POLÍTICA MT

Claudinei sugere a integração de servidores do Socioeducativo e Penitenciário no Ciopaer

Publicados

em


Foto: Marcos Lopes

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa, na última quarta-feira (9), sugeriu que a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), por meio da indicação de n.º 3.927/2021, verificasse a possibilidade de incluir os integrantes dos Sistemas Socioeducativo e Penitenciário na estrutura organizacional do Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (Ciopaer).

As atividades executadas pela instituição contam com a integração de bombeiros, policiais civis e militares. Atualmente, estão envolvidos 101 servidores. “Avalio que a inserção dos policiais penais e agentes do socioeducativo só tende a fortalecer o Ciopaer, que já conta com representantes da segurança pública capacitados para a execução dos trabalhos”, explanou o parlamentar. 

Ciopaer 

Em 2006, o governo de Mato Grosso regulamentou as atividades da entidade através do Decreto nº 8.304, de 17 de novembro. Os policiais atuantes se dividem nas funções de pilotos, tripulantes, mecânicos e serviço administrativo, o que garante o bom desempenho com a integração entre a equipe. Também, os profissionais estão empenhados para a execução de atividades policiais, patrulhamento ambiental, defesa civil, prestação de socorro público, entre outros.

Uma das missões do Ciopaer é realizar o policiamento ostensivo e o processo aerotransportado em todo o território de Mato Grosso. Para Delegado Claudinei, o fortalecimento e a integração das forças de segurança serão de grande valia na estrutura organizacional da instituição.  

Unidade – O Ciopaer conta com hangares nos municípios de Cuiabá e Sorriso, sendo o único órgão de Mato Grosso que desempenha atividade policial aérea que controla, opera e realiza a manutenção de aeronaves de asas fixas e rotativas. Sua frota possui três helicópteros e seis aviões que incluem duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) aéreas.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍTICA MT

Assembleia Social oferece 29 opções de oficinas para contribuir com a renda familiar

Publicados

em


Abertura de Oficina de Sabonete Artesanal na Ação na Escola Pascoal Ramos

Foto: Karen Malagoli

Oficina de Pintura em Tecido, na Ação da Conseg Distrito da Guia, com a presença do deputado Eduardo Botelho

Foto: Karen Malagoli

Com o avanço da vacinação da população mato-grossense, a Assembleia Social retomou, já no fim de maio deste ano, a oferta de oficinas que havia sido suspensa desde o ano anterior, em razão da condição presencial da atividade.

Respeitando os protocolos de biossegurança de prevenção à covid-19 e com turmas controladas, entre maio e julho deste ano, foram oferecidas quatro oficinas e outras três edições do projeto Ação Assembleia Social, também com oferta de capacitações.

As oficinas são ministradas pela Assembleia Social a comunidades carentes ou em municípios do interior, com a finalidade de oferecer um novo saber, de forma a contribuir com a renda familiar (a partir da venda dos produtos), dar mais independência financeira às mulheres e ocupar o tempo das pessoas de forma produtiva, acessando das técnicas de arteterapia.

Entre os dias 29 de maio e 12 de junho, foram oferecidas quatro edições da Oficina de Sabão Líquido Artesanal, pela professora parceira Elizabeth Ferreira, atendendo a 92 alunos, distribuídos nas instituições parceiras Obras Sociais Eurípides Barsanulfo, na periferia de Várzea Grande (em 29/05 e 12/06), no Centro Terapêutico Paraíso, na estrada do Manso (09/06) e na Paróquia São José Operário, no bairro Cristo Rei, também em Várzea Grande.

Em 18 de junho, o braço social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso deu início a um novo projeto: a Ação Assembleia Social, que buscou adaptar os tradicionais mutirões aos cuidados de saúde atuais.

A iniciativa foi desenhada em dois formatos: o de acolhimento e o de oficinas. A primeira Ação, no dia 18, foi de acolhimento – ofereceu atendimento em saúde da família, atendimento com psicoterapeuta e orientações jurídicas a 30 pessoas da Comunidade de Pescadores Z5, em Barão de Melgaço, por agendamento prévio. Leia mais aqui.

Com foco na oferta de oficinas, foram realizadas três edições da Ação Assembleia Social: na Escola Estadual Pascoal Ramos, em Cuiabá, no dia 23/06; no Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) do Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá, no dia 29 último; e participando da iniciativa do Grupo VG+Ação, no bairro Água Vermelha, em Várzea Grande, no dia 06 deste mês.

Na Escola Pascoal Ramos, foram formadas seis turmas de professores ou membros da comunidade escolar, sendo três de manhã e três à tarde: uma turma de Sabão Líquido Artesanal, duas de Tranças e Penteados, uma de Sabonete Artesanal e duas de Coaching Sistêmico Humanizado, atendendo, ao todo, 59 pessoas.

A edição no Distrito da Guia ocorreu em três dias, com seis oficinas diferentes – Tranças e Penteados, Boneca de Pano, Peso de Porta, Chaveiros Artesanais, Produção de Tiaras e Pintura em Tecido, distribuídas em dez turmas, conduzidas por três professoras parceiras da Assembleia Social. Como sempre, todas as oficinas foram gratuitas e com certificado. Participaram desta Ação, 80 pessoas.

E, encerrando a programação de oficinas do primeiro semestre de 2021, 17 pessoas do bairro Água Vermelha e região, em Várzea Grande, participaram da Oficina de Tranças e Penteados.

“O que estas pessoas precisam é de uma oportunidade de melhorar de vida, seja na venda de produtos artesanais ou na prestação de serviços, seja ocupando a mente com arte. E nós nos sentimos muito honrados pro contribuir com as famílias, por estarmos na comunidade, que é o nosso lugar”, sintetiza a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

Além das oficinas já listadas, a Assembleia Social oferta outras 21 oficinas ou palestras, como opção de parceria para comunidades em vulnerabilidade social.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana