no Brasil, e naquele jogo tínhamos sido campeões, ao vencer por 3×1.

 

A nossa seleção brasileira, de fato não realizou uma boa partida no amistoso, já a seleção peruana se mostrou preparada para a vitória. Observando os melhores momentos daquele jogo, foi notável visualizar que, a seleção brasileira apesar de possuir o melhor elenco, perdeu muitos lances cruciais que culminaria em gols. Já o Peru, mostrou-se um verdadeiro aproveitador de oportunidades e venceu o jogo por 1×0.

 

Nesse aspecto, vimos que o jogo de fato não é aquele que coleciona teorias e sim, bons resultados.

 

Conheço muitas pessoas que possuem um cérebro organizado, uma boa memória e raciocínio rápido. São indivíduos que detêm muitas capacidades racionais. Alguns destes estudam para concursos públicos, mas não obtêm resultados satisfatórios. Às vezes se indagam de o porquê não conseguem alcançar êxito, já que possuem elevada capacidade cognitiva.

 

A conclusão para este dilema é que, apesar de todas as condições pessoais favoráveis que um indivíduo possa ter, é preciso dedicação. Muitos por acharem que não necessitam de tantos esforços, acabam desperdiçando grandes chances de serem incrivelmente bem-sucedidos.

Não colecione dons na prateleira da vida. Se as suas habilidades não provocam mudanças e resultados, não há proveito em tê-los

Há estudantes que ficam fascinados pelos professores “bonzinhos” e que contam muitas piadas em sala de aula, todavia, isso se torna um problema quando o educador se esquece de cumprir com o conteúdo programático e, principalmente, de se preocupar, com o desempenho do aluno. Quando chega o momento da prova do Enem ou vestibular, o aluno se sai mal e não é aprovado, ou seja, os resultados são negativos.

 

A mesma lógica vale para os “bons chefes”, que não cobram e não exigem o melhor dos seus subordinados. Os superiores evitam desgastes e indisposições, entretanto, normalmente quando chega ao final do mês, não há bons resultados, e consequentemente, ocorrem frustrações de ambos os lados e, provavelmente, ocorrerão cobranças e pressões.

 

Na minha concepção, não adianta ser o craque do time, o mais inteligente, o conhecedor de todos os assuntos, o professor piadista, o chefe bonzinho, o melhor músico, o vendedor comunicador, palestrante querido, enfim, se não houver bons resultados. Em síntese: ser o melhor, sem resultados, não vale de nada! O sucesso tem que deixar rastros. No mesmo sentido, o livro de Matheus 7:19 é categórico ao afirmar, por parábola: “Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e atirada ao fogo”.

 

Mesmo àqueles que possuem dons e habilidades, se não houver treinos, esforços, pesquisas, estudos, dedicação, não terão bons frutos e provavelmente, “atrofiarão” suas qualidades. É necessário treinar constantemente para alcançarmos bons resultados.

 

Quer ser o melhor? Ótimo! O meu desafio para você é buscar ser o melhor com resultados, independente dos seus dons ou habilidades, dessa forma, haverá satisfação suprema. Busque e lute pela excelência com resultados.

 

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor do Livro “Mude sua vida em 50 dias”.

 

www.francisney.com.br

 

Comentários Facebook
Propaganda

agora quando

A hora da colheita

Publicados

em

Por


Francisney Liberato

Francisney Liberato

Aquele que espera pelo que plantou nunca se decepcionará. Ainda que demore, o tempo certo para que todas as coisas se cumpram, não se atrasa.

 

Qual seria o momento ideal para uma colheita? Se você é um agricultor e planta o milho, quanto tempo é necessário para colhê-lo? O momento certo da colheita traz outros fatores indispensáveis para o sucesso do plantio.

 

Segundo especialistas do ramo, antes de começarmos a pensar na colheita, é relevante que se planeje o plantio. Você precisa analisar o solo adequado para se plantar o milho, avaliar se o solo precisa de correções para que a plantação seja bem-sucedida.

 

É importante deixar o espaçamento adequado para o plantio. A depender do tipo do milho, alguns podem necessitar de mais espaços, já outros tipos, não; saber escolher bem as sementes; cuidar para que as pragas não invadam e destruam a sua plantação; suprir com irrigação necessária; colocar a temperatura apropriada. O milho precisa de muita iluminação da luz solar. Guardadas as variações das espécies dos milhos, a colheita pode acontecer em cerca de três meses ou levar até dez meses.

 

Então, qual é o tempo necessário para colheita do milho? Conforme acima dito entre três e doze meses. De todo modo, o milho precisa de tempo, entre a sua preparação até chegar o momento da colheita.

 

Já temos debatidos em outros textos sobre o plantio e sempre dei ênfase, na lição de quem planta, colhe; quem não planta, não colhe. Quem planta banana, colherá banana. Quem planta melancia, colherá melancia. Não tem como ser diferente disso, é a lógica do plantio e da colheita.

 

Além dos fatores já mencionados, é importante frisarmos de que todo plantio depende de tempo para a sua maturidade.

Na nossa vida comportamental, muitos não plantam nada, e pretendem colher; outros plantam errado e desejam colher o certo. Além do mais, é necessário tempo para que o fruto esteja maduro. Ninguém em sã consciência planta a semente hoje e espera que o fruto nasça amanhã

Qual é o momento da colheita? Depende, pois assim como o milho, que existem de vários tipos e espécies, e cada qual com o seu tempo de maturidade, nós, como seres humanos não somos diferentes disso, pois, cada indivíduo tem a sua particularidade e o seu tempo para se tornar maduro. Contudo, infelizmente, alguns nunca conseguirão obter a maturidade e gozar da colheita correta.

 

Levando em consideração a criatura ímpar que é o ser humano, a variação de cada um, o solo em que ele está vivendo, o ambiente, os cuidados que têm com a sua plantação, o zelo para que a plantação dê resultados satisfatórios, é difícil o dizer o tempo exato da colheita.

 

O momento da colheita não sabemos quando será. Porém, de um cenário eu tenho certeza, quem planta, colhe, pode ser que a colheita demore um pouco, além do seu esperado, porém, no momento exato, você colherá os frutos desejados.

 

*Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador, Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência” e “A arte de ser feliz”.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana