Cuiabá

Colégio São Gonçalo retomou as aulas presenciais nesta segunda-feira

Publicados

em

Por Hernandes Cruz

O Colégio Salesiano São Gonçalo retoma as aulas nesta segunda-feira (22.02). Inicialmente, somente os alunos da educação infantil, período estendido e cursinhos terão aulas totalmente presenciais. Já as turmas dos anos iniciais (de 1º ao 5º ano), anos finais (6º ao 9º ano) e ensino médio terão aulas na modalidade remota até o dia 26 deste mês.

A partir do dia 1º de março, os alunos das séries fundamentais e ensino médio terão aulas de forma híbrida. De acordo com a supervisora escolar, Derli Cleria, o Colégio Salesiano São Gonçalo retoma as atividades seguindo as diretrizes do decreto 8.305 da Prefeitura de Cuiabá.

“Nós montamos um plano de contingência que segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e já apresentamos para as secretarias estadual e municipal de Educação. O plano estabelece todas as normas para que os alunos possam acessar as dependências da instituição sem o risco de contaminação pelo novo coronavírus”, destaca a supervisora.

Os alunos têm as temperaturas aferidas ao entrar no Colégio, devem cumprir as medidas de distanciamento durante todo o tempo em que estiverem na unidade escolar, assim como obedecer à separação das carteiras dentro das salas de aula. Também devem usar máscaras constantemente, inclusive, tendo unidades extras para serem trocadas durante todo o período em que permanecerem na escola.

Ainda de acordo com o plano de contingência, as salas são higienizadas a cada troca de turno, bem como os banheiros e as demais áreas de uso comum. Os ambientes estão com ventilação constante e o uso de máscara será cobrado também dos professores. Inclusive, a escola disponibilizou máscaras reutilizáveis a todos os profissionais.

Foi disponibilizado um médico para fazer a triagem constante dos profissionais de forma a evitar que qualquer sintoma seja negligenciado. 

As aulas da disciplina Educação Física serão ministradas dentro da sala de aula com conteúdos teóricos ou jogos pedagógicos. Todas as reuniões e demais atividades que possam gerar aglomeração estão suspensas.

A escola recomenda ainda que os alunos usem objetos individuais como garrafas de água, copos, materiais escolares para evitar o uso coletivo e, consequentemente, possível contaminação.

Dessa forma e com todas as medidas estabelecidas, o Salesiano São Gonçalo pretende garantir a realização do ano letivo 2021 de forma que os alunos tenham maior desenvolvimento e preparação para as etapas da formação escolar que ainda estão por vir.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Campanha ‘Cuiabá por Elas’ realiza doação de mil absorventes às reeducandas

Publicados

em


Matheus Pires

Clique para ampliar

A Secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni, esteve na manhã desta quinta-feira (29) na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, para a entrega de absorventes as reeducandas da unidade prisional. Os produtos de higiene foram arrecadados pela campanha “Cuiabá por elas”, idealizada pela primeira-dama do município, Marcia Pinheiro.

“Hoje temos 257 mulheres privadas de liberdade, muitas delas carentes, vindas de outros estados, sem o auxílio da família. Por isso só temos agradecer ao prefeito e a primeira-dama que nos fizeram essa grande doação”, declarou Gicelma Ferreira Silva, diretora do presídio.

De acordo com a Zamproni, a Pastoral Carcerária entrou em contato com a secretaria para informar que mais de um terço das reeducandas só tinham acesso a absorvente por meio de doações ou da assistência de familiares. Porém, a maioria delas não recebem visita de parentes, o que despertou a sensibilidade da gestão.

“As mulheres são esquecidas pelo próprio sistema que as trata como homens. A elas são oferecidos os mesmos auxílios que aos encarcerados do sexo masculino, ignorando a diferença de gênero e necessidades extras. Diante dessa realidade entregamos cerca de mil absorventes”, explica.

Uma das reeducadas agradeceu a secretária pela doação e declarou que este item é de extrema necessidade e importância para todas elas.

“Quero agradecer em nome de todas as reeducandas por esta doação. Como já falamos muitas de nós somos “forasteiras” viemos de outros estados e não recebemos ajudas dos nossos familiares. Muito obrigado por lembrarem da gente”, afirma.

Segundo a primeira-dama, este foi mais um passo que a gestão vem dando para com os mais necessitados. Ela destacou que a prefeitura de Cuiabá, preocupados com as mulheres reeducandas e sua reinserção social, assinou um termo de cooperação com Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços, onde 32 mulheres já estão prestando serviços.

“Futuramente queremos desenvolver um trabalho dentro do presídio para que essas mulheres entendam um pouco mais sobre as ações e políticas da Secretaria da Mulher, voltadas para o combate à violência de gênero e o empoderamento feminino”, explica.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana