mato grosso

Conmebol diz que Arena Pantanal é um dos melhores estádios do mundo

Publicados

em

O presidente da Federação Colombiana de Futebol e 1º vice-presidente da Conmebol, Ramón Jesurún Franco, realçou as qualidades da Arena Pantanal na partida de abertura da Copa América, neste domingo (13.06).

“A Arena Pantanal é um cenário precioso, lindo, um dos melhores estádios do mundo. Estamos muito felizes em poder estar aqui em Cuiabá hoje”, destacou.

Sem público, sem aglomeração e com todos – delegações, organizadores, imprensa, policiais – testados para Covid-19 (testes do tipo PCR), as equipes da Colômbia e do Equador se enfrentaram na primeira rodada da Copa América. A Colômbia venceu por 1 a 0.

“A Arena Pantanal está realmente linda, e novamente ganha destaque entre os grandes estádios de futebol. E tudo está ocorrendo com muita cautela e seriedade. É importante observar que a competição está sendo realizada seguindo um rigoroso protocolo sanitário. As delegações da Colômbia e do Equador chegaram testadas e continuarão sendo testadas durante todo o evento. Todas as pessoas que acessaram o estádio neste domingo tiveram que apresentar testes negativos para Covid-19”, reforçou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Beto Dois a Um.

Desde a chegada das delegações esportivas, na sexta-feira (11), um forte esquema de segurança foi montado em cada traslado das equipes – antes e após a partida – e ao redor do complexo esportivo – no dia do jogo – para evitar qualquer tipo de aglomeração. Todos os policiais envolvidos no esquema de segurança estão vacinados contra a Covid-19 ou tiveram que passar por testes para identificar se estão ou não com vírus ativo.

Todas as partidas (serão cinco jogos na Arena Pantanal) ocorrerão sem público. Os profissionais que trabalharam no jogo de estreia dentro da Arena Pantanal, seja na organização da Copa América ou na cobertura do evento têm que passar por testes de Covid-19 a cada 48 horas, tendo jogo ou não, até o fim da fase de grupos em Cuiabá (vale para todos os jogos).

Forças de segurança do Estado organizaram o fechamento do entorno da Arena Pantanal e dos locais de treino das seleções, ruas de acesso ao estádio e de treinamento, escolta do aeroporto e nos hotéis.

“Da saída das aeronaves até os dois hotéis em Cuiabá que hospedaram as delegações, não houve contato com público. Além disso, ninguém entra no estádio sem que seja testado antes”, explica Jefferson Neves, secretário adjunto de Esporte da Secel.

Reaquecimento da economia durante a Copa América

A presidente do Sindicato das Empresas de Eventos de Mato Grosso, Alcimar Moretti, enxerga a realização de jogos da Copa América em Mato Grosso, competição marcada para ter início neste domingo (13), na Arena Pantanal, como positiva para o setor.

“São sete países da América do Sul assistindo jogos realizados em Mato Grosso, que é um destino turístico em potencial. Então, é importante que esse destino seja divulgado. Com certeza vai repercutir positivamente em 2022. Acredito que seja muito positiva a vinda da Copa América para o estado”, afirmou.

Para Luiz Carlos Nigro, presidente do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Mato Grosso (SHRBS-MT), esta é uma oportunidade de reaquecer o setor, tão prejudicado em tempos de pandemia, e movimentar a economia de toda uma cadeia produtiva.

“Faz tempo que não tínhamos um movimento tão bom no setor de hotelaria. Agradecemos ao governador Mauro Mendes e ao secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Beto Dois a Um, por trazerem a Copa América para Cuiabá. E não é só a hotelaria que ganha, empresas de aluguel de vans ganham, de turismo, taxistas, recepcionistas de eventos, vários profissionais contratados, organizadores. Vai movimentar toda uma cadeia que faz girar a economia. E claro, seguindo à risca todos os protocolos de biossegurança exigidos”, ressalta Nigro.

“Parabenizo o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes por entenderem a grandeza desse importante aparelho esportivo de Mato Grosso. Uma boa oportunidade para reaquecer a economia durante a Copa América. Centenas de empregos diretos e indiretos foram criados para a Copa América em Mato Grosso, desde que as delegações chegaram à Cuiabá”, destaca Beto Dois a Um.

Mais elogios à Arena Pantanal

Recentemente, Carlos Alves, coordenador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esteve em Cuiabá para conferir as adequações da Arena Pantanal para o Campeonato Brasileiro. A Arena renovada acabou por chamar a atenção da CBF, fazendo com que o estádio mato-grossense fosse selecionado para sediar a Copa América.

“O Governo de Mato Grosso está dando um tratamento à altura para esse estádio de Copa do Mundo, um merecido estádio. Parabéns pelas reformas realizadas. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer está de parabéns”, disse Carlos Alves, coordenador da CBF.

“Estamos muito felizes com os resultados alcançados. A Arena Pantanal está linda, pronta para receber as partidas do Brasileirão e da Copa América. Em nome do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virginia Mendes, e de toda a equipe da Secel, recebo com alegria o reconhecimento da CBF”, diz o secretário Beto Dois a Um.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Diminui a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 em Mato Grosso

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 406 internações em UTIs públicas e 269 em enfermarias públicas. A taxa de ocupação está em 68,12% para UTIs adulto e em 31% para enfermarias adultos.

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (01.08), 490.574 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 12.795 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 261 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 490.574 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.416 estão em isolamento domiciliar e 465.859 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 406 internações em UTIs públicas e 269 em enfermarias públicas. A taxa de ocupação está em 68,12% para UTIs adulto e em 31% para enfermarias adultos.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (99.732), Rondonópolis (34.868), Várzea Grande (32.809), Sinop (23.554), Sorriso (17.156), Tangará da Serra (16.840), Lucas do Rio Verde (14.624), Primavera do Leste (13.033), Cáceres (10.685) e Barra do Garças (9.978).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 376.852 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 516 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No sábado (31.07), o Governo Federal confirmou o total de 19.917.855 casos da Covid-19 no Brasil e 556.370 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha 19.880.273 casos da Covid-19 no Brasil e 555.460 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste domingo (01.08).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana