Cuiabá

Comerciantes que participaram do 3º Festival da Pamonha promovem jantar de agradecimento ao prefeito

Publicados

em

Gustavo Duarte

 

Clique para ampliar

Os comerciantes que participaram da terceira edição Festival da Pamonha proporcionaram, como forma de agradecimento ao apoio institucional oferecido pela Prefeitura de Cuiabá, um jantar ao prefeito Emanuel Pinheiro, na noite desta sexta-feira (06), na Comunidade Rio dos Peixes, situada às margens da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), palco do evento.

No decorrer dos quatros dias de atividades, entre 21 a 24 de abril, o festival arrecadou aproximadamente R$ 500 mil, por meio da venda de cerca de 30 toneladas de produtos derivados do milho, comidas regionais e artesanatos. Além disso, possibilitou a geração de 300 empregos diretos, por meio do espaço concedido aos 60 expositores, atraindo turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo, como por exemplo, São Paulo, Goiás, Estados Unidos, Chile, entre outros, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Turismo.

O líder comunitário, Valdivino de Oliveira enalteceu o empenho da equipe governamental em torno do festival, garantindo êxito e superando as expectativas. Já para o próximo ano, de acordo com ele, a meta é vender 50 toneladas. “Eu não sei como agradecer, mas em nome de todos eu falo sobre esse trabalho lindo que foi feito. Nosso objetivo era fazer de 15 a 20 toneladas, mas superou e muito. Sabemos que as novas edições serão melhores ainda e graças ao senhor (prefeito), em nossa comunidade poderá nascer mais um ponto turístico, fruto de um trabalho muito bem realizado por você e seus secretários. Fica aqui nosso muito obrigado. O povo tem acreditado e vindo”, disse.

Na sequência, Emanuel retribuiu o reconhecimento dos empreendedores, dando ênfase ao grande potencial econômico, cultural e gastronômico da localidade, alcançando a visibilidade merecida. “Foram números satisfatórios de tudo que circulou por aqui, fazendo a diferença e mostrando que nós podemos. Nesse momento que entra o Poder Público, não burocratizando, mas sim, sendo verdadeiros parceiros, caminhando lado a lado, pelo Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Obras, Limpurb. De todas as formas a Prefeitura de Cuiabá esteve e está aqui para fomentar, potencializar e incentivar, juntamente com todos”, disse o gestor em seu discurso.

O vice-prefeito, José Roberto Stopa enfatizou que a marca da Gestão Emanuel Pinheiro é aproximar, cada vez mais,  a população ao Executivo Municipal e retorno é o desenvolvimento de iniciativas assertivas. “Onde o Poder Público não atrapalha, mas ajuda, as coisas acontecem. Nossa função é essa, contribuir. Isso aqui está virando tradição e no futuro poderá se pensar na criação de um distrito, para que tenha uma administração e políticas públicas. Parabenizo a todos, sem exceção pelo lindo trabalho”, comentou.

O secretário de Turismo, Zito Adrien, afirmou que o festival serviu como uma injeção de ânimo aos moradores da região, tendo em vista, os dois anos de suspensão (2020 e 2021) em razão da pandemia da Covid-19. “A comunidade foi fantástica, precisamos que associação se organize, dobrando o número de toneladas, preparar o setor hoteleiro para receber os visitantes, uma estrutura completa e segura. Vamos continuar com diálogo transversal”, declarou.

O titular da Pasta de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo destacou o crescimento da sociedade regional nos últimos anos. “Eram oito comerciantes, agora são mais de 20. Hoje aquilo que plantaram, estão colhendo, uma parada obrigatória dos munícipes, uma ação em conjunto que valoriza toda a região. Estou muito feliz com tudo que estou vendo aqui”, explanou.

O chefe da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite chamou atenção para a fabricação manual, característica principal do Rio dos Peixes, contribuindo na melhoria da qualidade de vida de seu povo. “Cuiabá tem uma cultura diferenciada, precisamos valorizar e pensar sempre a frente, pois é possível melhorar cada vez mais e esse é apenas mais uma amostra de muitos eventos que poderão ser criados, nos impondo enormes alegrias e responsabilidades, fazendo compromissos futuros com a nossa gente”, finalizou.

A primeira edição do Festival da Pamonha foi realizada em 2018, alcançando a marca de quatro toneladas de milho vendidas. Já em 2019, esse número subiu expressivamente para 11 toneladas. Em 2022, foi retomado e o montante chegou a 30 toneladas.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Casa de Bem-Bem é inaugurada totalmente revitalizada e fortalece a valorização da cultura cuiabana

Publicados

em

Resgate do patrimônio histórico e valorização das tradições regionais. Essas são as palavras que impulsionaram a inauguração de um dos símbolos da cuiabania,  a Casa de Bem-Bem. A solenidade oficial ocorreu na noite desta quarta-feira (18) e reuniu diversas personalidades públicas. 

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o espaço foi totalmente restaurado pela gestão Emanuel Pinheiro, por meio do investimento de mais de R$ 1,5 milhão. O espaço passa agora a ser utilizado em sua integralidade pelo Instituto Ciranda. 

O local leva o nome de Constança Figueiredo Palma, a popular Dona Bem-Bem (in memorian), que transformou-se em uma das referências nativas, em razão de sua receptividade, marcada pelo acolhimento de celebrações predominantes, como festas de santo e comunitárias, localizado em uma das regiões mais nobres da cidade, na Rua Barão de Melgaço. 

Para o prefeito Emanuel Pinheiro a entrega representa um presente aos munícipes, estimulando o resgate de seus valores e costumes. “Uma obra grandiosa, a qual ficamos incumbidos de devolver à nossa gente aquilo que é seu por direito, a sua herança e patrimônio cultural, que retrata um pouco do desenvolvimento de Cuiabá até os dias atuais. A casa do povo, que jamais poderia ficar esquecida e hoje ganha um novo sentido, retomando a sua missão de servir e abrigar os cuiabanos, assim como fez Dona Bem-Bem, uma mulher íntegra e leal, verdadeiro exemplo de amor e compaixão para com o próximo”, declarou. 

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, enfatizou o compromisso e apoio da administração atual em manter viva as manifestações culturais. “Posso garantir que, enquanto estivermos na gestão, vamos fazer o possível e o impossível para que esse espaço continue sendo respeitado e preservado”, acrescentou. 

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, fez um breve relato dos percalços superados pelo Executivo Municipal para que a obra fosse concretizada. Conforme ele, a segunda etapa de ampliação já consta no planejamento, oportunizando a formação musical de jovens e adolescentes. “Todos os meses estávamos aqui cumprindo com a nossa responsabilidade. Graças ao olhar do prefeito Emanuel Pinheiro, podemos contemplar esse tão importante da nossa cidade, conservando suas originalidades. Um verdadeiro legado às futuras gerações”, comentou. 

O presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves, frisou que o evento traduz um momento único, possibilitando a operação de diversas perspectivas de melhorias sociais. “É um lugar que cuida do patrimônio e tem um papel essencial no desenvolvimento humano. Temos mais de 20 anos de atuação em todo Estado e hoje ganhamos esse reforço no município, uma vitória muito grande para nós”, externou. 

O ex-prefeito de Cuiabá e filho da homenageada, Rodrigues Palmas, prestou os agradecimentos em nome da família. “Meus parabéns a todos os envolvidos, que cumpriram com essa missão. Tenho certeza que Bem-Bem está entre nós, contemplando com muita felicidade essa casa que nos dará muito mais alegria daqui para frente”, concluiu. 

A noite literomusical contou com apresentações da Orquestra Sopros, espetáculo Mestre Albertino (valsas e rasqueados), cantos e poemas. 

Autoridades: secretário de Governo, Luís Cláudio Sodré, secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, secretário de Habitação, Leonardo Leão, suplente de vereador, representando a Câmara Municipal, Maria Avalone, ex-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, e representantes da sociedade civil organizada. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana