BRASIL E MUNDO

“Coronavírus pode ​​nunca desaparecer”, diz funcionário da OMS

Publicado


source
oms
Reprodução

A única doença humana que foi erradicada é a varíola; solução para coronavírus parece estar distante


A Covid-19, que se espalha pelo mundo, “pode ​​nunca desaparecer”, tornando-se um fato da vida a longo prazo que deve ser gerenciado, e não um inimigo que pode ser erradicado permanentemente. Foi o que disse, nesta quarta-feira (13), uma importante autoridade da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Esse vírus pode se tornar apenas outro vírus endêmico em nossas comunidades e nunca pode desaparecer”, disse Mike Ryan, chefe do Programa de Emergências em Saúde da OMS, em entrevista coletiva. “O HIV não desapareceu, mas chegamos ‘a um acordo com o vírus’, descobrimos as terapias e os métodos de prevenção, e as pessoas não se sentem tão assustadas quanto antes”, comparou. 

“Não há promessas nem datas”, disse ele, diminuindo as expectativas de que a invenção de uma vacina para o coronavírus forneça um fim rápido e completo do que se tornou uma calamidade econômica e de saúde global. “Uma boa vacina pode ser desenvolvida, mas não há como dizer quando”, acrescentou, chamando de “um tiro na lua”.

Se as pessoas infectadas se tornarem imunes ou resistentes, quando um número suficiente tiver o vírus, restará menos pessoas que poderão pegá-lo ou espalhá-lo, tornando os surtos mais fáceis de administrar. Mas ninguém sabe quanto tempo isso levará.

Ele também expressou cinismo sobre as perspectivas de erradicação, mesmo com uma vacina. “Temos algumas vacinas perfeitamente eficazes neste planeta que não utilizamos efetivamente para doenças que poderíamos ter erradicado”.

A única doença humana que foi erradicada é a varíola.

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
publicidade

BRASIL E MUNDO

TSE garante que sistema eleitoral está seguro e preparado para o segundo turno

Publicado


source
Urna eletrônica e leitor biométrico
Antonio Augusto/Ascom/TSE

Urna eletrônica e leitor biométrico

Tribunal Superior Eleitoral (TSE ) garantiu nesta quinta-feira (26) que o sistema eleitoral está pronto para a realização da votação do segundo turno das eleições 2020.

Em nota, o órgão disse qu e foram realizados testes no computador do TSE e no sistema de totalização dos votos e na divulgação de resultados ao redor do país. No comunicado, a Secretaria de Tecnologia de Informação do TSE diz informa que “o sistema está devidamente preparado para a realização exitosa do segundo turno”.

As ações foram realizadas nos dias 24 e 25 de novembro e tiveram a participação de cartórios eleitorais de 24 estados, com o objetivo de validar o desempenho e eficácia dos sistemas de transmissão e recebimento dos arquivos das urnas eletrônicas, além da totalização e divulgação dos resultados.

No primeiro turno das eleições municipais,  um componente do sistema do TSE apresentou falhas que culminaram no atraso de mais de duas horas na divulgação dos resultados das eleições.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana