AGRO & NEGÓCIO

Coleção de Microrganismos Multifuncionais e Fitopatógenos de arroz e feijão recebeu selo de qualidade em pesquisa

Publicados

em


A Gerência de Gestão Integrada da Qualidade (GGIQ) da Embrapa, conferiu o selo “Excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)”, à Coleção de Microrganismos Multifuncionais e Fitopatógenos da Embrapa Arroz e Feijão. A exemplo do BAG dessas mesmas culturas, esta coleção tem agora a chancela da Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI), que garante o elevado nível de suas atividades. A Coleção é de grande utilidade, como base para a pesquisa no desenvolvimento de cultivares e na geração de métodos de detecção e controle de doenças, visando à resistência e à seleção de antagonistas aos agentes causadores dessas patologias.

O centro de pesquisa de arroz e feijão criou essa Coleção no final da década de 1970, com objetivo de dar suporte aos trabalhos na busca por cultivares resistentes a diferentes raças dos patógenos dessas culturas. A excelência atingida em 2020 contou, desde então, com ações de suma importância na construção da qualidade, como em 2012, quando a Embrapa iniciou um projeto inovador, intitulado “Modelo Corporativo de Gestão para as Coleções de Microorganismos”, que foi determinante para esse objetivo. Ali, as coleções de microorganismos mantidas pela Empresa tornaram-se aptas a atender às exigências do mercado nacional e internacional.

Atualmente, com os trabalhos coordenados pela pesquisadora Adriane Wendland Ferreira, o acervo possui mais de 13 mil isolados de patógenos das duas culturas e está em permanente crescimento, graças a projetos aprovados pelos Ministérios da Agricultura e da Ciência, Tecnologia, que permitiram a realização de coletas em diversas regiões produtoras pelo país na última década.

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Propaganda

AGRO & NEGÓCIO

ESPECIAL/CEPEA: Cepea aplica pesquisa relacionada à percepção da mulher sobre a cadeia da soja

Publicados

em


Cepea, 15/04/2021 – Pesquisadores da área de Política Agropecuária do Cepea estão levantando informações relacionadas à percepção de mulheres sobre a cadeia de soja, seus desafios e oportunidades. Por isso, a equipe elaborou um questionário, do qual a participação de mulheres é extremamente importante. São apenas alguns minutos. Clique aqui e participe! Fonte: www.cepea.esalq.usp.br

Fonte: CEPEA

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana