mato grosso

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso certifica 33 peritos em incêndios florestais

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforçou o número de especialistas para investigação de causas de incêndios florestais com a certificação de 33 peritos. O curso foi realizado no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), entre os dias 30 maio a 04 de junho. Mato Grosso é referência neste tipo de trabalho, por isso a capacitação recebeu bombeiros da Região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

O curso com 44 horas/aulas, ofertou conhecimento teórico sobre investigação, busca pela resposta da origem de incêndios florestais. Além disso, os militares realizaram atividade prática com aulas técnicas no campo para interpretação dos elementos físicos deixados pelas chamas nos materiais combustíveis e não-combustíveis, que são analisados minuciosamente para estudo dos processos na produção de laudos. Outra importante ação é subsidiar informações para elaboração dos planos estratégicos de prevenção de incêndios.

Foram certificados 16 bombeiros de Mato Grosso, 03 bombeiros do Acre, 02 da Bahia, 02 de Mato Grosso do Sul, 02 de Minas Gerais, 01 bombeiro do Paraná, 02 da Paraíba, 02 de Rondônia, 01 Bombeiro de Roraima e 02 de Santa Catarina.

O comandante-geral adjunto, coronel Ricardo Bezerra Costa, destacou que o CBMMT presta serviços de alta excelência e tem sido uma vitrine para demais corporações que buscam conhecimento em MT para aprimorar sua atuação na base de origem. “A busca de outras corporações por cursos no nosso Estado evidencia a referência que o CBMMT se tornou nessas áreas operacionais e a Corporação se encontra aberta para receber outros Corpos de Bombeiros Militares do Brasil”, disse o coronel.

Perícia Florestal realizada pelos Bombeiros 

Em setembro de 2021, o Parque Estadual Encontro das Águas (PPEA), na região de Porto Jofre, no Pantanal mato-grossense sofreu um incêndio de grandes proporções e teve 5,7 hectares de vegetação seca queimados.  Neste caso, foi necessário investigação para saber as causas deste grande desastre.

Em ação, dois bombeiros peritos de incêndio florestal do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) estiveram no ponto de detecção dos primeiros focos de calor registrados pelo monitoramento via satélite NPP-375, no dia 03 de setembro. O laudo da perícia apontou que a causa dos incêndios foi natural, após uma descarga elétrica de um raio que atingiu uma árvore e se alastrou pela na vegetação. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Agosto Dourado: Hospital prepara uma programação especial para celebrar a campanha

Publicados

em

O Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH), referência em maternidade e atendimento às gestantes, realizará uma programação especial para celebrar o Agosto Dourado, mês de luta pelo incentivo à amamentação.

Durante o mês será feito um trabalho com foco nesse assunto que envolverá colaboradores e pacientes. O evento, organizado pela Coordenação de Enfermagem da unidade, contará com a participação da equipe multiprofissional e tem como público-alvo as gestantes e puérperas em atendimento, afim de disseminar informações que irão orientá-las na hora da amamentação.

A programação se iniciará com uma roda de conversa sobre aleitamento materno e em seguida uma apresentação da artista Thereza Antunes, que através da personagem Dra. Martistela Furtado, levará entretenimento e informação de forma lúdica. Para encerrar o dia, será servido um lanche seguido de sorteios de brindes.

Dando sequência à programação, nos dias 24 e 25 será exposta uma Estação de Amamentação, que está aberta para visitação das 08h às 10h, das 14h às 16h e das 19h às 20h30.

A gerente de enfermagem, Vanusa Cirstina, explica que serão cinco estações sobre: Posições para aleitamento, pegada correta do bebê, evolução do estômago do bebê, extração manual do leite materno, armazenamento do leite materno.

E, para finalizar, no dia 26 de agosto, às 14h, será realizada uma live com o tema “A importância do aleitamento materno para fortalecimento do vínculo e nutrição infantil”, ministrada pela Psicóloga Mara Rubia e pela Nutricionista Danielly Venuti.

Às 14h30, acontecerá o encerramento e o último sorteio de brindes para as participantes. Além de todas essas ações, o hospital está preparando uma decoração que faça alusão ao tema e que chame a atenção para a importância do assunto.

“Nosso objetivo com essa ação é tirar todas as dúvidas sobre o tema, orientar essas mães e auxiliar no processo de amamentação, para que ele se torne o mais fisiológico e natural possível”, explicou Vanusa.

Vanusa lembra que “a amamentação precoce estimula a contração do útero e de seus vasos, atuando como profilaxia das hemorragias pós-parto”. Entre os benefícios para a mãe, vale destacar ainda a redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio.

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana