cultura

Contemplados em editais da Lei Aldir Blanc são convocados pela Secel

Publicados

em

A partir da próxima terça-feira (26.01), a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) inicia o projeto continuado de capacitação em prestação de contas. A qualificação é realizada em parceria com a organização social Ação Cultural e levará aprendizagem  sobre demonstração, comprovação do objeto e execução financeira dos projetos contemplados nos editais estaduais da Lei Aldir Blanc.

Com o objetivo de garantir que os projetos distribuídos por todo o estado sejam executados de forma correta, segura e dentro das normas estabelecidas nos editais, o curso é disponibilizado de forma online e presencial. Além dos web-encontros com o passo a passo de como elaborar relatório de prestação de contas, todos os proponentes dos 570 projetos selecionados receberão atendimento personalizado via telefone caso necessitem.

De acordo com os editais, a prestação  de contas deverá ser entregue em, até no máximo, trinta dias após o término do prazo de execução do projeto.

As capacitações foram segmentadas por território cultural, delimitando os municípios participantes a cada data. Para realizar a inscrição, o proponente deve acessar os links informados em seu respectivo território cultural, conforme programação abaixo.

Território Cultural Teles Pires 

Data: terça-feira (26.01)

Horário: 18h às 21h

Participantes: Proponentes dos municípios de Alta Floresta, Colíder, Matupá, Nova Canaã do Norte, Peixoto de Azevedo, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Feliz Natal, Nova Ubiratã e União do Sul.

Link de inscrição: AQUI
Território Cultural Paraguai-Guaporé

Data: terça-feira (26.01)

Horário: 18h às 21h

Participantes: proponentes dos municípios de Araputanga, Cáceres, Comodoro, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos e Sapezal

Link de Inscrição: AQUI
Território Cultural Juruena

Data: quarta-feira (27.01)

Horário: 18h às 21h

Participantes: proponentes dos municípios de Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Juína, Juara, Nova Olímpia e Tangará da Serra

Link de Inscrição: AQUI
Território Cultural Araguaia

Data: quarta-feira (27.01)

Horário: 18h às 21h

Participantes: proponentes dos municípios de Barra do Garças, Canarana, Nova Xavantina, Querência e Ribeirão Cascalheira

Link de Inscrição: AQUI
Território Cultural Vermelho

Data: quinta-feira (28.01)

Participantes: proponentes dos municípios de Campo Verde, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger

Link de Inscrição: AQUI
Território Cultural Cuiabá – Grupo 01

Data: segunda-feira (01.02)

Horário: 18h às 21h

Participantes: proponentes do Município de Cuiabá contemplados nos editais Circuito de Mostras e Festivais, Conexão Cultura Jovem, MT Criativo e Conexão Mestres da Cultura
Link de Inscrição: AQUI
Território Cultural Cuiabá – Grupo 02

Data: terça-feira (02.02)

Horário: 18h às 21h

Participantes: proponentes do Município de Cuiabá contemplados no edital MT Nascentes

Link de Inscrição: AQUI
Território Cultural Cuiabá – Grupo 03

Data: quarta-feira (03.02)

Horário: 18h às 21h

Participantes: proponentes dos municípios de Barão do Melgaço Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé, Rosário Oeste e Várzea Grande

Link de Inscrição: AQUI

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

Mostra de Cenas online apresenta resultados do curso superior em teatro de Mato Grosso

Publicados

em

Os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Teatro apresentam o resultado do aprendizado em mais uma edição da Mostra de Cenas, neste sábado (06.03), às 19h, no espaço digital da MT Escola de Teatro. Com acesso online gratuito, serão exibidas duas peças inspiradas na obra “O Amanhã Não Está à Venda”, de Ailton Krenak.

Cada espetáculo tem duração de aproximadamente 20 minutos. Os ingressos gratuitos para assistir a Mostra já estão disponíveis na plataforma Sympla. Link AQUI.

Realizada ao final de cada semestre do curso com o objetivo de proporcionar uma experiência prática dos conhecimentos técnicos adquiridos, esta será a 3ª edição online da Mostra de Cenas. Todo o processo de construção dos espetáculos teatrais tem sido feito remotamente, assim como as aulas do curso, desde o início da pandemia de covid-19 no Brasil.

De acordo com diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira, trata-se da aplicação do conceito de teatro expandido, utilizado para designar as potencialidades das tecnologias da era digital na cena teatral.

“A pandemia fez mudar a forma como consumimos cultura. Por causa do distanciamento social, o lazer e o acesso às artes têm sido pelos conteúdos disponíveis nos meios eletrônicos e digitais, tudo de dentro da nossa própria casa. Isso nos deu a ideia de trabalharmos com os estudantes também dessa maneira“, esclarece o diretor.

O Curso Superior de Tecnologia em Teatro é oferecido pela MT Escola de Teatro,  resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) e a Associação Cultural Cena Onze. Na Mostra de Cenas são colocadas em práticas aulas da graduação com ênfase em atuação, cenografia, figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural.

Para o titular da Secel, Alberto Machado, a manutenção da formação superior em artes cênicas mesmo durante a pandemia mostra a adaptabilidade do setor para os novos tempos.

“O curso superior de teatro tem revelado resultados expressivos na profissionalização do setor em Mato Grosso e foi importante que se manteve funcionando utilizando as ferramentas digitais. Com a criatividade que é essência do teatro, alunos e professores conseguiram dar prosseguimento aos estudos e agora nos presenteia com esses dois espetáculos de fim de semestre”, manifesta o secretário.

Confira o resumo das peças

A peça “Depois do fim do mundo vem sempre um outro dia” é uma distopia sobre a chegada à Terra do astronauta Jarbas Tante, séculos depois de uma extinção em massa que motivou uma grande fuga dos seres humanos para um outro planeta.

O segundo espetáculo é “Desconexões à milanesa ou O lance de dados sem Deus”. Obra cênica criada remotamente, serpenteia pelas práticas teatrais presenciais e descobertas experimentais no novo estado de presença corpo-espaço-agora (online), lançando no ar um possível continuar.

Serviço

III Mostra de Cenas Online

Quando: sábado (06.03), às 19h

Acesso aos ingressos gratuitos: www.sympla.com.br

Mais Informações: (65) 9 9339-8570

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana