Cuiabá

Comprometimento da Prefeitura com a sustentabilidade é reconhecido pela ONU

Publicados

em

As ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá foram elogiadas pelo diretor de Projetos do Pacto Global das ONU no Brasil, Marcelo Linguitte. A iniciativa das Nações Unidas possui cerca de 15 mil signatários em todo o mundo e, a partir do momento em que Emanuel assumiu a administração do Município, Cuiabá passou a fazer parte desse grupo.

A fala do diretor ocorreu nesta sexta-feira (14.05), por meio de vídeo, durante o ato de assinatura do Termo de Adesão ao Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A participação dele foi intermediada pelo gestor de Sustentabilidade de Cuiabá, Alex de Deus. (Clique Aqui e veja o vídeo)

Segundo Linguitte, somente a partir de trabalhos como os realizados pela Prefeitura de Cuiabá é que as cidades podem alcançar níveis maiores de desenvolvimento sustentável e, consequentemente, de qualidade de vida para sua população. O diretor reforçou que a Rede Brasil do pacto está sempre à disposição, oferecendo todas as ferramentas necessárias para que Cuiabá atinja, nos próximos anos, patamares ainda mais elevados.

“Parabenizo, particularmente o prefeito Emanuel Pinheiro, pela iniciativa de incorporar no mapa estratégico, no plano plurianual do Município, os objetivos de desenvolvimento sustentável. Apenas dessa forma, com esses objetivo estiveram implantados de forma transversal nas atividades de todas as secretarias é que os níveis maiores de desenvolvimento sustentável e de qualidade de vida para sua população”, disse o diretor.

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro

O Pacto Global é uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças comprometidas e inovadoras. Quem integra o grupo também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030. (Clique Aqui e veja todos os objetivos)

“Somos a 4ª cidade brasileira a ser signatária do Pacto Global. Com isso, o planejamento estratégico do Município passa a contar com fatores fundamentais como sustentabilidade, respeito ao meio ambiente, inovação e uma série de outros pontos. São atitudes que o mundo moderno requer para que a nossa prestação de serviço chegue na ponta com qualidade” comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

SUSTENTABILIDADE NA PREFEITURA

Sustentabilidade tem sido palavra-chave em Cuiabá. Em 2017, a Prefeitura de Cuiabá começou a dar passos dentro desse campo que, atualmente, é tendência nas regiões mais desenvolvidas do mundo. Desde então, a gestão tem trabalhado para que cada uma das ações planejadas ganhem efetividade na prática e coloquem a capital mato-grossense como um exemplo a ser seguido.

As medidas são trabalhadas em diferentes esferas, abrangendo atitudes simples no ambiente interno dos órgãos municipais, até as consideradas de macro dimensão nas obras executadas pela cidade. Pensando em um trabalho que perdure em longo prazo, o prefeito Emanuel Pinheiro sancionou, 2019, a lei de criação do Plano de Desenvolvimento Sustentável, denominado Programa Cuiabá +300.

O documento fortalece a criação de novas políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente e ratifica aquelas que já vinham sendo realizadas. Compõem esse grupo, por exemplo, o estímulo às práticas sustentáveis entre os servidores, por meio da adesão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), a melhoria nos serviços de zeladoria da cidade e a adoção de um conceito de obras que valoriza a execução de projetos ambientalmente corretos.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Três polos de vacinação vão funcionar neste sábado em Cuiabá

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

Devido ao alto número de pessoas agendadas para serem vacinadas e que não comparecem, a Secretaria Municipal de Saúde manterá o rodízio de polos de vacinação nos fins de semana. Neste sábado (19) estarão abertos o Sesc Balneário e os dois polos de drive thru, Sesi Papa e UFMT.

Estão sendo vacinados atualmente todos os grupos prioritários anteriores, além de grávidas e puérperas e pessoas sem comorbidades a partir dos 50 anos. Para se cadastrar, é necessário entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual.  Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina. No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado.

As grávidas e puérperas que não tem comorbidades precisam levar a indicação do médico por escrito, junto com o restante da documentação, de acordo com a resolução da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), publicada em 10 de junho.

*SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC*

A nova remessa de vacinas que chegou a Mato Grosso nesta sexta-feira (18) será entregue para a coordenação da campanha de Cuiabá neste sábado (19). Sendo assim, estas doses começarão a ser utilizadas apenas a partir de segunda-feira (21).

As pessoas que precisam tomar a segunda dose da Coronavac precisam ficar atentas ao cadastro no site Vacina Cuiabá, pois receberão o agendamento com o dia, local e horário que devem comparecer para serem imunizados e completarem o esquema vacinal. “Nós sabemos que as pessoas estão ansiosas para tomarem a segunda dose, mas infelizmente a falta do imunizante foi um problema que ocorreu no país inteiro. Para que possamos aplicar as vacinas de forma organizada, pedimos que as pessoas sigam o agendamento. Dessa forma conseguiremos evitar aglomerações.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana