cultura

Confira a programação online do Cine Teatro Cuiabá para esta semana

Publicado

A versão online da programação do Cine Teatro Cuiabá continua. Oferecendo uma variedade de atrações ao público, esta semana, o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) traz uma agenda com entrevista, filmes, espetáculo teatral, quadrilha, siriri e concerto sinfônico.

Segunda-feira (27.07): Cine Teatro Convida André D’ Lucca

Para começar a semana, o público de casa vai poder conhecer a trajetória do ator André D’ Lucca. Em entrevista ao vivo com a jornalista Helô Godoy, o ator falará sobre personagens, adaptação artística nesse período pandêmico, escola de cursos livres para atores e demais planos para o futuro. 

Terça-feira (28.07): Temporada de Filmes

A seleção semanal de curtas-metragens reúne títulos mato-grossenses que apresentam temas socioculturais que possibilitam conhecimento e reflexões ao espectador.

Em “Abecedário: encontros e desencontros nas letras mato-grossenses”, a história das letras é contada por meio de memórias, trazendo informações sobre como o alfabeto português foi ressignificado em Mato Grosso.

Na produção artística “Poemargens”, a dupla Sol e Ananás conciliam poemas e possibilidades de comunicação entre poesia marginal e performance.  

O curta provocativo “Como ser racista em dez passos” traz à tona o racismo estrutural velado. Por meio de situações normalizadas e naturalizadas, o filme mostra a realidade cotidiana de pessoas negras comumente afetadas pelo racismo que vai além do verbalmente dito.

Já o documentário ‘Memórias de Toni’ traz à lembrança do caso do estudante da UFMT que veio de Guiné-Bissau e foi espancado e morto, em 2011, em uma pizzaria próxima à universidade. 

O cotidiano também é representando na seleção de curtas. No filme “Pandorga”, um casal viaja numa estrada cheia de memórias e sentimentos acompanhados de um envelope que guarda o futuro. Já ‘Leonina’ acompanha instantes da vida do personagem Leo. Em ‘Se acaso a tempestade fosse nossa amiga eu me casaria com você’ aborda um dia na vida de um casal de namoradas.

Ainda faz parte da seleção, o filme “Sob os pés” que revela performances de um grupo de skatistas pelas ruas sinuosas e irregulares de Cuiabá.

Quarta-feira (29.07): Quadrilha junina

A Associação Pirilampos do Vale, de Água Boa, mantém acesa a chama da cultura popular com um espetáculo de quadrilha junina na programação do Cine Teatro Cuiabá.  O grupo, que participava de vários eventos na cidade e região, agora presenteia o público com a apresentação online, enquanto aguarda o retorno das atividades.

Quinta-feira (30.07): apresentação de Ballet “Mogli – o Menino Lobo”

O espetáculo “Mogli – o Menino Lobo”, que marcou o vigésimo aniversário da companhia Ópera Ballet, de Cuiabá, será a atração de quinta-feira (30).  Cerca de 600 crianças e adolescentes literalmente viraram bicho para dar vida à divertida história que pode ser conferida pelo YouTube do Cine Teatro Cuiabá. 

Sexta-feira (31.08): Sonata para cordas 1º movimento – Carlos Gomes

O mais importante compositor de ópera brasileiro, Carlos Gomes, é homenageado pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Camerata de Concerto do Instituto Fernando Pereira. Com regência do maestro Fabrício Alves, a apresentação fez parte da temporada cultural e artística da universidade.

Sábado (01.08): apresentação de Siriri

O Grupo Flor de Atalaia marca de novo presença na programação do equipamento cultural da Secel. O espetáculo foi apresentado pelo grupo de Cuiabá em um evento nacional, o Fest live de siriri em redes. 

Domingo (02.08): Espetáculo teatral “Águas”

Baseado nas obras do poeta Silva Freire e do diretor Flávio Ferreira, o espetáculo é o terceiro trabalho realizado pela companhia Cena Onze abordando a obra do escritor de Mimoso.

“Águas” não se prende somente à figura do homem no Pantanal, trazendo também seres aquáticos, que são os bichos, as plantas, a terra, a água, os elementos que compõem o ecossistema. A história é conduzida pela narração do texto bíblico da Genesis. 

Serviço

A programação ocorre sempre às 19h30 nas plataformas digitais do equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). 

A entrevista ao vivo na segunda-feira é transmitida pelo instagram @cineteatrocba e a Temporada de Filmes pelo [email protected] Já as atrações de quarta a domingo são transmitidas pelo canal de YouTube Cine Teatro Cuiabá.

Para integrar a programação online do equipamento, os artistas interessados podem entrar em contato e agendar a participação pelo telefone 65 99946-1268. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

cultura

Live com artistas regionais homenageará servidores públicos de Mato Grosso

Publicado

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro, será realizada uma live especial com um show de humor organizado pelo ator André D’Lucca e vários outros artistas que compõem o quadro de servidores do Estado. A iniciativa conta com o apoio da primeira-dama Virginia Mendes.

A ação está sendo operacionalizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com a Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF), e com apoio técnico da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

A live será realizada no dia 28, às 20h, e transmitida pelos perfis no Facebook da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, da Setasc e do artista André D´Lucca, interprete da famosa personagem Almerinda.

Participarão também os servidores Romeu Benedicto, que dá vida ao Totó Bodega; Eloá Pimenta, que faz a Kotinha; Alberto Yoshiara, fazendo o palhaço Berinjela; e Wagton Douglas, com um personagem indígena.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana