cultura
Contemplados em editais da Lei Aldir Blanc são convocados pela Secel

A partir da próxima terça-feira (26.01), a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) inicia o projeto continuado de capacitação em prestação de contas. A qualificação é realizada em parceria com a organização social Ação Cultural e levará aprendizagem sobre demonstração, comprovação do objeto e execução financeira dos projetos contemplados nos editais estaduais da Lei Aldir Blanc.
Com o objetivo de garantir que os projetos distribuídos por todo o estado sejam executados de forma correta, segura e dentro das normas estabelecidas nos editais, o curso é disponibilizado de forma online e presencial. Além dos web-encontros com o passo a passo de como elaborar relatório de prestação de contas, todos os proponentes dos 570 projetos selecionados receberão atendimento personalizado via telefone caso necessitem.
De acordo com os editais, a prestação de contas deverá ser entregue em, até no máximo, trinta dias após o término do prazo de execução do projeto.
As capacitações foram segmentadas por território cultural, delimitando os municípios participantes a cada data. Para realizar a inscrição, o proponente deve acessar os links informados em seu respectivo território cultural, conforme programação abaixo.
Território Cultural Teles Pires
Data: terça-feira (26.01)
Horário: 18h às 21h
Participantes: Proponentes dos municípios de Alta Floresta, Colíder, Matupá, Nova Canaã do Norte, Peixoto de Azevedo, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Feliz Natal, Nova Ubiratã e União do Sul.
Link de inscrição: AQUI
Território Cultural Paraguai-Guaporé
Data: terça-feira (26.01)
Horário: 18h às 21h
Participantes: proponentes dos municípios de Araputanga, Cáceres, Comodoro, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos e Sapezal
Link de Inscrição: AQUI
Território Cultural Juruena
Data: quarta-feira (27.01)
Horário: 18h às 21h
Participantes: proponentes dos municípios de Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Juína, Juara, Nova Olímpia e Tangará da Serra
Link de Inscrição: AQUI
Território Cultural Araguaia
Data: quarta-feira (27.01)
Horário: 18h às 21h
Participantes: proponentes dos municípios de Barra do Garças, Canarana, Nova Xavantina, Querência e Ribeirão Cascalheira
Link de Inscrição: AQUI
Território Cultural Vermelho
Data: quinta-feira (28.01)
Participantes: proponentes dos municípios de Campo Verde, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger
Link de Inscrição: AQUI
Território Cultural Cuiabá – Grupo 01
Data: segunda-feira (01.02)
Horário: 18h às 21h
Participantes: proponentes do Município de Cuiabá contemplados nos editais Circuito de Mostras e Festivais, Conexão Cultura Jovem, MT Criativo e Conexão Mestres da Cultura
Link de Inscrição: AQUI
Território Cultural Cuiabá – Grupo 02
Data: terça-feira (02.02)
Horário: 18h às 21h
Participantes: proponentes do Município de Cuiabá contemplados no edital MT Nascentes
Link de Inscrição: AQUI
Território Cultural Cuiabá – Grupo 03
Data: quarta-feira (03.02)
Horário: 18h às 21h
Participantes: proponentes dos municípios de Barão do Melgaço Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé, Rosário Oeste e Várzea Grande
Link de Inscrição: AQUI

cultura
Mostra de Cenas online apresenta resultados do curso superior em teatro de Mato Grosso

Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Teatro apresentam o resultado do aprendizado em mais uma edição da Mostra de Cenas, neste sábado (06.03), às 19h, no espaço digital da MT Escola de Teatro. Com acesso online gratuito, serão exibidas duas peças inspiradas na obra “O Amanhã Não Está à Venda”, de Ailton Krenak.
Cada espetáculo tem duração de aproximadamente 20 minutos. Os ingressos gratuitos para assistir a Mostra já estão disponíveis na plataforma Sympla. Link AQUI.
Realizada ao final de cada semestre do curso com o objetivo de proporcionar uma experiência prática dos conhecimentos técnicos adquiridos, esta será a 3ª edição online da Mostra de Cenas. Todo o processo de construção dos espetáculos teatrais tem sido feito remotamente, assim como as aulas do curso, desde o início da pandemia de covid-19 no Brasil.
De acordo com diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira, trata-se da aplicação do conceito de teatro expandido, utilizado para designar as potencialidades das tecnologias da era digital na cena teatral.
“A pandemia fez mudar a forma como consumimos cultura. Por causa do distanciamento social, o lazer e o acesso às artes têm sido pelos conteúdos disponíveis nos meios eletrônicos e digitais, tudo de dentro da nossa própria casa. Isso nos deu a ideia de trabalharmos com os estudantes também dessa maneira“, esclarece o diretor.
O Curso Superior de Tecnologia em Teatro é oferecido pela MT Escola de Teatro, resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) e a Associação Cultural Cena Onze. Na Mostra de Cenas são colocadas em práticas aulas da graduação com ênfase em atuação, cenografia, figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural.
Para o titular da Secel, Alberto Machado, a manutenção da formação superior em artes cênicas mesmo durante a pandemia mostra a adaptabilidade do setor para os novos tempos.
“O curso superior de teatro tem revelado resultados expressivos na profissionalização do setor em Mato Grosso e foi importante que se manteve funcionando utilizando as ferramentas digitais. Com a criatividade que é essência do teatro, alunos e professores conseguiram dar prosseguimento aos estudos e agora nos presenteia com esses dois espetáculos de fim de semestre”, manifesta o secretário.
Confira o resumo das peças
A peça “Depois do fim do mundo vem sempre um outro dia” é uma distopia sobre a chegada à Terra do astronauta Jarbas Tante, séculos depois de uma extinção em massa que motivou uma grande fuga dos seres humanos para um outro planeta.
O segundo espetáculo é “Desconexões à milanesa ou O lance de dados sem Deus”. Obra cênica criada remotamente, serpenteia pelas práticas teatrais presenciais e descobertas experimentais no novo estado de presença corpo-espaço-agora (online), lançando no ar um possível continuar.
Serviço
III Mostra de Cenas Online
Quando: sábado (06.03), às 19h
Acesso aos ingressos gratuitos: www.sympla.com.br
Mais Informações: (65) 9 9339-8570
-
mato grosso5 dias atrás
Covid-19: Ouça mensagem de Mauro Mendes para Prefeitos; MT poderá parar
-
mato grosso5 dias atrás
Mato Grosso poderá decretar lockdown na próxima semana
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Empresas que descumprirem medidas de enfrentamento à pandemia poderão ser cassadas em MT
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrás
LEITE/CEPEA: Preço ao produtor acumula queda de 6,7% no primeiro bimestre
-
artigos2 dias atrás
Não é Covid, é dengue!
-
MULHER6 dias atrás
Desfrute o melhor da salsicha elaborando novos pratos suculentos
-
CIDADES6 dias atrás
Ministério Público quer que Cuiabá e VG adotem medidas sanitárias mais restritivas
-
BRASIL E MUNDO24 horas atrás
Mulher ‘desaparece’ em frente às câmeras durante temporal no Ceará; assista