Cuiabá

Cobertores do “Aquece Cuiabá” começam a ser doados para moradores em situação de rua

Publicados

em


Vicente Aquino

Clique para ampliar

Como a frente fria que deve chegar na próxima semana, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, decidiu antecipar e entregar cobertores que estão sendo doados para a campanha “Aquece Cuiabá”. O lançamento da ação aconteceu no mês de Março e as primeiras doações começaram a ser entregues para os moradores em situação de rua na última semana.

A primeira-dama revela, que a iniciativa para antecipar algumas entregas de cobertores surgiu devido as temperaturas que já vem abaixando na parte da noite. Ela ainda destaca que de acordo com os meteorologistas, a temperatura em Cuiabá deve começar a cair nesta semana.

“Com a chegada da primeira remessa de cobertores que foram doados por meio da campanha “Aquece Cuiabá” e com informações de que nos próximos 15 dias o frio deve chegar por aqui, decidimos por meio da Secretaria de Assistência Social, distribuir cerca de 200 cobertores para as pessoas em situação de rua”, pontua.

Os profissionais da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), foram às ruas, visitar pontos de aglomeração de moradores em situação de rua, como o Beco do Candeeiro e Praça do Porto, para oferecer cobertores e marmita.

Segundo a Secretária da SMASDH, Hellen Ferreira, durante a entrega dos cobertores, a equipe de abordagem social dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) faz também o trabalho de busca ativa, identificação, proximidade, acolhimento dessas pessoas. Hellen também destacou que o direcionamento de cobertores à população de rua é feito em todas as frentes frias, devido às suas condições de vida que inviabiliza o armazenamento e o zelo do cobertor, tornando-o praticamente descartável.

“Dentre as atribuições, estão a informação do canal de denúncia, na qual a população de rua pode estar em contato com a prefeitura nos casos de atendimento especializado; os encaminhamentos aos albergues municipais onde são oferecidos a acolhida com a oferta de local de repouso, alimentação o acesso a documentos pessoais, além de solicitar gratuitamente o retorno à sua cidade de origem, caso não seja de Cuiabá” explica.

Doações

A forma de doação segue como as edições anteriores sendo possível ser feita online, via o site da campanha (www.aquececuiaba.com.br), ao preço de R$ 12,99 por cobertor já com frete e impostos inclusos. A opção via internet foi promovida, ainda em 2017, em razão do comércio local não oferecer estoque suficiente para atender a demanda, além de oferecer alternativa de menor custo aos doadores.

No total, as doações também poderão ser feitas em três pontos da cidade. No Supermercado BigLar (Miguel Sutil) e Jardim das Américas e um ponto de coleta no Palácio Alencastro.

Para mais informações acesse: www.aquececuiaba.com.br

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Cuiabá Prev reforça necessidade de realização de prova de vida e recadastramento bienal dos inativos

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

A diretoria do Cuiabá-Prev reforça a necessidade de que os seus beneficiários realizem a prova de vida anual (obrigatória aos aposentados e pensionistas) e recadastramento bienal (obrigatória aos aposentados por invalidez), seja pelo aplicativo Meu RPPS, por chamada de vídeo agendada ou de forma presencial, mediante agendamento, na sede do órgão previdenciário, localizado na Rua São Benedito, 645, bairro Lixeira, de segunda a sexta, das 07h30 às 12h e das 13h30 às 15h30. O agendamento pode ser feito pelo telefone (65) 3617-1800, no horário de atendimento já mencionado, ou pelo aplicativo Meu RPPS.

O secretário-adjunto de Previdência, Fernando Jorge Mendes de Oliveira, explica que “com a pandemia, os atendimentos presenciais foram suspensos e tivemos que nos adequar à nova realidade. Então, passamos a disponibilizar duas formas virtuais de prova de vida: uma através do aplicativo Meu RPPS ou através de chamada de vídeo do segurado com a equipe do Cuiabá Prev. Com a retomada dos atendimentos presenciais, mediante agendamento, agora contamos com três formas de executar o serviço”, afirma. 

De acordo com a Lei complementar nº 399/2015, que reestrutura o regime próprio de previdência social do Município, é obrigação do aposentado e do pensionista apresentar, anualmente, no mês do aniversário, atestado de vida e fazer o recadastramento. No caso do servidor público aposentado por invalidez, a lei o obriga a submeter-se a exames médico-periciais a cada 2 anos, no mês de aniversário do segurado, sob pena de ter o pagamento dos proventos suspensos. 

Atualmente, o Cuiabá-Prev conta com 4.303 segurados, entre aposentados e pensionistas. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana