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Conheça o trem turístico do Brasil eleito como um dos melhores do mundo
A Lonely Planet, maior editora de guias de viagem do mundo, elegeu o passeio de trem da Serra do Mar, no Paraná, como um dos melhores do mundo. O trem paranaense ficou em 14º lugar, o único do Brasil, em um ranking com as 60 melhores viagens do mundo em ferrovias.
O passeio da Serra do Mar foi incluído na publicação de 2025, “Amazing Train Journeys”, A escolha dos melhores do mundo foi feita por mais de 200 especialistas do setor. Em 2015 o jornal britânico The Guardian elegeu o passeio da Serra do Mar como 10º mais bonitos do mundo.
Mata Atlântica
A publicação destaca jornadas ferroviárias que encantam pela magia única de viajar sobre trilhos. O trem da Serra do Mar faz o trajeto entre Curitiba e Morretes em uma viagem que dura cerca de quatro horas. São 41 pontes, 13 túneis com um ponto mais alto de 952 metros de altitude.
No trajeto o viajante passa por um trecho da Mata Atlântica mais preservado do Brasil. Os trilhos centenários da ferrovia completam 140 anos em 2025. Pelos trlhos da linha Por esses trilhos, passaram figuras importantes da história brasileira, como Princesa Isabel, Barão do Cerro Azul e Dom Pedro II.
O passeio de trem pela Serra do Mar Paranaense é operado pela Serra Verde Express. O trajeto de Curitiba até Morretes tem 70 km e o valor da passagem é R$ 179 por pessoa. O trem trafega em uma velocidade máxima de 30 km/h, permitindo ao viajante apreciar e registar as paisagens deslumbrantes.
“Estamos muito orgulhosos de estar no top 15 melhores do mundo, em uma lista tão prestigiada. Reconhecimentos como esse nos motivam a continuar inovando e promovendo esse passeio, que é realmente indescritível. Todo mundo tem que fazer pelo menos uma vez na vida”, afirma Adonai Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express.
4,5 milhões de passageiros transportados
O trem da Serra Verde Express já transportou mais de 4,5 milhões de passageiros em 27 anos de operação. Em 2024 foram 250 mil pessoas que embarcaram no trem. Para toda essa operação sãp necessários mais de 100 colaboradores, entre guias de turismo e pessoal de apoio.
A Serra Verde informa que tem capacidade de transportar 1.200 pessoas por trecho. Até o Carnaval os passeios serão diários e na baixa temporada são realizados aos sábados. Em 2020 a Serra Verde Expess colocou em ciculação o primeiro vagão de luxo e pet friendly do país.
Fonte: Turismo
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Saiba quais são os pontos negativos da possível fusão da Gol com a Azul
As companhias Azul e Gol assinaram nesta quarta-feira (15/1) um memorando de fusão que poderá concentrar 60% do mercado aéreo brasileiro. Todo o processo deverá ser concluído, mas antes as duas empresas terão que ter a aprovação do do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo comunicado divulgado pela Azul, os clientes das duas companhias terão acesso a mais destinos, rotas, produtos e serviços. “As empresas têm quase 90% de rotas complementares e manterão seus certificados e marcas de operação independentes”, diz um trecho do comunicado.
Gol e Azul tem cerca de 1.500 decolagens diárias. As duas companhias iniciaram em julho do ano passado um acordo de comartilhamento de voos (codeshare). São 40 rotas operadas pelas duas empresas com mais de 2.700 oportunidades de viagens com apenas uma conexão.
Grupo controla Avianca e Gol
O Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre Azul e Abra, grupo investidor majoritário da Gol e da Avianca, tem o objetivo da combinação de negócios é promover o crescimento da indústria aeronáutica brasileira, por meio de mais destinos.
“Embora o MoU preveja a unificação da estratégia, espera-se que as companhias aéreas mantenham seus certificados operacionais e, portanto, suas marcas e operações separadas”, diz outro trecho do comunicado.
O que diz ohn Rodgerson, CEO da Azul
“A Azul foi criada com o objetivo de expandir o mercado aéreo brasileiro, buscando aumentar o acesso dos brasileiros às viagens aéreas, independentemente de onde estejam no país, por meio da ampliação da conectividade. Essa combinação de forças proporcionaria a oportunidade de fortalecer o setor, aumentando o número de voos oferecidos, alcançando mais de 200 cidades atendidas no Brasil e a capacidade de competir em um setor altamente globalizado”,
Entraves das negociações
Um dos gestotes da Azul, que pediu anonimato, um dos principais entraves para a conclusão da fusão é a recuperação judicial da Gol que está em andamento nos Estados Unidos, o regime de Chapter 11.A conckuão deste processo deve ocorre em abril deste ano.
NO de Chapter 11 estão sendo feitas renegociações com credores para reduzir o endividamento da companhia, uma forma de garantir a alavancagem das empresas combinadas. A dívida não poderá ultrapassar quatro vezes o Ebitda. Segundo especialistas do setor, a fusão poderá ser inviabilizada se essa meta não for atingida.
Pontos negativos da fusão
Aumento dos preços das passagens aéreas em função da falta de concorrência entre as companhias aéreas.
Suspensão de voos em rotas onde Gol e Azul operam juntas.
Falta de concorrência na ponte aérea Rio/São Paulo onde Gol e Azul ficariam com quase 70% dos slots, as autorizações de pousos e decolagens.
Redução no número de tripulantes e de funcionários nos aeroportos com a suspensão dos voos em determinadas rotas.
Fonte: Turismo
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