MULHER

Conheça os benefícios da chia e entenda como ela pode agregar na sua alimentação

Publicados

em


source

Alto Astral

Conheça os benefícios da chia e entenda como ela pode agregar na sua alimentação
Reprodução: Alto Astral

Conheça os benefícios da chia e entenda como ela pode agregar na sua alimentação

Nessa altura do campeonato, você com certeza já ouviu falar sobre a semente de chia . O grão, que começou a se popularizar no Brasil em meados de 2014, já era consumido pelos nossos amigos mexicanos e guatemaltecos há milhares de anos.

E, se no Brasil, o motivo das sementinhas ovais terem entrado na moda foi o emagrecimento , saiba que os povos latino-americanos incluíam a chia na dieta por conta dos inúmeros benefícios que o grão pode trazer para o organismo. De acordo com Fernanda Cortez, médica pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), “as sementes de chia são consideradas um complemento nutricional por conta do alto teor de nutrientes”.

Dentre os muitos nutrientes presentes na chia, os principais são: ômega 3, fibras, proteínas, cálcio, fósforo e zinco. Essa gama de componentes faz com que a semente seja conhecida por ser um superalimento, como pontua Cortez.

Ok, mas e a parte boa? Bom, o superalimento também é um antioxidante, portanto, pode colaborar contra o envelhecimento precoce da pele, além de minimizar os efeitos dos radicais livres no organismo.

Cortez destaca que ao evitar a ação dos radicais livres, responsáveis por danificar a estrutura de diferentes células do corpo, “os antioxidantes ajudam a prevenir diversas doenças, como hipertensão, artrite, obesidade e até mesmo algumas doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer e alguns tipos de câncer”.

A semente também pode ser uma boa aliada para o controle da diabetes já que evita o aumento rápido da glicemia no corpo, fazendo com que a quantidade de açúcar no organismo seja controlada. Mas lembre-se: é essencial acompanhar a doença e seguir sempre orientações médicas.

Cortez ainda explica que, de fato, a chia pode ser utilizada para fins de emagrecimento, mas ela alerta que somente quando “aliada a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, a chia pode colaborar para a perda de peso”.

Por ser uma ótima fonte de fibras, a chia proporciona aquela sensação gostosa de saciedade. E isso ocorre porque, ao serem ingeridas, as sementes de chia absorvem a água do organismo e formam um gel, que, por sua vez, se expande e ocupa espaço no nosso sistema digestivo, fazendo a fome retornar mais lentamente. Cortez ainda faz um adendo dizendo ser “necessário ter certo cuidado com o consumo das sementes”, sendo muito importante manter-se hidratado ao consumir o grão – justamente por conta da formação do gel.

Você viu?

Fernanda Cortez recomenda o consumo de uma porção diária de duas colheres de sopa de chia, divididas em pequenas porções ao longo do dia.

Além de ser utilizada em cima da salada, no iogurte ou até mesmo por cima do arroz, a chia pode ser incorporada a diversas receitas, como o pão de chia e o bolo com chia . Porém, talvez a mais conhecida seja a do pudim de chia, que você pode conferir abaixo.

Pudim de chia

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de chia
  • ½ xícara de chá de leite de coco

Modo de preparo

Hidratar a chia com o leite de coco. Deixar em média 8 horas de molho.

A dica da chef Dani Faria Lima, especializada em alimentação saudável, é mexer a mistura antes de consumir e deixar por mais alguns minutos na geladeira. Você também pode acrescentar ao seu pudim frutas de sua preferência, como as vermelhas, kiwi e banana.

Consultoria: Fernanda Cortez, médica formada em Ciências Médicas pela Faculdade Santa Marcelina e pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), e Dani Faria Lima, chef especializada em alimentação saudável e formada pelo Natural Gourmet Institute, em Nova York, além de ex-aluna do chef Jamie Oliver, em Londres.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Propaganda

MULHER

Horóscopo do dia: previsões para 14 de junho de 2021

Publicados

em


source
A mandala tem uma referência ao mapa astral
Marcelo Dalla

A mandala tem uma referência ao mapa astral

ÁRIES

A preferência vai para a companhia de pessoas amáveis, em clima de intimidade, criatividade e novos assuntos. Com Marte em Leão, tem um bom período para também atividades diferentes, prazerosas, criativas e inovadoras junto a quem ama. Com Mercúrio retrógrado, os intercâmbios continuam pedindo mais atenção. Esteja aberto para esclarecer dúvidas, checar informações, estabelecer metas e organizar a agenda da semana. Os caminhos se abrem com gentileza, solidariedade e uma atitude mais acolhedora.

TOURO 

Período bom para atividades criativas. Você pode interagir com leveza, dialogar com flexibilidade, distribuir carinho. Vênus o convida a cuidar da casa, a deixar seu cantinho mais acolhedor e harmonioso. Você pode também fortalecer os laços de afeto com quem ama. Introduzir novidades em casa é boa pedida. No início da semana, Vênus e Urano favorecem novos assuntos. Tudo isso pode trazer inspiração e estímulo para novas atividades. Depois, ao longo da semana, Vênus vai se combinar com Netuno para ajudá-lo a abrir ainda mais o coração!

GÊMEOS 

Muitas ideias e oportunidades, muitos assuntos e desejos. Em meio a tantas possibilidades, vale traçar metas e escolher as mais consistentes para que a próxima semana seja ainda mais produtiva. Vale lembrar que Mercúrio segue retrógrado em seu signo: com cuidado, atenção e empenho você pode corrigir erros e esclarecer dúvidas. Momento de introspecção pode trazer novas inspirações. O Sol se despede de seu signo essa semana, vale investir também nos cuidados pessoais para mais autoestima.

CÂNCER 

Bom período para investir em sua imagem, cercar-se de mais beleza. Vênus segue em seu signo e faz aspectos harmoniosos, favorecendo os assuntos ligados às artes, beleza e estética. Vale ampliar sua consciência com novos estudos também. Até seu aniversário, assuntos mais transcendentais, terapias que promovem relaxamento, meditação e atividades que estimulam a imaginação continuarão em evidência. Esteja aberto para ouvir mais, desfazer mal entendidos, tirar dúvidas, checar informações em várias fontes. 

LEÃO

Com o Sol em Gêmeos, aproveite para trocar informações, ler, pesquisar ou aprender algo novo. Mas continue atento para evitar erros ou mal entendidos! Procure cultivar imparcialidade, diplomacia, cordialidade e gentileza. Assim pode avançar e atrair novas oportunidades. Período é bom também para mais acolhimento, encontros mais íntimos ficam favorecidos. Aproveite para ponderar assuntos, estabilizar as emoções, cultivar harmonia e equilíbrio em casa, nas relações ou nos sentimentos. 

VIRGEM 

Boas trocas e diálogos leves estimulam novas ideias. O Sol segue em Gêmeos para estimular a curiosidade e o espírito questionador. Bom período para fazer planos, rever o quanto avançou até agora e o que pretende fazer no futuro. Cultivar seu equilíbrio emocional num ambiente de paz é importante, a preferência vai para a companhia de pessoas amáveis, em clima de cordialidade e compreensão. Ao longo da semana assuntos ligados às artes e à estética também ganham evidência. Aproveite para refinar o seu bom gosto! 

Você viu?

LIBRA 

É tempo cultivar de harmonia, afetuosidade e acolhimento: Vênus segue em Câncer e faz bons aspectos, você pode investir em atividades prazerosas e momentos agradáveis. Com doses de sedução você pode defender suas ideias, seus projetos e interesses para angariar colaboradores. Mas as revisões continuam a todo vapor, é importante redobrar a atenção ao negociar ou trocar informações importantes. É importante também revisar velhos conceitos degastados e respeitar a liberdade de pensamento. 

ESCORPIÃO 

Com a Lua nova e o Sol em Gêmeos pode dar mais vontade de aprender algo novo. Porém, Mercúrio segue retrógrado: esteja aberto para dialogar com amorosidade, clarear dúvidas, esclarecer qualquer ponto confuso. Com calma, sem pressa, você pode expressar melhor ideias e sentimentos, ouvir o que os outros têm a dizer e mudar de opinião se for preciso. Aproveite também para cultivar mais beleza ao seu redor e mais harmonia em suas relações. É tempo de gentileza, charme e cortesia. 

SAGITÁRIO 

Criatividade, prazer, integração, colaboração, curiosidade e leveza ganham destaque. Seu natural entusiasmo, alto astral e otimismo pode contagiar amigos e pessoas mais queridas. Mercúrio e Saturno estão retrógrados, Júpiter vai ficar retrógrado também: aproveite para promover reestruturações e bom planejamento financeiro. Não conte com o ovo antes da galinha! É importante cortar desperdícios, cultivar maturidade, determinação, empenho e realismo. Num futuro próximo sentirá que valeu a pena.

CAPRICÓRNIO 

Todos podem ficar mais dispostos ao diálogo, você pode conseguir boas informações e formar novas alianças. Aproveite para alinhar interesses e atualizar informações, sempre aberto para corrigir, aprimorar e revisar o que for preciso. Mas reserve tempo também para si mesmo, mesmo que seja só um pouco. Saturno continua retrógrado, o excesso de responsabilidades pode exaurir suas energias. É importante também permitir-se atividades mais prazerosas, de preferência em contato com a natureza. 

AQUÁRIO 

Período bom para cuidar da casa, investir em atividades prazerosas junto a quem ama. Vênus em Câncer o convida a cultivar leveza, diplomacia, cordialidade e gentileza. Tratamentos de beleza, cura e rejuvenescimento também estão favorecidos. Aproveite para buscar o bom entendimento com parceiros. Acredite em seu merecimento de viver o amor e as coisas boas da vida. Mas é importante equilibrar a inquietação, o desejo de autonomia e liberdade com os compromissos e as responsabilidades.

PEIXES

Ao longo da semana a inspiração fica favorecida. Mal entendidos e confusões podem ser esclarecidos e amenizados com o diálogo amoroso, com mais leveza. Novos assuntos e novas propostas também estão em pauta. Aproveite para ouvir novos pontos de vista, renovar as ideias e os sentimentos ou aprender algo novo. Os estudos tornam-se ainda mais estimulantes. Porém, procure cultivar mais atenção: ainda é preciso cuidado com erros, enganos, esquecimentos, confusões e distrações.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana