economia

CNC projeta queda de 4,8% nas vendas para o Dia das Crianças

Publicados

em


A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta uma retração de 4,8% nas vendas para o Dia das Crianças, comemorado na próxima segunda-feira, dia 12 de outubro. Segundo os dados da pesquisa divulgada hoje (6) pela entidade, esta é a primeira retração depois de quatro anos, mas não é a pior já registrada, pois a queda em 2016 foi de 8,1%.

De acordo com a CNC, a data é a terceira mais importante para o varejo nacional, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. A expectativa é movimentar R$ 6,2 bilhões neste ano. Em maio, a entidade projetou queda de 60% nas vendas para o Dia das Mães, momento em que as curvas de contágios por covid-19 estavam em crescimento acelerado no país e o comércio estava fechado por causa das medidas de isolamento social para conter a pandemia.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho, que registra desemprego em alta, aumento da informalidade e subutilização da força de trabalho, prejudicam as vendas deste ano.

“Este é um desafio para o setor não apenas para esta data comemorativa, mas também para as demais que estão por vir. A redução do valor do auxílio emergencial, a partir de setembro, também deverá dificultar a retomada das vendas, mesmo em um cenário de inflação e juros baixos.”

O único setor com expectativa de crescimento para a data é o de hiper e supermercados, na comparação com o mesmo período de 2019, e devem movimentar R$ 4,4 bilhões, uma alta 3,2%. O segmento de brinquedo e eletroeletrônicos deve registrar queda de 2,5% ou R$ 1,3 bilhão; as livrarias e papelarias devem diminuir as vendas em 9,9% ou R$ 48,1 milhões; e lojas de vestuário e calçados esperam ter uma perda de 22,1% ou R$ 489 milhões.

A pesquisa da CNC aponta que dos 11 itens relacionados ao Dia das Crianças avaliados, cinco devem estar mais baratos do que no ano passado: os brinquedos (-7,5%), sapato infantil (-5,8%), tênis (-3,1%), roupa infantil (-2,6%) e cinema, teatro e concertos (-0,2%).

Já os serviços de lanches deverão estar 10,2% mais caros que em 2019 e os livros 7%. Na média, os itens relacionados à data estão 3,4% mais caros.

Edição: Maria Claudia

Comentários Facebook
Propaganda

economia

Bolsonaro marca almoço com empresários do Rio de Janeiro; saiba mais

Publicados

em


source
Encontro contou com participação de 40 empresárias, ministros e do presidente Jair Bolsonaro
Alan Santos/Presidência da República

Encontro contou com participação de 40 empresárias, ministros e do presidente Jair Bolsonaro


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participará, nesta quinta-feira (17), de um almoço com empresários em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro . O estado é o berço e base eleitoral da família Bolsonaro. Em maio, ele jantou com representantes do setor em São Paulo que pediram que o governo federal se esforçasse para comprar vacinas contra a Covid-19 .

A  reunião do RJ está sendo organizada pela Associação dos Supermercados do Estado (Asserj). Entre os confirmados estão José Isaac Peres, dono da Multiplan; Carlos Fernando de Carvalho, proprietário da construtora Carvalho Hosken; e o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, conforme apurado pela revista Veja. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), Alexandre Queiroz, entre outros, também devem aparecer.


Bolsonaro fará um balanço das conquistas do governo para os empresários. “A campanha eleitoral já começou. Esses empresários querem ouvir o que o presidente tem para falar e saber as perspectivas para o futuro”, disse um aliado à reportagem da Veja. 

Bolsonaro é pré-candidato à reeleição em 2022 e tem viajado o Brasil participando de eventos com simpatizantes ao governo.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana