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Corregedor expõe metas e ouve servidores de forma virtual

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 A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Poder Judiciário de Mato Grosso deu início a uma série de reuniões virtuais com servidores e magistrados para alinhamento dos trabalhos a serem realizados no ciclo 2021/2022, com o objetivo de melhorar os serviços ofertados à população. A Corregedoria é responsável por mais de 90% dos processos em trâmite no Judiciário Estadual, via Primeiro Grau. “Nosso objetivo maior é este. Dar celeridade. Para atingi-lo é crucial a organização e ouvir todos os envolvidos nos trabalhos para sanarmos dificuldades e reforçarmos aquilo que vem dando certo”, disse o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira.
 
Ele também está divulgando o Plano de 100 dias, que envolve as principais ações para o biênio 2021/2022. A ferramenta virtual para as reuniões foi disponibilizada pela Administração do Poder Judiciário (PJ) e tem sido fundamental para que o Poder continue avançando neste período de pandemia. Entre as principais ações da CGJ estão: “definir estratégias para sustentação dos resultados obtidos pelo PJMT, a efetiva implantação do PJE Cor, transição dos cartórios extrajudiciais para os novos delegatários, definição do calendário e temas para audiências públicas, já que queremos a sociedade mais próxima para construir nossa gestão”, pontuou o corregedor durante reunião com servidores e magistrados da CGJ.
 
Na oportunidade a equipe de servidores conheceu os novos juízes auxiliares, suas equipes e pastas de atuação. O juiz João Thiago Guerra anotou: “Tivemos mudanças pontuais nas equipes da CGJ e temos um time comprometido com a melhoria dos processos de trabalho. É evidente que vem acontecendo ao longo dos anos um avanço. Somos vocacionados para o serviço, todos têm condições de contribuir muito. Queremos avançar nesta contínua melhoria e aprimoramento”. O magistrado ainda destacou o potencial da Inteligência Coletiva. “Temos colaboradores que conhecem muito do serviço. Temos que maximizar isso e resolver os problemas tradicionais. Juntos, somos mais inteligentes, produtivos e com maior capacidade de entrega, mas só funciona se estivermos unidos. Somos a Corregedoria-Geral da Justiça. Peço encarecidamente que cada um tenha uma atitude para o aprendizado, para ouvir e também exercer a voz ativa. Vamos criar um ambiente onde as sugestões circulem, vamos compartilhar e realizar. O desembargador Zuquim é um homem paciencioso e ótimo ouvinte. Tenhamos ele como exemplo para fazer nosso melhor”, destacou o juiz, que entre outras atribuições, supervisionará as atividades da área de Tecnologia da Corregedoria.
 
Após o juiz João Thiago, se manifestaram a juíza Christiane da Costa Marques Neves (entre as atribuições estão Adoção e Violência Doméstica) e os juízes Eduardo Calmon de Almeida Cezar (serviços extrajudiciais) e Emerson Luis Pereira Cajango (gestor de metas). Na sequência a assessora jurídica, Renatta Tirapele e o coordenador da CGJ, Flávio Paiva Pinto, também se pronunciaram. “Temos diversas atribuições e queremos melhorar nossos serviços sempre. Um demonstrativo de que estamos melhorando é conquistarmos os selos do CNJ, que identificam a excelência dos serviços. Queremos o Diamante”, disse o coordenador se referindo aos selos, distribuídos pelo Conselho Nacional de Justiça.
 
Servidores também foram ouvidos. Ao todo, 91 participaram da reunião virtual. Muitos agradeceram a oportunidade e se colocaram à disposição da gestão. O corregedor realizará outras reuniões de alinhamento e quer ouvir cada peça dessa enorme engrenagem judicial. A partir do próximo dia 25, os juízes dos 11 polos de Mato Grosso participarão de reuniões virtuais. “Será uma conversa franca. Queremos ouvi-los e também que nos ouçam para sabermos onde podemos chegar”, concluiu o corregedor.
 
Ranniery Queiroz
Assessoria de imprensa CGJ-TJMT
 
 

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ClickJud: nova funcionalidade permite o cadastramento de acordos pré-processuais pelo celular

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O ClickJud-MT – Web Aplicativo do Poder Judiciário de Mato Grosso – continua sendo aprimorado para garantir ainda mais comodidade no acesso à justiça. A partir desta segunda-feira (01/03), a população poderá contar com o botão do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) dentro da plataforma do ClickJud – MT. A nova funcionalidade permite que o cidadão encaminhe sua reclamação pré-processual, de forma rápida e ágil, utilizando um celular, computador ou tablet.
 
O Técnico Judiciário do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), João Gualberto Nogueira Neto, explica que a maior vantagem da funcionalidade é a facilidade em permitir que o cidadão encaminhe sua demanda ao judiciário para solucionar o problema de forma mais rápida e eficiente.
 
“Nós dispomos de gestores, mediadores e conciliadores extremamente qualificados em promover a pacificação social, por meio de métodos adequados de solução de conflitos. Além disso, tentar um acordo é uma demonstração de boa vontade e civilidade do cidadão, pois tende a resolver o problema de forma pacífica e sem a necessidade de judicialização da demanda”, esclarece.
 
Que tipo de problema é possível resolver? – É possível resolver praticamente qualquer tipo de problema por meio das Reclamações Pré-Processuais, como: divórcio, guarda, pensão alimentícia, herança, inadimplência, briga entre vizinhos, entre outros.
 
“É uma ferramenta destinada especialmente para a população, que não possui um certificado digital ou token, pois a pessoa pode requerer nossa ajuda para resolver seu problema antes de recorrer à disputa judicial. E claro, resolvendo seu problema de forma amigável, através das ferramentas de pacificação social que temos disponíveis, todos ganham. É menos tempo, dor de cabeça e dinheiro envolvido”, assegura João Gualberto.
 
Como utilizar – O procedimento é bastante simples. Basta acessar o https://clickjudapp.tjmt.jus.br , clicar no ícone CEJUSC, preencher o formulário com informações sobre o problema, dados da parte interessada e da outra pessoa envolvida, anexar documentos e imagens que comprovem ou auxiliem na comprovação da solicitação. Imediatamente, o usuário receberá um e-mail informando que seu pedido foi devidamente encaminhado ao CEJUSC mais próximo.
 
É necessário, ainda, convidar a outra parte interessada para participar da audiência. Esse convite pode ser feito pelo próprio CEJUSC, por meio do WhatsApp, telefone ou e-mail.
 
“É muito importante que a parte demandante descreva bem a situação e deixe informações de contato da outra parte interessada, como nome completo, CPF, e-mail e telefone, para facilitar a comunicação do CEJUSC. É comum, também, que o CEJUSC expeça uma Carta-Convite e entregue para o próprio interessado, dando a ele a missão de convidar o outro(a) interessado(a) para uma tentativa de acordo”, destaca o Técnico Judiciário.
 
Hoje, Mato Grosso conta com 42 CEJUSC’s físicos que atendem a 38 comarcas, 1 CEJUSC Virtual Estadual e 1 CEJUSC Virtual Empresarial.
 
Para mais informações, envie um e-mail para [email protected] ou acesse o serviço através do ClickJud-MT.
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 
 

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