mato grosso

Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas recebe projeto Reconstruindo Sonhos

Publicados

em


O Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, recebeu na tarde desta terça-feira (29.03) o Projeto Reconstruindo Sonhos, que tem como objetivo oferecer aos participantes a compreensão do sentido da vida, além de oportunidade de qualificação profissional.  

Ao todo, 18 reeducandos devem participar das atividades que serão realizadas uma vez por semana, em que serão trabalhados assuntos como questões familiares, traumas, relacionamento e comunicação. No decorrer do projeto, será ofertado curso profissional voltado para o mercado de trabalho. 

O projeto é uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso e conta com parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Fundação Nova Chance (Funac), Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e Instituto Ação Pela Paz. 

A superintendente de Política Penitenciária, Fabiana Thiel, destacou a importância do projeto na vida dos recuperandos. “Como o nome diz ‘Reconstruindo Sonhos’, pois todos temos sonhos, mas muitas vezes eles são interrompidos, mas isso não significa que devemos desistir deles. O projeto possibilita voltar a sonhar, é possível também uma reinserção e requalificação desse recuperando que está na unidade”, destacou a superintendente.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Execução Penal, promotora de Justiça Josane Fátima de Carvalho Guariente, relembrou o surgimento do projeto e sua relevância. 

“Essa iniciativa foi pensada para ser implantada em todas as unidades penais do Estado a partir de encontros semanais com rodas de conversa e qualificação profissional, dois fatores que quando somados possibilitam a reinserção social desse indivíduo na sociedade”, explicou a promotora de Justiça.  

O diretor da unidade, Alex Rondon, destacou o papel importante de cada parceiro. “Eu acredito na ressocialização. A partir do projeto, nós possibilitaremos essa oportunidade de aprendizado e mudança e agora cabe a cada um querer aprender”, pontuou. 

A Penitenciária Ahmenon é a 5ª unidade a receber o projeto no estado. Ao final do evento houve uma apresentação cultural dos reeducandos. Estiveram presentes também a promotora de Justiça e 1ª dama de Várzea Grande, Januária Dorilêo Baracat, representantes da Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Fundação Nova Chance (Funac), entre outras personalidades.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Federação Cidadania-PSDB tem 9 candidatos a federal; Marrafon é o mais cotado

Publicados

em

Candidato a deputado federal, Marco Marrafon

A Federação Cidadania-PSDB conseguiu reunir nomes fortes nas chapas que vão disputar a Câmara Federal nas eleições deste ano. São nove os que irão disputar com os mais de 147 candidatos por oito vagas a deputado federal. Porém, até o momento, o ex-secretário de Estado de Educação por Mato Grosso, Marco Marrafon, é o mais cotado para conseguir a vaga pela federação. 

O grupo conta também com extensa lista de pleiteantes a deputado estadual. Ao todo, são 23 os candidatos que vão tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Vale lembrar que, este ano, são 24 vagas para atuar no parlamento estadual. No âmbito da majoritária, a federação homologou em convenção partidária realizada no início de agosto, o apoio à reeleição do governador Mauro Mendes (UB) e do senador Wellington Fagundes (PL).

Marco Marrafon é advogado constitucionalista e atualmente preside o Cidadania, que optou por firmar federação com a legenda tucana PSDB. Ou seja, compuseram juntos para enfrentar as eleições. Dentro do grupo, aponta-se o nome dele como o mais forte e conhecido. Além dele, é lembrada também a ex-prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira. 

“Estamos unidos no formato federação, ou seja, iremos disputar de forma conjunta. E acho que conseguimos definir nomes coesos com o propósito do grupo. Que é de ter pessoas capacitadas e com trabalhos prestados ao nosso Estado. Tenho certeza de que daqui conseguiremos eleger bons representantes e que vão, de fato, fazer a diferença para os mato-grossenses”, pontua Marrafon. 

Além deles, também concorrem a uma das vagas Antônio Francisco Malheiros, Dilmair Calegaro, Laura Kelly Hortência de Barros Santos, Luciana Cristina dos Santos, Luciano Augusto Neves, Rogério França Martins e Ideiva Rasia Foletto. Esta última, juntamente a Marco Marrafon, aliás, são os únicos representantes do Cidadania, todos os demais, pertencem ao PSDB. 

Neste ano, em Mato Grosso, 156 candidatos disputam as vagas disponíveis para representar o estado no Congresso Nacional, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Esse quantitativo, no entanto, ainda pode sofrer alterações, uma vez que, os órgãos de direção dos partidos políticos e federações têm até o dia 2 de setembro para preencher as oportunidades remanescentes para as eleições proporcionais. 

Além disso, o TRE tem até o dia 12 de setembro para julgar todos os pedidos de registros de candidaturas não somente a deputado federal, mas também para os cargos de senador, governador, vice-governador, suplentes e deputados estaduais. Também é esta a data para apresentação do pedido de substituição de candidatos em cargos majoritários e proporcionais.

 

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana