cultura

Confira a programação online do Cine Teatro Cuiabá para esta semana

Publicado

A versão online da programação do Cine Teatro Cuiabá continua. Oferecendo uma variedade de atrações ao público, esta semana, o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) traz uma agenda com entrevista, filmes, espetáculo teatral, quadrilha, siriri e concerto sinfônico.

Segunda-feira (27.07): Cine Teatro Convida André D’ Lucca

Para começar a semana, o público de casa vai poder conhecer a trajetória do ator André D’ Lucca. Em entrevista ao vivo com a jornalista Helô Godoy, o ator falará sobre personagens, adaptação artística nesse período pandêmico, escola de cursos livres para atores e demais planos para o futuro. 

Terça-feira (28.07): Temporada de Filmes

A seleção semanal de curtas-metragens reúne títulos mato-grossenses que apresentam temas socioculturais que possibilitam conhecimento e reflexões ao espectador.

Em “Abecedário: encontros e desencontros nas letras mato-grossenses”, a história das letras é contada por meio de memórias, trazendo informações sobre como o alfabeto português foi ressignificado em Mato Grosso.

Na produção artística “Poemargens”, a dupla Sol e Ananás conciliam poemas e possibilidades de comunicação entre poesia marginal e performance.  

O curta provocativo “Como ser racista em dez passos” traz à tona o racismo estrutural velado. Por meio de situações normalizadas e naturalizadas, o filme mostra a realidade cotidiana de pessoas negras comumente afetadas pelo racismo que vai além do verbalmente dito.

Já o documentário ‘Memórias de Toni’ traz à lembrança do caso do estudante da UFMT que veio de Guiné-Bissau e foi espancado e morto, em 2011, em uma pizzaria próxima à universidade. 

O cotidiano também é representando na seleção de curtas. No filme “Pandorga”, um casal viaja numa estrada cheia de memórias e sentimentos acompanhados de um envelope que guarda o futuro. Já ‘Leonina’ acompanha instantes da vida do personagem Leo. Em ‘Se acaso a tempestade fosse nossa amiga eu me casaria com você’ aborda um dia na vida de um casal de namoradas.

Ainda faz parte da seleção, o filme “Sob os pés” que revela performances de um grupo de skatistas pelas ruas sinuosas e irregulares de Cuiabá.

Quarta-feira (29.07): Quadrilha junina

A Associação Pirilampos do Vale, de Água Boa, mantém acesa a chama da cultura popular com um espetáculo de quadrilha junina na programação do Cine Teatro Cuiabá.  O grupo, que participava de vários eventos na cidade e região, agora presenteia o público com a apresentação online, enquanto aguarda o retorno das atividades.

Quinta-feira (30.07): apresentação de Ballet “Mogli – o Menino Lobo”

O espetáculo “Mogli – o Menino Lobo”, que marcou o vigésimo aniversário da companhia Ópera Ballet, de Cuiabá, será a atração de quinta-feira (30).  Cerca de 600 crianças e adolescentes literalmente viraram bicho para dar vida à divertida história que pode ser conferida pelo YouTube do Cine Teatro Cuiabá. 

Sexta-feira (31.08): Sonata para cordas 1º movimento – Carlos Gomes

O mais importante compositor de ópera brasileiro, Carlos Gomes, é homenageado pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Camerata de Concerto do Instituto Fernando Pereira. Com regência do maestro Fabrício Alves, a apresentação fez parte da temporada cultural e artística da universidade.

Sábado (01.08): apresentação de Siriri

O Grupo Flor de Atalaia marca de novo presença na programação do equipamento cultural da Secel. O espetáculo foi apresentado pelo grupo de Cuiabá em um evento nacional, o Fest live de siriri em redes. 

Domingo (02.08): Espetáculo teatral “Águas”

Baseado nas obras do poeta Silva Freire e do diretor Flávio Ferreira, o espetáculo é o terceiro trabalho realizado pela companhia Cena Onze abordando a obra do escritor de Mimoso.

“Águas” não se prende somente à figura do homem no Pantanal, trazendo também seres aquáticos, que são os bichos, as plantas, a terra, a água, os elementos que compõem o ecossistema. A história é conduzida pela narração do texto bíblico da Genesis. 

Serviço

A programação ocorre sempre às 19h30 nas plataformas digitais do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). 

A entrevista ao vivo na segunda-feira é transmitida pelo instagram @cineteatrocba e a Temporada de Filmes pelo [email protected] Já as atrações de quarta a domingo são transmitidas pelo canal de YouTube Cine Teatro Cuiabá.

Para integrar a programação online do equipamento, os artistas interessados podem entrar em contato e agendar a participação pelo telefone 65 99946-1268. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

cultura

Município aplicará lei emergencial de apoio aos trabalhadores do segmento de Cultura

A Lei Aldir Blanc, como ficou conhecida a Lei Federal 14.017/2020, que tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras diante da pandemia da Covid-19

Publicado

Por Fred Nogueira

.
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Superintendência de Cultura, tem atuado junto ao Governo Federal para garantir a efetivação e a aplicação dos recursos provenientes da Lei Aldir Blanc para a comunidade artística e cultural de Várzea Grande.

A Lei Aldir Blanc, como ficou conhecida a Lei Federal 14.017/2020, que tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras diante da pandemia da Covid-19, e  prevê auxílio de R$ 600,00 reais mensais aos profissionais do setor cultural e subsídio de 3 a 10 mil reais para os espaços e entidades que tiveram suas atividades impactadas neste momento. Os pagamentos previstos serão feitos em três parcelas consecutivas e os critérios para recebimento estão descritos no texto da Lei.

A equipe da Superintendência de Cultura participa ativamente da mobilização para a liberação do auxílio emergencial ao setor cultural do município. De acordo com a superintendente Maria Alice Barros, foram mais de 3 meses de intensa articulação, reuniões com a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados e reuniões online para as deliberações e orientações.

Na quinta-feira, 23, o secretário Silvio Fidelis se reuniu com a equipe da Superintendência de Cultura para o planejamento da implementação da lei e garantir o repasse dos recursos. No mesmo dia, a equipe se reuniu com a Secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia Ribeiro, para alinhar os procedimentos quanto à aplicação dos recursos, levantamento de informações e comunicação com o Governo Federal.

Segundo o secretário, para efetivação das ações emergenciais, é aguardada a regulamentação da Lei com os respectivos procedimentos e repasses dos valores definidos para Várzea Grande. “Estamos orientando e dialogando com o setor cultural, principalmente através do Conselho Municipal de Cultura, que irá acompanhar todo o processo. Estamos buscando também informações na Secretaria de Estado de Cultura – Secel/MT, para realizarmos todo o trabalho de forma conjunta e articulada” informou.

O secretário informou ainda que na quarta-feira, 29,  a equipe da Superintendência de Cultura realizou um ‘Bate Papo’ virtual com o objetivo de alinhar as informações e esclarecer dúvidas e tratar sobre os aspectos da Lei Aldir Blanc, regulamentação e os encaminhamentos para aplicação dos benefícios para o segmento cultural de Várzea Grande.

Os interessados devem entrar em contato pelo  telefone (65) 9 9254-1307 ou enviar  e-mail [email protected].

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana