Pesquisar
Close this search box.

Saúde

Corpo dolorido no frio? Temperatura pode causar desconfortos físicos

Publicados

em

source
Por que covid-19 causa dores no corpo?
Cristiane Martins – De Londres para a BBC News Brasil

Por que covid-19 causa dores no corpo?

Depois de quase um mês com termômetros marcando acima dos 25ºC, grande parte do estado de São Paulo deve receber uma frente fria a partir desta sexta-feira (29). Para além das gripes e resfriados comuns à essa estação do ano, o tempo mais frio pode causar outros reflexos na saúde da população.

Quem nunca ouviu falar (ou falou) no aparecimento de dores no corpo após uma queda brusca na temperatura? O que parece mais um mito do imaginário popular, uma afirmação do senso comum, é realidade, e das mais comuns comuns.

Segundo o especialista Bruno Miranda, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), as dores são resultados da tendência que temos a tensionar mais o corpo e nos movimentarmos menos em dias mais frios.

A situação pode agravar as dores de quem já sofre com problemas crônicos, como artrite. “A ciência concorda que há base científica para a dor relacionada à mudança de temperatura”, explica.

“A contração excessiva dos músculos gera desconforto devido à tensão muscular, especialmente em pacientes com dores crônicas.”

A medicina explica que com a queda da temperatura, os vasos sanguíneos e os músculos do corpo ficam mais contraídos que o normal.

“O objetivo é levar sangue para as áreas nobres, como coração e pulmão, e evitar que o sangue circule muito por áreas superficiais, o que leva a ainda mais perda de calor para o ambiente”, conta o especialista.

Leia Também

Esse mecanismo pode resultar na falta de sangue nas extremidades, como mãos e pés, e articulações, como os joelhos, tornando o líquido dessas articulações mais viscoso, diminuindo a lubrificação e, por consequência, piorando as dores.

“A queda da temperatura altera também a pressão do ar e isso pode deixar as terminações nervosas da cartilagem mais sensíveis, gerando mais dor e desconforto”, continua.

Para mitigar esses efeitos, o especialista orienta que a prática de exercícios físicos durante os dias frios e os meses de inverno seja mantida pelos pacientes.

“Além de aumentar a temperatura corporal e fazer o sangue circular pelas extremidades e articulações, o exercício vai evitar que você perca massa muscular e sobrecarregue as articulações que já sofrem com dores crônicas.”

Manter-se sempre aquecido com roupas adequadas que favoreçam a troca de calor com o ambiente e aumentar o consumo de sopas e chás também são práticas que podem ser adotadas.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Propaganda

Saúde

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

Publicados

em

O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra a gripe será ampliada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A medida, segundo a pasta, é para conter os casos mais graves e internações pela doença. 

Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque. O ministério recomenda que seja mantida a prioridade para os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe: gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.

“A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”, disse a ministra Nísia Trindade, em nota.

Até o dia 21 de abril, apenas 22% do público-alvo tinha se vacinado contra a gripe, conforme levantamento divulgado pela pasta. Cerca de 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou no dia 25 de março.

A Região Norte não está incluída na ampliação do público-alvo, pois iniciou a campanha em novembro de 2023. 

Aumento de casos 

Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgados na semana passada mostram aumento de casos relacionados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até dois anos de idade, ultrapassando as mortes associadas à covid-19 na mesma faixa etária.

Fonte: EBC SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana